Diversidade Humana
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
A Universidade Veiga de Almeida e a Rede Ilumno têm como missão “produzir, sistematizar e difundir conhecimentos que contribuam para a formação de profissionais éticos, empreendedores, dotados de senso crítico, sensibilidade cultural e inteligência criativa, conscientes do seu papel social, profissional e do seu compromisso com a cidadania”.
Sob esse compromisso, a UVA institui o documento Políticas de Respeito à Diversidade Humana: Acessibilidade e Inclusão, que contempla questões concernentes à igualdade e ao direito, sintoniza-se com renovados compromissos políticos do Brasil porque tem, igualmente, o intuito de colaborar com a melhoria da qualidade da Educação Brasileira.
SUÍTE VLIBRAS
A Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.
COMO FUNCIONA
O VLibras é uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais. É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets.
ConhecerQuem somos
O QUE É A COMISSÃO DE RESPEITO À DIVERSIDADE HUMANA: ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – UVA
Considerando a responsabilidade da UVA com a formação e o desenvolvimento dos alunos da Rede Ilumno, de forma ética e responsável, e, como já é de seus conhecimentos, o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância do Inep indica a transversalidade das temáticas da acessibilidade e da educação dos direitos humanos e ambiental. Optou-se, então, por ordenar os procedimentos para alcançar as finalidades da educação na instituição.
Para que tais medidas se efetivem, foi instaurada uma Comissão de especialistas que assessora a Prograd nos cursos de graduação pela Portaria Prograd nº 12, de 25 de maio de 2015, e que teve a missão de escrever a Política Institucional de Respeito à Diversidade Humana: Acessibilidade e Inclusão na UVA.
PRINCÍPIOS DA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE RESPEITO À DIVERSIDADE HUMANA: ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NA UVA
A participação dos diversos segmentos da instituição e a absorção dos diferentes documentos legais estão presentes na Política Institucional de Respeito à Diversidade Humana: Acessibilidade e Inclusão na UVA. Esta traça os objetivos em consonância com o princípio constitucional da igualdade, baseados no respeito à diferença. Esse princípio se concretiza no reconhecimento da paridade de direitos, considerando, nos seus lugares e modos de realização, as diferenças sociais, culturais, de gênero, étnicas, orientação sexual, físicas, sensoriais, intelectuais, religiosas, linguísticas e outras. Sob essa orientação, a materialização do respeito às diferenças no cotidiano educacional é evidenciada nas maneiras de acessar os espaços e recursos didáticos, de fazer leituras de mundo e de construir conhecimentos.
A UVA assume o compromisso com as políticas públicas de inclusão social, que desencadeiam ações afirmativas que têm por finalidade minimizar as desigualdades, prevendo melhorias de igualdade, bem-estar e desenvolvimento social por meio de programas que visam à inclusão, oferecendo a todos um aumento significativo na qualidade de vida. Assim, todos os espaços da UVA são comprometidos com a superação das desigualdades historicamente acumuladas, buscando a garantia da igualdade de oportunidades e de tratamento. A UVA, então, corrobora para dirimir os efeitos da segregação, formando profissionais de forma ética e socialmente responsáveis para agir com competência no campo social e profissional, contribuindo para uma sociedade justa e democrática.
PRINCIPAIS INICIATIVAS DA UVA
São indicadas e concretizadas ações afirmativas integradoras nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, afirmando a cultura da valorização dos direitos, da dignidade humana, de uma qualidade educacional comprometida com valores, hábitos e atitudes no convívio de uma sociedade multicultural e da garantia do direito da igualdade de oportunidades, de não discriminação, de acessibilidade das diferentes pessoas que compõem a comunidade universitária.
Ações
CAMPANHA TIME DO RESPEITO
Episódio 01: Time do Respeito - Lucas
Episódio 02: Time do Respeito - Pedro
Episódio 03: Time do Respeito - Mariana
Episódio 04: Time do Respeito - João
Episódio 05: Time do Respeito - Gabriel
Episódio 06: Time do Respeito - Gabriela
Episódio 07: Time do Respeito - Juliana
Episódio 08: Time do Respeito - Prof. Josemar Araujo
Episódio 09: Time do Respeito - Murilo
UVA E DIVERSIDADE NA MÍDIA
Laboratório de fonoaudiologia ajuda transexuais a readequar a voz no Rio Projeto ajuda transexuais com adequação vocal Diversidade de gênero pode ser tema da redação do Enem 2017 Como será? Professor dá aulas gratuitas de adequação de voz para trans Trans adaptam corpo e voz em aulas no Rio: "É ótimo não me chamarem mais de senhor" Um doutor da voz contra o preconceito Fala padrão Refugiados ganham bolsas para cursar universidade no BrasilEm 15 de Fevereiro de 2017 a Universidade Veiga de Almeida assinou o acordo de cooperação celebrado entre o Ministério da Justiça e cidadania e o Ministério da Educação para a implementação do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade e da Cultura de Paz e Direitos Humanos.
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Considerando a responsabilidade da UVA com a formação e o desenvolvimento dos alunos da Rede Ilumno, de forma ética e responsável, a Pró-Reitoria de Graduação instituiu em 10 de outubro de 2016 o Núcleo de Acessibilidade da Universidade Veiga de Almeida (Portaria no60ª/2016) com o compromisso de atender as Políticas de Respeito à Diversidade Humana: Acessibilidade e Inclusão da IES, oriundas das discussões da Comissão de Respeito à Diversidade humana: Acessibilidade e Inclusão (Portaria nº 012, de 25 de maio de 2015).
CONTATOS
O Núcleo de Acessibilidade da UVA possui representantes em todos os Campi da IES e atende desde então, todas as pessoas com necessidades especiais da comunidade acadêmica, sejam discentes e/ou funcionários.
Campus Tijuca
Prof.ª Tatiana Lima
E-mail: [email protected]
Campus Barra
Prof. Guilherme Faria
E-mail: [email protected]
Campus Cabo Frio
Prof.ª Marta Dias
E-mail: [email protected]
Coordenadora: Prof.ª Tatiana Lima
E-mail: [email protected]
Solicite informações sobre os cursos de graduação.
Conheça mais sobre a UVA
Faça
aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.