Mindset: conceito, tipos e aplicações

  • carreira
  • mindset
  • sucesso

Uma coisa é fato: todos nós, seja na carreira profissional ou na acadêmica, já ouvimos em algum momento o termo “mindset”.  

 

Muito mais do que apenas elucidar o significado desse conceito, você deve terminar a leitura desse artigo e adotá-lo como um mantra para a sua vida pessoal e profissional.  

 

A primeira coisa que você precisa saber é que existem diferentes tipos e métodos para aplicá-lo em seu dia a dia, e que a sua mente vai te levar à conquista de seus objetivos. 

 

Mas, afinal, o que mindset realmente quer dizer, e como ele pode mudar nossas carreiras?  

 

 

Em termos claros, o que significa mindset?

 

Mindset é um termo que vem da língua inglesa e que, em tradução literal, significa “mentalidade”. Porém apenas essa palavra, pura e solta, não carrega o real significado que o conceito oferece para o dia a dia. 

 

O conceito do mindset tem a ver com a forma que o cérebro recebe as informações e como reage a elas. 

 

Imagine, por exemplo, que você acabou de receber uma prova e não alcançou a nota que desejava, ficando bem abaixo da média. Isso seria ruim, não é?  

 

Os estudantes da mesma turma, entretanto, poderão ter diferentes reações. Um pode se culpar, entender que não é capaz e acabar desistindo. Mas outro pode entender seus erros, formular um novo método de estudos, buscar ajuda com o professor e se sair bem nas próximas provas. 

 

A pergunta que fica é: qual dos dois você acredita que terá alcançado o sucesso daqui alguns anos? 

 

Porém, não basta apenas começar a afirmar que, a partir de agora, você não irá desistir. Não é dessa forma que a mágica vai acontecer. É preciso ir mais além e compreender que nossa mentalidade é formada por valores, crenças e vivências anteriores. 

 

Tudo o que você vive e recebe de herança cultural e experiencial de seus pais, amigos e colegas torna-se uma crença. Com isso, você desenvolve um padrão mental para lidar com cada situação, baseado no que já viveu antes.  

 

E, então, vem aquela famosa frase: “você tem que mudar de mindset!” 

 

Isso significa que o seu padrão de resposta a determinadas situações pode não ser positivo, e você, se julgar que será benéfico, deve realmente tentar entender como mudá-lo.  

 

 

Por que o mindset é tão importante para nós?

 

Para compreender a importância do mindset para o dia a dia, basta compreender que ele é o “start” para nossas decisões e ações. 

 

A forma que você reage às situações e como você lida com problemas e com sucessos vem dos padrões já criados, que formam sua mentalidade. E isso influencia diretamente no sucesso ou no fracasso.  

 

Se você não acreditar veementemente que é merecedor de sucesso, de ser um grande profissional ou de alcançar aquela promoção no trabalho, ela não irá acontecer. 

 

Isso porque, se você não acredita, não age por esse desejo. E, se você não age, ele não acontece.  E são nossas ações e a reações, diante do fracasso e das conquistas, que nos permitem alcançar o sucesso desejado. 

 

Em resumo: pensar te leva a agir, que te leva a conquistar!  

 

Comece a agir pelo que você conhece: Veja como aproveitar as redes sociais para promover seu marketing pessoal. 

 

 

Mindset por mindset não funciona! Entenda quais são os tipos

 

Existem dois tipos de mindsets para definir pessoas com comportamentos diferentes na hora de encarar os desafios da rotina: as pessoas de mindset fixo e aquelas de mindset de crescimento.  

 

Entenda qual deles é o seu caso e descubra como tirar melhor proveito para virar a chave e ter uma mentalidade voltada para o sucesso! 

 

 

Mindset Fixo:

 

É aquele mindset de pessoas que costumam evitar situações difíceis, preferem a zona de conforto e acreditam que está tudo bem – tudo para fugir do fracasso.

 

Essas pessoas precisam se livrar do medo do julgamento e do fracasso e entenderem que suas habilidades podem (e devem!) ser desenvolvidas para alcançar o sucesso. 

 

São pessoas que sabem que o sucesso existe, mas que, para alcançá-lo, precisarão se movimentar e se expor – e não é isso que elas querem.  

 

Se você se vê nesse padrão, saiba que pode aos poucos se desafiar para aprimorar novas habilidades, adquirir novos conhecimentos e sair devagarinho da zona de conforto. 

 

Visto que essa característica é comum em pessoas que observam padrões, ela pode ser uma vantagem competitiva na hora de criar métodos de trabalho ou de estudos e se destacar. 

 

Conheça seus pontos fortes, melhore os pontos fracos e se desafie a evoluir! 

 

 

Mindset de crescimento:

 

Esse é o mindset das pessoas que não têm medo de errar, que se expõem e se arriscam mais, pois os julgamentos não importam na hora de alcançar os objetivos.  

 

A ousadia é figura presente na vida de pessoas com esse mindset, que vivem se desafiando, buscando novas habilidades, estão em constante aprendizado e se esforçam pelo sucesso.  

 

Entretanto, apesar de esse ser o mindset dos vencedores, é preciso ter um único cuidado: a ousadia em excesso pode te fazer perder o cuidado com aquilo que é importante.  

 

Seja desafiador, mas mantenha o foco nos seus objetivos principais!  

 

 

Como usar o mindset para alcançar os seus objetivos

 

Agora que você já compreendeu o que é, quais são os tipos e como o mindset influencia em sua vida, é hora de compreender como usá-lo em seu benefício.  

 

Para ter uma mentalidade voltada para o sucesso, você deve:  

 

     •  Buscar inspirações de sucesso, como em podcasts sobre carreira;  

 

     •  Acreditar e explorar todo seu potencial; 

 

     •  Agir mais do que falar e reclamar; 

 

     •  Se conhecer profundamente e manter-se motivado;  

 

     •  Agarrar as oportunidades; 

 

     •  Estudar e buscar boas referências, como o blog da UVA; 

 

     •  Ter uma meta clara e fazer o que for preciso para alcançá-la. 

 

Imagine, por exemplo, que você está iniciando a sua graduação em Biomedicina e ouviu de um familiar que não conhece o curso: 

 

“Nossa, mas isso aí dá dinheiro?”  

 

Pessoas com mindset fixo já se questionariam se esse é, realmente, o melhor caminho. 

 

Entretanto, se você já sabe que é isso que quer para o seu futuro, sabe que é uma área promissora e pouco concorrida e sabe qual caminho irá trilhar para alcançar o seu sucesso, não há motivo para se abater!  

 

Além disso, com o mindset treinado para o sucesso, seu maior foco deve ser tirar o máximo proveito do seu curso para poder crescer. 

 

Os ruídos e julgamentos não vão te prejudicar na hora de agir!  

 

Conheça agora nossos cursos de graduação e foque no seu sucesso profissional!  

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller