ÁREA DO
ALUNO
INSCREVA-SE SOLICITE INFORMAÇÕES

Por Thais Monteiro Magalhaes | 16/09/2024

Saiba identificar alguns equívocos sobre o glúten

Coordenadora de Nutrição da UVA ajuda a desmitificar alguns pontos sobre a substância

Você sabe o que é glúten? Com certeza você já escutou muitos mitos sobre esse assunto que é bastante polêmico e é comum que muitas pessoas não entendam sobre essa substância e como ela age no nosso organismo, além de não conhecerem os benéficos e malefícios de uma dieta livre dessa proteína. Para explicar melhor o que é o glúten e porque ele não é esse vilão todo, conversamos com a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Giselle França.

 

O glúten é um tipo de proteína presente em alguns cereais como trigo, cevada, centeio e malte. É formado principalmente pela ligação entre as proteínas gliadina e glutenina. Os alimentos que são produzidos com o uso de farinha de trigo, cevada, malte ou centeio — incluindo bolos, biscoitos, pães, torradas, massa de pizza, macarrão e cerveja — contém glúten.

 

A dieta restritiva do glúten é necessária apenas para quem apresenta algum tipo de reação ao seu consumo, como pessoas com doença celíaca (DC) ou pessoas com intolerância ao glúten. “A DC trata-se de uma doença autoimune em que o sistema imunológico reage ao glúten, podendo causar alterações locais, ou seja, no trato gastrintestinal, causando diarreia, constipação, flatulência e azia. Além de dores nas articulações ou no abdômen, anemia, desnutrição, fadiga, falta de ferro ou perda óssea”, explica Giselle.

 

Dieta sem glúten é mais saudável? O glúten faz mal à saúde? De acordo com a professora, tudo isso é um grande mito. “Muitas pessoas também acham que uma dieta livre de glúten ajuda na perda de peso, mas na verdade, o que ajuda na redução de peso é o indivíduo restringir o consumo de pães, massas, bolos, biscoitos que possuem muito carboidrato, gordura e baixa qualidade nutricional. Como esses alimentos contém glúten, quando são retirados, o indivíduo acaba perdendo peso. Mas a perda aconteceu pela redução das calorias desses alimentos que possuem alta quantidade de carboidrato e carboidrato em excesso”, destaca.

 

Giselle ainda ressalta que a retirada completa dos alimentos que contém glúten em indivíduos que não tem nenhuma reação à substância pode causar deficiência de carboidratos e de vitaminas, como as do complexo B, além da redução de minerais antioxidantes presentes nos cereais. “Principalmente quando a exclusão acontece sem o acompanhamento de um nutricionista”, alerta.

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

30/09/2024

Projeto de extensão ajuda moradores de rua em Campo Grande

Ver notícia completa
Featured image

26/09/2024

Universidade Veiga de Almeida realiza atendimento de nutrição gratuito

Ver notícia completa
Featured image

23/09/2024

Saiba os benefícios de jogos para o cérebro

Ver notícia completa
Featured image

19/09/2024

Entenda as vantagens dos exercícios para a saúde mental

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller