ÁREA DO
ALUNO
INSCREVA-SE SOLICITE INFORMAÇÕES

Mitos e verdades sobre o curso de Psicologia

  • curso
  • mitos e verdades
  • psicologia

Se você parou para ler este artigo, com certeza já está quase certo da sua escolha profissional: tornar-se psicólogo.  

 

Por ser uma área abrangente e em franco crescimento, a busca pelo curso de Psicologia aumentou nos últimos anos.

 

Com a pandemia, maior preocupação da população com saúde mental e o alto uso de tecnologia elevando os níveis de estresse, este profissional está cada dia mais indispensável para a saúde pública. 

 

Ainda há, entretanto, muitos mitos que cercam a Psicologia e que podem gerar confusão em quem ainda não conhece o curso profundamente.  

 

Para te ajudar a saber um pouco mais sobre a área e te deixar seguro da sua escolha, nós listamos abaixo os 4 maiores mitos e 3 verdades sobre o curso.

 

 

1. Psicologia é um curso apenas para quem possui total equilíbrio das emoções 

 

MITO!  

 

Essa é uma das maiores inverdades com relação ao curso de Psicologia, porque acredita-se que o psicólogo precisa ser um exemplo perfeito de equilíbrio para os seus pacientes. 

 

Entretanto, não existe uma pessoa totalmente perfeita, sem nenhuma fraqueza emocional e que possui tamanha frieza.  

 

Além disso, ouvir problemas e dilemas dos pacientes ao longo de todos os dias também pode afetar o profissional. Não é incomum – inclusive é recomendado – que o psicólogo também faça terapia e cuide de sua saúde mental.  

 

Afinal, somos todos humanos, sujeitos a problemas na vida pessoal e profissional, e todos temos momentos complicados.  

 

2. O psicólogo só pode atender em clínicas ou órgãos públicos

 

MITO! 

 

É bastante comum que estudantes de Psicologia sejam questionados com relação ao futuro profissional e amplitude para atuação.  

 

Se essa é uma de suas inseguranças, fique tranquilo! Temos uma lista com, pelo menos, oito grandes áreas para atuação profissional do psicólogo, que incluem:  

 

Psicologia do esporte; 

 

• Psicologia jurídica; 

 

• Psicologia hospitalar; 

 

• Psicologia social; 

 

• Psicologia educacional; 

 

• Psicologia do trânsito; 

 

• Psicologia do trabalho; 

 

• Psicologia comunitária.  

 

Em todas essas áreas, há grandes oportunidades de crescimento profissional e diferentes possibilidades de direcionamento.  

 

Você também pode, por exemplo, optar por ter o seu próprio consultório, atender em consultorias ou ser colaborador em alguma dessas áreas.

 

3. O salário do psicólogo é muito baixo

 

MITO!  

 

Sim, é verdade que a média salarial de um psicólogo no Brasil não está entre as maiores. Porém tudo depende de como você irá direcionar a sua carreira. 

 

Você pode atender meio período em um órgão público e, no outro, estar em seu consultório próprio, por exemplo. 

 

Ou, ainda, pode ir para a área de Psicologia de Esporte, em que a média salarial no país é de R$8.403,22, enquanto o salário médio do brasileiro é de R$2.787.  

 

Ou seja: existe a possibilidade de alcançar uma média 3 vezes maior que a maioria dos brasileiros recebe atualmente.  

 

O mais importante, entretanto, é que você escolha uma área de atuação com que você se identifique e encontre o caminho para aumentar o seu rendimento mensal. 

 

 

4. Psicólogo, psicanalista, terapeuta e psicanalista são a mesma coisa

 

MITO!  

 

O psicólogo é o profissional graduado na faculdade de Psicologia. Depois da graduação, ele pode se especializar em psicanálise e se tornar um psicanalista. 

 

O curso de psicanálise, entretanto, não é restrito aos psicólogos – quaisquer profissionais podem fazer para serem psicanalistas.  

 

Por outro lado, o psiquiatra é graduado em Medicina e se especializa em psiquiatria após a sua formação.  

 

Já o conceito de terapeuta é um pouco mais abrangente e pode se referir qualquer profissional da área da saúde que cuida da saúde física ou mental dos pacientes. Ou seja: basta que o profissional faça um curso de terapia relacionado a sua área de atuação para ser um terapeuta, como um fisioterapeuta, médico ou mesmo psicólogo. 

 

 

5. O curso de Psicologia aborda muitas ciências biológicas

 

VERDADE! 

 

Estamos falando de um curso da área da saúde. Portanto as ciências biológicas estarão presentes em boa parte da grade curricular.  

 

Mas você também terá contato constante com disciplinas das ciências humanas e sociais. 

 

A partir do conhecimento científico, o psicólogo cuida, apoia e orienta pacientes de maneira ética e humana para solucionar problemas advindos da saúde mental.  

 

A união dessas áreas forma um profissional completo, humano e capacitado. 

 

 

6. Estudantes de Psicologia precisam gostar do contato humano

 

VERDADE! 

 

Com toda certeza, para se tornar um psicólogo bem-sucedido, você precisará ter paixão pelo contato com outras pessoas e, principalmente, empatia para se colocar no lugar delas. 

 

Além disso, durante a graduação, você terá contato com vários tipos de públicos diferentes para desenvolver sua especialidade. 

 

Isso vai desde o público infantil até o atendimento aos idosos, além de atendimentos variados em especialidades, como esportiva, jurídica ou trabalhista.  

 

Portanto lidar com pessoas e seus dilemas é uma habilidade que você deve desenvolver ao longo dos anos de faculdade. 

 

 

7. A graduação traz diferentes abordagens da Psicologia

 

VERDADE!  

 

Ao longo dos 5 anos de curso, você terá contato com algumas abordagens diferentes dentro da Psicologia.  

 

Você verá algumas teorias psicológicas, como analítica, psicanálise, cognitivo-comportamental e existencial e humanista.  

 

Com isso, você vai ter diferentes perspectivas acerca do desenvolvimento do pensamento e das emoções humanas ao longo da história, o que vai te permitir compreender qual das abordagens é mais adequada para você se dedicar e se especializar após a graduação.  

 

 

Venha ser psicólogo com a UVA! 

 

Você acaba de desmistificar o curso de Psicologia e entender que estamos falando de uma área abrangente, promissora e em plena expansão.  

 

Uma pesquisa recente indicou que 49% dos brasileiros apresentam algum nível de ansiedade ou depressão, ou seja, além de ser uma preocupação real, esse é também um mercado em crescimento para os próximos anos.   

 

Portanto se dedique para alavancar o seu crescimento profissional como psicólogo na UVA, eleita uma das melhores faculdades de Psicologia do estado do Rio de Janeiro.  

 

Com nota máxima em avaliação feita pelo MEC, laboratórios e equipamentos modernos e corpo docente composto por mestres e doutores, seu futuro de sucesso está aqui!  

 

Venha visitar um de nossos campi e conhecer de perto toda estrutura do curso de Psicologia da UVA:  

  

• Campus Barra: Avenida Gen. Felicíssimo Cardoso, 500; 

 

• Campus Botafogo: Rua Dezenove de Fevereiro, 172; 

 

• Campus Cabo Frio: Estrada Perynas, S/N. 

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller