Investimento*: R$99 na 1ª mensalidade. Acesse o simulador de desconto e consulte as demais mensalidades.

tag

Inscrições Abertas

Graduação em

Engenharia Elétrica

Toda a qualidade UVA com a experiência que a convivência nos Campi possibilita.

Habilitação:Bacharelado

Duração:5 anos

Próxima turma:08 de agosto de 2022

Campus Disponíveis:

Campus Tijuca

Campus Barra

Campus Botafogo

inscrição

Investimento*: R$99 na 1ª mensalidade. Acesse o simulador de desconto e consulte as demais mensalidades.

sobre o curso

Fale direto com o coordenador

A Graduação Semipresencial da Universidade Veiga de Almeida é uma excelente opção para quem procura a flexibilidade do ensino a distância e ao mesmo tempo quer vivenciar a prática profissional e convívio universitário presencialmente, com mensalidades mais acessíveis que as da graduação presencial.
-Aulas ao vivo com o professor tutor; -Encontros presenciais no polo. Você tem acesso a toda a estrutura da UVA e participa ativamente da vida universitária; -Prática presencial para desenvolvimento de skills; -Feedback personalizado sobre as avaliações; -Apoio administrativo-pedagógico constante com tutor formado na área; -As aulas práticas são realizadas em laboratórios especializados físicos e virtuais; -Os conteúdos das aulas virtuais ficam disponíveis para acesso a qualquer tempo.

O curso de Engenharia Elétrica da Universidade Veiga de Almeida forma continuamente, há 50 anos, engenheiros eletricistas que ocupam posições de destaque em grandes instituições públicas e privadas no Brasil e do exterior. Isso acontece porque esses profissionais são capacitados por professores, Mestres e Doutores, com grande experiência em um mercado de trabalho cada vez mais moderno e exigente, suportados por laboratórios físicos e virtuais e pelo uso de metodologias de ensino inovadoras.

Nosso curso tem duração de 5 anos e habilita profissionais a assumirem desafios não só nas áreas de geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica, como também nas áreas ligadas à eletrônica, à automação, à robótica e à tecnologia da informação e comunicação.

Durante o curso, o estudante é incentivado a desenvolver habilidades de investigação e pesquisa por meio de projetos de iniciação científica, a participar de grupos de competição de robótica, foguetes – dentre outros – além de tomar parte em projetos de extensão junto à sociedade.

O Curso de Graduação Semipresencial de Engenharia Elétrica da Universidade Veiga de Almeida poderá ser realizado em cinco anos (dez períodos), e está estruturado de modo a propiciar os fundamentos teóricos clássicos e as mais avançadas técnicas modernamente aplicáveis à resolução de problemas na área de eletricidade.

O conteúdo técnico do currículo é bastante coerente quanto à sua abrangência, por enfatizar tanto o mercado de trabalho presente quanto futuro, considerando a diversidade de áreas nas quais o Engenheiro Elétrico pode vir a atuar na economia moderna, sustentada pela evolução tecnológica das telecomunicações, da computação e dos controles automáticos.

Assim, o objetivo é uma sólida formação geral e especializada, sempre influenciada pela evolução tecnológica, pelo desenvolvimento da economia e por inovadores instrumentos de administração e gerência empresarial.

A formação em Engenharia Elétrica define uma ampliação de mercado excelente para o formando, pois, nos dias atuais, existe um vasto campo para o estudo e desenvolvimento de sistemas energéticos e soluções para os grandes problemas de consumo de energia elétrica.

A larga experiência prática permite ao engenheiro conquistar outras posições de emprego bem valorizadas, como gerente de empresas industriais e em prestadoras de serviço. A graduação capacita o profissional a prosseguir na vida acadêmica quer como aluno nos cursos de extensão e pós-graduação quer como professor e pesquisador. Leia mais +

MERCADO DE TRABALHO:

O engenheiro eletricista egresso da Universidade Veiga de Almeida recebe, em sua formação curricular, a completa capacitação necessária para o desempenho de atividades de:
- Supervisão, coordenação e orientação técnica;
- Estudo, planejamento, projeto e especificação;
- Estudo de viabilidade técnico-econômica;
- Assistência, assessoria e consultoria;
- Direção de obra e serviço técnico;
- Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
- Desempenho de cargo e função técnica;
- Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão;
- Elaboração de orçamento;
- Padronização, mensuração e controle de qualidade;
- Execução de obra e serviço técnico;
- Fiscalização de obra e serviço técnico;
- Produção técnica e especializada;
- Condução de trabalho técnico;
- Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
- Execução de instalação, montagem e reparo;
- Operação e manutenção de equipamento e instalação e
- Execução de desenho técnico
nas áreas referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos; seus serviços afins e correlatos em empresas e instituições públicas ou privadas.
Leia mais +

conheça os diferenciais do curso

  • 1

    Cursos de Inglês e Liderança Online Gratuitos

  • 2

    A estrutura curricular do curso de Engenharia Elétrica é permanentemente atualizada, a fim de permitir ao engenheiro formado pela UVA um bom desempenho no complexo mercado de trabalho dos novos tempos. A formação lhe permite uma visão crítica dos problemas da Engenharia e a capacidade de propor soluções objetivas e práticas

  • 3

    O currículo estimula e valoriza o desenvolvimento de novas competências e habilidades, como empreendedorismo e capacidade de aprender a aprender, requisitos fundamentais para a competitividade na nova economia, proporcionados por um conjunto de atividades complementares, projetos de iniciação científica e projetos em Engenharia realizados durante o curso e no desenvolvimento da monografia

  • 4

    Tradição de 50 anos da UVA no ensino de Engenharias

  • 5

    Laboratórios físicos e virtuais, incluindo projeto e instalação de sistemas fotovoltáicos

  • 6

    FabLab e metodologias maker

  • 7

    Professores mestres e doutores com experiência no mercado

  • 8

    Ramo estudantil do F27IEEE (maior organização profissional do mundo em número de membros)

  • 9

    Projetos de iniciação científica e extensão acadêmica

  • 10

    Grupos de robótica, foguetes etc

  • 11

    Egressos em posições de destaque em grandes organizações no Brasil e exterior

Veja + diferenciais Veja - diferenciais

Matricule-se agora e venha transformar sua carreira

Inscreva-se

Fique por dentro

Saiba mais

CONSTRUINDO HISTÓRIAS JUNTO COM NOSSOS ALUNOS

"A UVA tem experiências além da sala de aula."

Lucas Augusto
Aluno UVA
Ex-Aluno UVA

"Estudar na UVA foi a melhor decisão."

Yasmin Thomaz
Ex-aluna UVA
Ex-Aluno UVA

"Tradição e qualidade fazem a diferença."

Viviane Saraiva
Ex-aluna UVA
Ex-Aluno UVA

METODOLOGIA HANDS ON

Metodologia Banner

Com a metodologia maker você aprende fazendo. São muitas questões reais que desafiam e transformam alunos em verdadeiros makers com autonomia para imaginar, criar e realizar.

Conheça mais sobre a metodologia Hands on

Estrutura para o saber científico

Modernidade Imagem
Modernidade Imagem

Cada espaço foi pensado para o seu aperfeiçoamento teórico. As bibliotecas são integradas e contam com acervo físico e digital. Os laboratórios têm equipamentos de última linha em todas as áreas de atuação.

Confira sobre nossos laboratórios

INTERCÂMBIO EM MAIS DE 27 UNIVERSIDADES NO MUNDO

Intercâmbio Imagem
Intercâmbio Imagem

O intercâmbio acadêmico da UVA conta com 27 universidades parceiras em toda América e Europa. Uma chance de explorar novos mundos e viver experiências inesquecíveis pra você se diferenciar como profissional.

4 CAMPI COM MAIS DE 35.000 M² DE INFRAESTRUTURA E UM CAMPUS VIRTUAL COMPLETO

Imagem Video
Imagem Video
Conheça o Campus Tijuca
Imagem Video
Imagem Video
Conheça o Campus Barra
Imagem Video
Imagem Video
Conheça o Campus Cabo Frio
Imagem Video
Imagem Video
Conheça o Campus Botafogo
Imagem Video
Imagem Video
Imagem Aluno Imagem Aluno

Tijuca

Estudar na UVA é ter a garantia de um ensino de qualidade, alinhando a vasta experiência e solidez de anos de tradição com o vanguardismo do que há de melhor na educação, seja no corpo docente, infraestrutura, metodologias e matrizes curriculares.

Imagem Aluno Imagem Aluno

Barra

Prático, próximo e moderno. São as três qualidades do Campus Barra. Onde a tecnologia dos laboratórios e a tranquilidade dos espaços abertos se unem à facilidade de estar localizado logo em frente ao Barra Shopping. Venha conhecer.

Imagem Aluno Imagem Aluno

Cabo Frio

O Campus Cabo Frio tem os melhores professores e os mais modernos laboratórios da Região dos Lagos. Uma qualidade que abre caminhos para o futuro, para que o aluno bote o seu talento em prática e transforme suas ideias em realizações.

Imagem Aluno Imagem Aluno

Botafogo

O novo campus da Zona Sul chegou para trazer não só qualidade de ensino, mas facilidade em uma localização privilegiada no bairro de Botafogo. É a UVA ao alcance de cada vez mais pessoas.

Imagem Aluno Imagem Aluno

Campus Virtual EAD

Se você quer autonomia pra estudar do seu jeito, a UVA tem um campus virtual com opções que se adaptam a sua rotina. Aqui, disciplinas de todas as modalidades estão disponíveis online pra você estudar de onde estiver.

Encontre o seu campi/unidade

Endereço: Rua Dezenove de Fevereiro,172
Contato: 2574-8888

Ver no mapa

Estudar na UVA é ter a garantia de um ensino de qualidade, alinhando a vasta experiência e solidez de anos de tradição.

Ana Paula Pinto de Souza
Diretora do Campus Tijuca

O campus está preparado para entregar o melhor da experiência universitária dentro do mais alto padrão de qualidade para nossos alunos.

Ramon Vieira
Diretor do Campus Barra

Da estrutura ao ensino, aqui em Cabo Frio a qualidade é o nosso maior diferencial.

Nirley Barros
Diretor do Campus Cabo Frio

Com a excelente localização, o novo campus tem tudo pra ser um sucesso.

Jorge Fernandes
Diretor do Campus Botafogo

Você estuda a distância, mas nunca sozinho. É no seu ritmo, com professores e tutores pra ajudar.

Ricardo Pacheco
Diretor do Campus EAD

formas de ingresso flexíveis e investimento facilitado para ter acesso a um estudo de alta qualidade

Simule e descubra seu desconto

Utilize nosso simulador de descontos e veja oportunidades para o seu bolso.

Simulador de Desconto

Formas de ingresso

Escolha a melhor forma de começar a estudar numa universidade nota máxima pelo MEC.

Financiamentos e Bolsas

Seus projetos para o futuro têm mais chances de acontecer com uma educação de qualidade.

Saiba tudo sobre admissão e investimento

Tem dúvidas ou precisa de ajuda?

Perfeito! Em breve entraremos em contato com você!

disciplinas
do curso



Na graduação semipresencial da UVA, as disciplinas do semestre são ofertadas em dois blocos trimestrais. Você só começa as disciplinas do segundo bloco após concluir as do primeiro bloco. Isso permite uma maior imersão nos conteúdos das disciplinas ofertadas em cada bloco, pois você vê todo o conteúdo em menos tempo. É como se você estivesse "maratonando os capítulos" da disciplina, dando a eles um maior foco. Assim fica muito mais fácil lembrar de tudo que já viu.

Veja o plano de estudos abaixo:
Entrada em Fevereiro
Entrada em Maio
Entrada em Agosto
Entrada em Outubro

Lista de disciplinas a serem cursadas:
As disciplinas de Engenharia Elétrica são as mesmas para todos os alunos porém, a ordem das matérias varia de acordo com o mês de entrada no curso.

  • tópico Ciência de dados e inteligência artificial;

  • tópico Criatividade, inovação e experiência;

  • tópico Modelagem e representação do espaço;

  • tópico Leitura e produção acadêmica;

  • tópico Projeto integrador em avaliação de problemas de engenharia;

  • tópico Ciências dos materiais;

  • tópico Construção de pensamento;

  • tópico Engenharia: da idéia à concepção;

  • tópico Análise espacial;

  • tópico Modelagem de novos negócios;

  • tópico Cálculo de uma variável;

  • tópico Bases de programação;

  • tópico Atividade de extensão 1;

  • tópico Instrumentação, transdutores e metrologia;

  • tópico Cálculo de várias variáveis;

  • tópico Fenômenos mecânicos;

  • tópico Métodos matemáticos;

  • tópico Eletricidade, propagações ondulatórias e magnéticas;

  • tópico Viabilidade e gerenciamento de projetos;

  • tópico Fenômenos dos transportes;

  • tópico Aplicações de protótipos e drones na eng elétrica;

  • tópico Circuitos elétricos em corrente contínua;

  • tópico Mecânica dos sólidos;

  • tópico Eletromagnetismo e aplicações;

  • tópico Aplicações matemáticas na eng elétrica;

  • tópico Projeto de extensão 2;

  • tópico Projeto de sistemas eletrônicos e microprocessados;

  • tópico Máquinas térmicas;

  • tópico Circuitos elétricos em corrente alternada;

  • tópico Administração na engenharia;

  • tópico Máquinas elétricas e conversão de energia;

  • tópico Simulação computacional;

  • tópico Projeto de sistemas digitais;

  • tópico Implementação de sistemas eletrônicos e microprocessados;

  • tópico Controle em malhas realimentadas;

  • tópico Aplicações de máquinas elétricas e conversão de energia;

  • tópico Análise e processamento de sinais;

  • tópico Projeto e de extensão 3;

  • tópico Sistemas elétricos polifásicos;

  • tópico Princípios de comunicações e redes;

  • tópico Sistemas automatizados;

  • tópico Instalações de elétricas de baixa tensão;

  • tópico Eletrônica de potência e aplicações;

  • tópico Eletiva I;

  • tópico Sociedade, cultura e contemporaneidade;

  • tópico Modelagem de sistemas elétricos;

  • tópico Geração de energia elétrica;

  • tópico Projeto de linhas de transmissão de energia;

  • tópico Ergonomia e engenharia do trabalho;

  • tópico Tópicos;

  • tópico Projeto de extensão 4;

  • tópico Subestações de potência e industriais;

  • tópico Controle de sistemas de potência;

  • tópico Estágio supervisionado em engenharia elétrica;

  • tópico Sistemas de distribuição de energia elétrica;

  • tópico Instalações elétricas industriais;

  • tópico Proteção de equipamentos e instalações elétricas;

  • tópico Integração e sistemas embarcados;

  • tópico Projeto final em engenharia elétrica;

  • tópico Economia aplicada à engenharia;

  • tópico Projeto de extensão 5;

  • Duração estimada: 5 anos

Tem dúvidas ou precisa de ajuda?

Perfeito! Em breve entraremos em contato com você!

Investimento*: R$99 na 1ª mensalidade. Acesse o simulador de desconto e consulte as demais mensalidades.

Ficou fácil começar

A UVA pensa em tudo pra te dar uma ajuda extra.

São várias opções de descontos, financiamentos e bolsas pra você não passar nenhum aperto com as mensalidades.

Simulador de Desconto

Como começar? A gente explica

Iniciar seus estudos na UVA é fácil.
Siga o passo a passo:

1 Inscreva-se

Escolha a melhor forma de ingresso para o seu caso. Conheça cada uma delas:

Inscrição

2 Matricule-se

Já foi aprovado e tem todos
os documentos em mãos? Hora da matrícula.

Você pode fazer sua matrícula 100% online. Preencha os dados adicionais na página Matrícula Online e depois siga para o Portal do Ingressante.

Feito isto, é só dar o aceite eletrônico ao contrato educacional, fazer o pagamento da primeira mensalidade e enviar sua documentação (candidatos de Transferência e Portadores de Diploma podem, também, fazer a solicitação de aproveitamento de disciplinas já cursadas, mesmo antes do pagamento).

Faça sua matrícula online

Se preferir, você também pode levar sua documentação até a Central de Admissão do campus e fazer sua matrícula no local.

Confira a documentação necessária

Tem dúvidas ou precisa de ajuda?

Perfeito! Em breve entraremos em contato com você!

MERCADO DE TRABALHO:

O engenheiro eletricista egresso da Universidade Veiga de Almeida recebe, em sua formação curricular, a completa capacitação necessária para o desempenho de atividades de:
- Supervisão, coordenação e orientação técnica;
- Estudo, planejamento, projeto e especificação;
- Estudo de viabilidade técnico-econômica;
- Assistência, assessoria e consultoria;
- Direção de obra e serviço técnico;
- Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
- Desempenho de cargo e função técnica;
- Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão;
- Elaboração de orçamento;
- Padronização, mensuração e controle de qualidade;
- Execução de obra e serviço técnico;
- Fiscalização de obra e serviço técnico;
- Produção técnica e especializada;
- Condução de trabalho técnico;
- Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
- Execução de instalação, montagem e reparo;
- Operação e manutenção de equipamento e instalação e
- Execução de desenho técnico
nas áreas referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos; seus serviços afins e correlatos em empresas e instituições públicas ou privadas.
Leia mais +

conheça os diferenciais do curso

  • 1

    Cursos de Inglês e Liderança Online Gratuitos

  • 2

    A estrutura curricular do curso de Engenharia Elétrica é permanentemente atualizada, a fim de permitir ao engenheiro formado pela UVA um bom desempenho no complexo mercado de trabalho dos novos tempos. A formação lhe permite uma visão crítica dos problemas da Engenharia e a capacidade de propor soluções objetivas e práticas

  • 3

    O currículo estimula e valoriza o desenvolvimento de novas competências e habilidades, como empreendedorismo e capacidade de aprender a aprender, requisitos fundamentais para a competitividade na nova economia, proporcionados por um conjunto de atividades complementares, projetos de iniciação científica e projetos em Engenharia realizados durante o curso e no desenvolvimento da monografia

  • 4

    Tradição de 50 anos da UVA no ensino de Engenharias

  • 5

    Laboratórios físicos e virtuais, incluindo projeto e instalação de sistemas fotovoltáicos

  • 6

    FabLab e metodologias maker

  • 7

    Professores mestres e doutores com experiência no mercado

  • 8

    Ramo estudantil do F27IEEE (maior organização profissional do mundo em número de membros)

  • 9

    Projetos de iniciação científica e extensão acadêmica

  • 10

    Grupos de robótica, foguetes etc

  • 11

    Egressos em posições de destaque em grandes organizações no Brasil e exterior

Veja + diferenciais Veja - diferenciais

Matricule-se agora e venha fazer parte dos diferenciais

inscrição

Quer saber mais?

Solicitar informações

Tem dúvidas ou precisa de ajuda?

Perfeito! Em breve entraremos em contato com você!

coordenação

Tijuca, Barra e Botafogo

Edisio Alves Junior
Professor(a):

Edisio Alves Junior

Tem dúvidas ou precisa de ajuda?

Perfeito! Em breve entraremos em contato com você!