XIII Semana Jurídica e I Seminário de Pesquisa Científica

04

NOV

08

NOV

Tipo: Seminário

Contato:

Tema: Direito

Onde: Evento On-line

Transmissão: Universidade Veiga de Almeida - campus Barra Av. Gal. Felicíssimo Cardoso, 500

descrição

OBJETIVO:

Criar um debate em torno dos direitos fundamentais, com foco na sustentabilidade.

PÚBLICO-ALVO: 

Alunos da graduação, alunos de outras instituições e professores.

Programação completa:  
Dia 04/11
09h às 10h30 – Antonio Renato Cardoso da Cunha, Pós-Doutor em Direito (UNESA) e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio. Tema: “A PPP (Parceria Público-Privada) como instrumento de regularização fundiária”.
10h30 às 12h – Samara Mariana de Castro, Pós-Graduanda em Direito e Novas Tecnologias (PUC-RIO), Vice-Presidente da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da Ordem dos Advogados do Brasil da Seccional RJ. Tema: “Proteção de dados: fake news”.
14h às 17h – Júri Simulado, sob a coordenação do Professor Marcelo Trindade Velloso.
19h às 20h30 – Glauco André Fonseca Wamburg, Doutorando em Direito (UERJ) e Professor do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Tema: “Reforma da Previdência”.
20h30 às 22h – Vânia Siciliano Aieta, Pós-Doutora em Direito Constitucional (USC, Espanha); Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Veiga de Almeida. Tema: “Cidades inteligentes”.
Dia 05/11
09h às 10h30 – Maria Carolina Amendolara, Bacharel em Administração de Empresas (FGV); Analista de Gestão Organizacional do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro & Roberta de Jesus de Sá, Mestre em Engenharia de Produção (UFRJ); Analista de Gestão Organizacional do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro. Tema: “Desafios para melhorias na Administração Pública: processos e competências. Case ITERJ”.
10h30 às 12h – Giovanna da Franca Belmonte, Pós-Graduanda em Direito Administrativo (EMERJ); Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes. Tema: “A importância da especificação do objeto para prevenir vícios de improbidade administrativa no processo licitatório”.
14h às 17h – Relatos de Pesquisa dos Resumos Expandidos inscritos no Seminário de Pesquisa, sob Coordenação das professoras Carla Cardoso de Moura e Isabela Amaral Palladino.
19h às 20h30 – Ricardo Motta Vaz de Carvalho, Mestre em Direito (UGF); Professor da Universidade Estácio de Sá e da Universidade Veiga de Almeida. Tema: “As inconstitucionalidades da Reforma Trabalhista”.
20h30 às 22h – Paulo Cesar Rocha Cavalcanti Junior, Mestre em Direito (UCAM): Professor da Universidade Salgado de Oliveira. Tema: “Compliance trabalhista”.
Dia 06/11
09h às 10h – Bruno Serafini Sobral, Mestre em Engenharia de Biossistemas (UFF); Analista de Desenvolvimento Agrário do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro. Tema: “Análise estatística de redução da chuva na RH II – Guandu, baseada no produto orbital Persiann-CDR”.
10h ás11h– Carla Cardoso de Moura, Mestre em Direito Internacional Público (UCL, Portugal); Coordenadora de Núcleo de Pesquisa e Professora Assistente da Universidade Veiga de Almeida. Tema: “Água, o recurso natural da vida”.
11h – 12.00 h – Antonio Carlindo Rocha da Câmara Lira, Mestrando em Criatividade e Inovação (UFP, Espanha); Coordenador do Núcleo de Inovação e Criatividade e Professor da Universidade Veiga de Almeida. Tema: “Ecossistemas: pessoas, processos, recursos e ambiente”.
14.00 – 17.00 h – Relatos de Pesquisa dos Resumos Expandidos inscritos no Seminário de Pesquisa, sob Coordenação das professoras Carla Cardoso de Moura e Isabela Amaral Palladino.
18.30 – 20.00 h – João Maurício Martins de Abreu, Doutor em Direito (PUC-RIO); Sócio do Escritório Corrêa da Veiga, Peltier, Rufino e Abreu. Tema: “O problema da propriedade privada em Espinosa”.
20h às 22h-Cinema Jurídico, sob Coordenação da professora Carla Cardoso de Moura. Filme: “O sal da terra”, dirigido por Juliano Salgado e Wim Wenders e fotografia de Sebastião Salgado. Debate.
Dia 07/11
09h às 10h30– Mônica de Vasconcellos Dias, Doutora em Psicologia (PUC-RIO); Professora da Universidade Veiga de Almeida e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro & Andrea Costa Martelotta, Mestre em Direito (UGF); Professora Adjunta da Universidade Veiga de Almeida. Tema: “Contribuições da Psicologia para a ampliação da escuta nas demandas familiares, com apresentação de casos concretos vivenciados no Núcleo de Prática Jurídica Veiga/Barra”.
10h30 às12h – Andreia Ribeiro Cardoso, Doutora em Psicologia (UERJ); Psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Tema: “O olhar da Psicologia em processos que na tramitam nas Varas de Família”.
14h às15h – Oficina (Constelação Familiar), sob a Coordenação da Defensora Pública Patrícia Saveedra.
15h às 16h – Oficina (Gestão de Emoções), sob a Coordenação da Professora Andrea Costa Martelotta.
16h às17h – Oficina (Mindfulness), sob a Coordenação do Professor Antônio Carlindo Rocha da Câmara Lira.
19h às 20h – Mônica de Cavalcanti Gusmão, Doutoranda em Direito Empresarial (UBA, Argentina); Coordenadora de Direito Empresarial da Escola de Administração Judiciária. Tema: Reflexos da Lei de Liberdade Econômica no Direito Empresarial: princípios e desconsideração da personalidade jurídica”.
20h30 às22h30 – Andrea Costa Martelotta, Mestre em Direito (UGF); Professora Adjunta da Universidade Veiga de Almeida. Tema: “A nova sociedade limitada unipessoal”.
Dia 08/11
09h às 10h30 Marcelo Trindade Velloso, Mestrando em Direito (UCAM); Professor da Universidade Veiga de Almeida. Tema: “Aspectos relevantes da nova Lei de Abuso de Autoridade”.
10h30 às12h – Glauco Vargas de Carvalho, Pós-Graduando em LLM Corporativo (IBMEC); Sócio da Quality Support Serviços Empresariais. Tema: “Aprenda a empreender na advocacia”.
10h30 às 12h – Encerramento, com a presença do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Barra da Tijuca, Dr. Marcus Antonio Silva Soares.