Por Pedro Paulo Carvalho | 15/12/2022

Confira os tratamentos para dores lombares

Disfunção é comum e afeta oito em cada dez indivíduos

A lombalgia, também conhecida como dor lombar, é uma condição que atinge a parte inferior da coluna, podendo se estender para as coxas e glúteos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população já teve ou apresentará dores nas costas. Atualmente, a lombalgia é a segunda maior causa de procura de atendimento médico no mundo, ficando atrás apenas de queixas relacionadas a dores de cabeça.  

  

Contrações musculares, limitação de movimentos dos quadris e pelve, incômodo ao caminhar ou realizar outras atividades cotidianas, dificuldade para dormir, ansiedade e depressão geralmente são sintomas desenvolvidos por indivíduos com lombalgia. As dores lombares podem ser agudas, com duração média de três meses, ou crônicas, que ultrapassam esse tempo. “Na maioria das vezes essas dores são influenciadas por traumas ou quedas e fatores sociais biológicos relacionados à estrutura física ou psicológica”, explica Érica Vieira, professora de Fisioterapia da Universidade Veiga de Almeida (UVA).  

  

Indivíduos de todas as idades podem apresentar dores lombares, porém a maior taxa de incidência se dá em pessoas entre 30 e 40 anos. O fisioterapeuta é o profissional apto para avaliar, diagnosticar e tratar disfunções na coluna. O tratamento para a lombalgia varia de acordo com cada caso, podendo ser aplicada medicação analgésica e/ou anti-inflamatória, repouso, acupuntura, massagem terapêutica, reeducação postural global (RPG), quiropraxia, eletroestimulação, termoterapia, e orientação domiciliar. “Para aconselhar os pacientes corretamente são necessárias uma boa avaliação física e uma conversa sobre todos os aspectos que podem estar relacionados a dor”, destaca Érica.  

  

Após o diagnóstico, é fundamental que o indivíduo siga as orientações médicas, como buscar posicionamentos que trazem mais conforto, realizar atividades físicas regularmente, cuidar da alimentação e dormir de forma regulada. 

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

11/01/2023

Defesa Civil e UVA lançam cartilha com dicas de prevenção para desastres naturais

Ver notícia completa
Featured image

04/01/2023

UVA abre 10 vagas para Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente

Ver notícia completa
Featured image

29/12/2022

Professores recebem bolsas do programa Jovem Cientista

Ver notícia completa
Featured image

26/12/2022

Aluna vence premiação de jornalismo ambiental

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar