I Comunicação, Gênero e Sexualidade

10

OUT

Tipo: Palestra

Contato:

Tema: COMUNICAÇÃO SOCIAL

Onde: Campus UVA Barra

descrição

Objetivo:

Trata-se do I Comunicação, Gênero e Sexualidade realizado pelo grupo de pesquisa Comunicação, Identidade e Gênero – CIG. O evento tem como objetivo debater pautas que estão aparecendo fortemente nos meios de comunicação (entretenimento, jornalismo e redes sociais da internet), assim como, nas pesquisas acadêmicas de forma crescente. Será um debate entre pesquisadores, profissionais da área de comunicação, alunos e sociedade civil. Esperamos que seja um encontro rico em que pontos que estão sendo problematizados na sociedade e na mídia façam parte também das problematizações de nossos alunos, com olhares críticos, com metodologia científica, assim como, com a presença profissionais da área de comunicação com suas experiências empíricas do dia a dia. Tratando-se de um tema amplo e de forte apelo social, o debate será aberto a todos os cursos, acreditamos, assim, que será uma forma produtiva de troca entre os vários olhares.

Público – Alvo:

Professores, alunos de graduação, alunos de outras instituições, alunos do curso e profissionais.
Palestrantes:
Thais Fragozo é jornalista e pesquisadora de conteúdo. Há 9 anos está a frente da pesquisa de tendências, no programa “Amor & Sexo”, da TV Globo. Também é pesquisadora dos programas “302” e “502”, do Canal Brasil, há 5 anos. Amante dos temas tendências, futurismo e tecnologia, está se especializando em Big Data, pela FGV. Apaixonada por tantra, tem um projeto pessoal, em vias de produção, de um documentário sobre o tema.
Diego Cotta é mestre em Mídia e Cotidiano pela UFF e jornalista pela UFRJ.  Atualmente, coordena a área de Mídias do Sindicato dos Comerciários do RJ. Já atuou em empresas como a Metara Comunicação, QX3 e Target; além do Governo do Estado do RJ e do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, onde foi membro da Comunicação do Programa Rio Sem Homofobia e Parada do Orgulho LGBT-Rio.
Thais é graduada em Comunicação das Artes do Corpo (PUC/SP), e mestre* em Comunicação Social (UERJ), com a pesquisa “NA-VA-LHAS: Ruídos e estéticas indisciplinares”. Pesquisa e vive fricções e tensionamentos de gênero, estéticos e, aciona movimentos decoloniais. É trans-artista, ator/atriz, poeta e performer, pessoa não binária, pesquisadora independente do Núcleo de Subjetividade (com supervisão de Peter Pál Pelbart) e do Grupo de Estudos de Poética da PUC/SP. Tem se interessado por pesquisas ruidosas, que provoquem a movimento e desestabilize os locais de privilégio dentro da academia, que sigam caminhos indisciplinares, e fundamentalmente que discutam novas formas de se fazer e de se pensar (novas metodologias).
O evento será gratuito e acontecerá no Lab Ideias.
Oferece 4 horas de atividade complementar aos participantes.
Não é necessário se inscrever.