ÁREA DO
ALUNO
INSCREVA-SE SOLICITE INFORMAÇÕES

Tudo o que você precisa saber sobre relatório de estágio

  • dicas de carreira
  • estágio
  • relatório

Durante a graduação, existem algumas etapas importantes para o aprimoramento do conhecimento dos estudantes, bem como o desenvolvimento prático do que foi ensinado. Um exemplo de atividade de extrema necessidade é o relatório de estágio 

 

Embora muitos acreditem que o estágio em si serve apenas para cumprir um número de créditos e carga horária até a formação ou mesmo para ter uma renda extra, sua real função vai muito além disso. 

 

Seja qual for a situação do seu curso, fazer um estágio obrigatório ou não, esse trabalho serve para compartilhar como foi sua primeira prática na área escolhida, bem como reforçar todos os aprendizados obtidos.

 

Por isso, uma de suas etapas para conclusão é a realização de um relatório, resumindo todo o período que você estava exercendo. No entanto, ele acaba gerando muitas dúvidas de como fazer, qual é a estrutura ou mesmo o que é preciso colocar.  

 

Confira neste artigo mais detalhes sobre o relatório de estágio e as principais dicas para fazer o seu. 

 

 

O que é o relatório de estágio? 

 

Antes de entrar na concepção de relatório, é necessário explicar os conceitos de estágio. Existem três modelos: 

 

• Remunerado: por lei, ele só pode ter, no máximo, 30 horas semanais, ou seja, 6 horas por dia nos 5 dias da semana. Sua diferença em relação aos outros é a bolsa ou o salário oferecido ao estagiário. Além disso, o tempo de atuação de um estudante numa mesma empresa não pode ser superior a 2 anos. 

 

• Obrigatório: podendo ser remunerado ou não, esse modelo se refere a necessidade de o aluno cumprir horas de estágio para obter o diploma. Ele faz parte da matriz curricular e não é apenas uma atividade complementar. A maioria dos cursos exige essa modalidade.  

 

• Não obrigatório: diferente do modelo acima, ele não é obrigatório, mas é recomendado para o aluno praticar desde cedo e analisar como é trabalhar na profissão.  

 

Sabendo dessas definições, vem o questionamento sobre o relatório de estágio. Como ele sempre é supervisionado, é interessante que o aluno documente todas as suas atividades e seus aprendizados, de forma que avalie a experiência que está ganhando. Ele é uma espécie de documento que mostra essas anotações e é o que será utilizado para avaliar o aluno ao longo desse período 

 

Além disso, serve para trocar conhecimentos, experiências e ainda ser um meio de comprovar que realmente você realizou um trabalho na área. Sendo também um recurso para aprimorar seu currículo e alavancar sua carreira profissional.  

 

Vale ressaltar que é um documento obrigatório dentro da legislação do estágio, ou seja, se sua faculdade exigir, você só cumprirá o crédito de estágio realmente após a entrega desse trabalho. 

 

Em quais cursos o estágio é obrigatório? 

 

Isso vai depender bastante do seu curso, região e instituição. Normalmente, os cursos de licenciatura optam pelo estágio obrigatório, pois é ali que os futuros professores vão aprender a profissão na prática.  

 

Outro exemplo de estágio obrigatório é o curso de Medicina, pois é com a residência médica, como é chamado o modelo de estágio, que os profissionais aprendem. Como é uma profissão que lida diretamente com a vida das pessoas, essa prática é extremamente importante. 

 

Já nos cursos de bacharelado, vai depender muito da área e do programa pedagógico das universidades. Seja qual for, é fundamental constar na matriz curricular para que seja obrigatório e assim você deverá cumprir a carga horária necessária quando chegar essa hora. 

 

Como construir o seu próprio relatório? 

 

Agora que você sabe sobre a parte conceitual e a importância, deve estar se perguntando como criar o seu próprio relatório, certo? 

 

Primeiro, você deve solicitar o modelo exigido na sua faculdade. Ele segue as normas ABNT e a metodologia científica, no entanto, cada instituição pode optar ou não por alguns aspectos estruturais e visuais. O modelo mais comum possui:  

 

Elementos pré-textuais: 

 

• Capa: deve conter informações para identificação do autor do relatório e da faculdade; 

 

• Folha de rosto: traz os mesmos dados da capa, mas também uma breve descrição da natureza do documento; 

 

• Folha de aprovação: trata-se de uma folha reservada para a assinatura do profissional responsável pela avaliação do relatório de estágio; 

 

• Listas: sempre que o estudante incluir tabelas, figuras, abreviaturas e siglas ao longo do texto, é necessário listar esses itens separadamente; 

 

• Sumário: lista indicando os números das páginas em que pode ser encontrada cada etapa do relatório; 

 

• Além desses elementos obrigatórios, ainda é possível incluir agradecimentos, dedicatória e epígrafe —citação em prosa ou verso que tenha alguma relação com o tema do relatório. 

 

Elementos textuais: 

 

• Introdução: apresentação objetiva do trabalho, ressaltando os objetivos e aprendizados; 

 

• Descrição da organização: apresentação dos principais aspectos acerca da empresa que abriu as portas para recebê-lo; 

 

• Atividades desenvolvidas: explica de forma mais extensa o que você fazia no trabalho. Esse deve ser o elemento textual mais extenso, uma vez que se refere às experiências vivenciadas no estágio. É imprescindível fazer uma descrição detalhada das atividades desenvolvidas, apresentando a rotina de trabalho na empresa e discutindo a forma como os conhecimentos adquiridos na graduação puderam ser colocados em prática. 

 

• Considerações finais: momento de refletir sobre a experiência do estágio e como ele impactou a sua formação acadêmica, fazendo uma análise crítica dos resultados alcançados. 

 

Elementos pós-textuais 

 

Referências bibliográficas: aqui é possível incluir as obras e demais fontes utilizadas para complementar o trabalho. 

 

Escolha uma universidade que é referência no assunto 

 

O relatório de estágio é uma etapa primordial durante a vida acadêmica de um aluno na graduação, pois permite que ele demonstre tudo o que aprendeu na prática do primeiro emprego da sua profissão 

 

Além disso, complementa sua matriz curricular e ainda serve de aproveitamento para construir sua carreira profissional, já que comprova as experiências e atuações. 

 

Aproveite e escolha uma instituição de ensino que estimula a prática do estágio em qualquer graduação.  

 

 

Conheça mais sobre a UVA!

 

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller