4 dicas de como trabalhar e fazer faculdade sem comprometer os estudos

  • dicas
  • estudar
  • trabalhar

Trabalhar e fazer faculdade ao mesmo tempo faz parte do dia a dia de muitos estudantes. Isso ocorre por vários motivos, desde a busca por novas competências até a necessidade de ter uma profissão para arcar com os custos da faculdade. No entanto, independentemente dos objetivos, conciliar essa rotina pode ser um pouco complicado e muitos têm dificuldades.

Mas calma! Sabia que com determinação e planejamento é possível fazer as duas coisas? Para isso, é necessário organizar a agenda e se esforçar para cumprir todos os compromissos. Você pode contar com um local específico de estudos e ter o apoio de pessoas próximas para dar conta dessa jornada.

Neste post, apresentaremos as principais dicas de como trabalhar e fazer faculdade sem comprometer os estudos. Confira!

É POSSÍVEL TRABALHAR E ESTUDAR AO MESMO TEMPO?

Trabalhar e estudar pode ser um desafio e tanto na vida de muitos universitários. Isso vem da vontade genuína de conquistar conhecimento, com o objetivo de ampliar a oportunidade de crescimento pessoal, o sucesso profissional e a qualidade de vida.

Certamente, essa tarefa não é nada fácil, né? Mas saiba que conciliar esses dois pontos é possível e, para isso, você deve mudar certos hábitos para reorganizar a sua rotina. Fique ligado!

O QUE CONSIDERAR AO OPTAR POR TRABALHAR E ESTUDAR?

Mesmo que o investimento em sua formação e na carreira sejam fundamentais, é importante pensar se você consegue lidar com essa vida dupla, dividida entre faculdade e trabalho. Alguns problemas que podem surgir em meio a essa jornada são:

• Desgaste físico;

• Menos tempo para estudar;

• Mais responsabilidades.

No entanto, esses fatores são comuns na vida de todos e não devem ser um empecilho. Lembre-se de que conciliar trabalho e estudo ajuda você a ter uma maior estabilidade financeira, além de adquirir mais experiência profissional.

QUAIS SÃO AS DICAS PARA TRABALHAR E FAZER FACULDADE AO MESMO TEMPO ?

Como foi possível perceber, trabalhar e fazer faculdade ao mesmo tempo é muito vantajoso para o seu crescimento, mas pode ser algo difícil de conciliar. Veja, a seguir, algumas dicas de como fazer isso sem comprometer os seus estudos.

1. FAÇA UM CURSO NOTURNO

Para quem estuda e trabalha é necessário ter um bom planejamento dos horários, pois isso ajuda a dar conta de todas as tarefas. Caso o seu emprego seja em horário comercial, uma opção é procurar por um curso de graduação noturno. Assim, você não precisa abrir mão do seu trabalho para fazer a graduação dos sonhos.

Portanto, busque opções em universidades que ofereçam aos estudantes uma flexibilidade maior de horários — vantagem interessante principalmente para quem trabalha fora e não pode apenas estudar.

2. CONVERSE COM PROFESSORES

Equilibrar estudos com trabalho é um grande desafio, né? Logo, quando a demanda estiver apertando, é fundamental dialogar com os professores. Em muitos casos, quando os alunos estão trabalhando, os docentes costumam ser muito compreensivos e tolerantes com quem já está no mercado de trabalho.

Com planejamento e organização, você consegue fazer seu curso de graduação com qualidade, sem pagar muito, e, ainda, mantém o bom desempenho no trabalho.

3. MATENHA-SE MOTIVADO

motivação é uma característica fundamental para quem está em busca de conquistar objetivos. Assim, manter a motivação é um grande motor para enfrentar todas as dificuldades decorrentes da junção entre estudo e trabalho.

Você precisa de bons motivos para fazer suas atividades? Quer um incentivo maior que se formar e alcançar o tão sonhado sucesso profissional? Assim, é essencial sempre tentar pensar positivo e não dar chances ao desânimo, pois, apesar das dificuldades, essa etapa passa e se transforma em uma lembrança na história da sua carreira.

4. OTIMIZE SEU TEMPO

Se trabalhar faz parte do seu dia a dia, é preciso otimizar o seu tempo para aproveitá-lo da melhor forma. Com tantas tarefas, a organização se torna essencial para identificar os períodos que podem ser usados para o estudo.

Uma boa dica nas épocas em que a rotina de estudos estiver apertada é aproveitar pequenos momentos para revisar o conteúdo. Se você vai de metrô ou ônibus para a faculdade e para o trabalho, por exemplo, aproveite esse tempo para ler um pouco. A espera em uma fila de banco ou em uma consulta também pode ser usada dessa maneira.

Logo, sempre mantenha materiais de estudos ao seu alcance. Com a tecnologia, por exemplo, é possível ler livros em leitores digitais, tablets e smartphones. Sempre que aparecer uma oportunidade, você pode aproveitar para colocar as atividades em dia.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE ESTUDAR E TRABALHAR?

Trabalhar e estudar proporciona vários benefícios. Quer saber quais são? Então veja a seguir!

TER UMA VIDA FINANCEIRA PODE TE TRAZER MAIS CONFORTO

Sem dúvida, uma grande vantagem de estudar e trabalhar é poder aproveitar a vida universitária com um pouco de independência financeira. Passar por essa experiência tendo um emprego propicia uma liberdade maior em relação aos gastos durante a faculdade, como materiais de estudo, transporte e mensalidade.

Além disso, trabalhar enquanto faz a graduação aproxima você da realização dos sonhos. Afinal, esperar pelo fim da faculdade para começar a ganhar uma grana significa deixar alguns projetos de lado. Logo, quem consegue conciliar os dois fatores pode planejar a compra de um carro ou uma viagem, por exemplo.

TRABALHAR AJUDA MUITO NA FORMAÇÃO DE UM BOM CURRÍCULO

Na busca por uma boa colocação no mercado de trabalho após a formação, você deve elaborar um currículo. Ao trabalhar durante a graduação é possível garantir boas experiências profissionais para indicar nesse documento.

Parte do aprendizado de sua profissão ocorre com a prática, o que proporciona novas habilidades e conhecimentos essenciais para a carreira. Os empregadores sabem disso e os candidatos que tenham experiência terão mais chances de conseguir a vaga ofertada.

Assim, essa é uma excelente oportunidade para melhorar o currículo e adquirir uma nova qualificação para se destacar no mercado de trabalho — fatores importantes para quem deseja ter uma boa colocação profissional.

Agora que você já sabe que é possível trabalhar e fazer faculdade, lembre-se de que conciliá-los é importante para quem deseja ter uma vida financeira mais estável, além de um bom currículo. Uma boa dica para quem está em busca disso é trabalhar em casa pela internet, uma tendência que está em alta atualmente.

Gostou do post e quer receber novidades sobre faculdade e educação em seu e-mail? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!