ÁREA DO
ALUNO
INSCREVA-SE SOLICITE INFORMAÇÕES

Por Thais Monteiro Magalhaes | 10/03/2025

Doenças da coluna vertebral: Saiba como identificar

Conheça principais causas e como tratar

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial sofre com dores nas costas. As dores são respostas do nosso organismo a uma agressão tecidual e geralmente podem estar associadas a uma compressão de uma estrutura interna, como de um nervo por uma hérnia. Podem ser causadas por má postura, sedentarismo, obesidade, esforços repetitivos e estresse. Para entender melhor sobre o tema, Igor Brauns, coordenador do curso de Fisioterapia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), tira algumas dúvidas.

 

As doenças mais comuns da coluna vertebral são:

 

  • Hérnia de disco – Um dos problemas mais comuns, ocorre devido a um fragmento do disco que sai do lugar e pode atingir algum nervo da medula espinhal ou da coluna. Os principais sintomas são sensação de dor e queimação, formigamento e fraqueza nos braços e pernas;

 

  • Lombalgia – Esse é o nome técnico para a famosa dor nas costas. Entre as principais causas estão carregar grande quantidade de peso e postura inadequada;

 

  • Escoliose – Se caracteriza como uma curvatura lateral da coluna em forma de C ou S. Sendo bastante comum em jovens e adolescentes;

 

  • Artrose – Dor nas articulações das mãos, pescoço, joelhos e na região lombar são os sintomas mais comuns. Fatores genéticos, atividade física realizada de maneira incorreta ou excesso de peso são fatores que podem contribuir para o surgimento.

 

As recomendações do Ministério da Saúde para proteção da coluna envolvem desde o posicionamento correto para dormir, agachar, sentar-se, dirigir, até carregar o peso de mochilas ou sacolas, sendo que esse último requer uma atenção específica à saúde das crianças, que não devem carregar mochilas escolares, por exemplo, que ultrapassem 10% do seu peso corporal.

 

Brauns cita alguns hábitos do dia a dia que podem ser essenciais na prevenção de doenças da coluna: “Alimentação saudável, exercícios físicos regulares, cuidado com o sono, ter autossuficiência no cuidado da saúde, praticar uma atividade que envolva a parte física, mas que também seja prazerosa como dança, caminhada, jogar tênis ou futebol, escalar, surfar etc.”.

 

Vale ressaltar que o ideal é assim que sentir dor na coluna buscar a avaliação com um profissional de saúde qualificado, sendo ortopedista ou fisioterapeuta os indicados para atuar nessa questão. “Cada tratamento é individual, mas consiste no alívio da dor e na melhora da funcionalidade das pessoas em realizar atividades comuns”, destaca o docente.

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

13/03/2025

Dia do Consumidor: Dicas para evitar golpes

Ver notícia completa
Featured image

10/03/2025

Doenças da coluna vertebral: Saiba como identificar

Ver notícia completa
Featured image

06/03/2025

Desmistificando os shots matinais

Ver notícia completa
Featured image

27/02/2025

Saiba o que é o Transtorno Opositor Desafiador

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller