19/12/2024
Medicina Veterinária de animais silvestres: desafios e oportunidades
...
Ver artigo completoCompartilhe
Muitas pessoas aspiram a uma carreira acadêmica depois de concluir sua pós-graduação ou trabalhar como membro de uma equipe de pesquisa. Esse é um caminho natural para quem já passou tanto tempo conectado com a vida acadêmica, e é comum que o despertar venha após certa experiência.
Porém, se você já tem esse sonho e está apenas dando seus primeiros passos através de um curso de graduação, por onde começar?
Bem, antes de mais nada, é preciso ter certeza de que a carreira acadêmica é realmente o que você deseja para a vida. Isso porque, contrariando o senso comum, esse é um campo de trabalho altamente competitivo.
Pois é, a realidade é que apenas uma pequena porcentagem de mestrandos, doutorandos e profissionais de pesquisa realmente continuam a ter uma carreira de longo prazo na academia. Obviamente, essa porcentagem é altamente variável de acordo com a especialização e área pretendida, mas no geral é bem comum que muitos peguem o diploma e partam para o mercado corporativo.
Na verdade, as posições de pesquisa e ensino em áreas acadêmicas de nicho – principalmente no setor público – são extremamente competitivas, mas a boa notícia é que as universidades estão cada vez mais propensas a contar com o apoio de professores adjuntos – professores não titulares que muitas vezes são contratados depois do mestrado.
Com isso, nem tudo são más notícias. Cargos acadêmicos estão em alta demanda, já que o número de universidades e faculdades no país está crescendo cada vez mais.
Segundo o último Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), são mais de 2.364 instituições de ensino superior regulamentadas no país. Com isso, as vagas para cargos acadêmicos precisam ser preenchidas e, se você for persistente e capaz de demonstrar um excelente pedigree educacional, não há motivos para que uma delas não seja sua.
De todo modo, para aumentar sua chance de sucesso na carreira acadêmica, será preciso seguir algumas dicas importantes. Obviamente, é exigido que os profissionais tenham um bom histórico de projetos e publicações, experiência de ensino e supervisão, conhecimentos em suas áreas e, principalmente, amor pela educação.
Em todo caso, se você decidiu seguir uma carreira acadêmica e não sabe por onde começar, continue a ler nosso artigo e descubra.
Terminar sua graduação não pode ser a meta final se seu intuito é se tornar um profissional acadêmico. Você precisa se dedicar à educação continuada, investindo em cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado para conseguir escalar profissionalmente.
Uma boa alternativa para quem deseja encurtar o percurso e ganhar muitas vantagens nesse caminho é investir, ainda durante a graduação, em um Programa de Iniciação Científica. Na UVA, a pesquisa é desenvolvida dentro de suas áreas de competência, tendo como objetivo a aplicabilidade dos seus resultados.
Saiba mais sobre o Programa de Iniciação Científica da UVA e dê o primeiro passo para construir sua carreira acadêmica. Clique aqui.
Por mais desafiador que possa parecer, o mercado de trabalho acadêmico é promissor e você poderá obter grande satisfação ao atuar nele. Embora cerca de metade de todos os profissionais encontrem trabalho como bolsistas de pesquisa ou assistentes, existe ainda muitas outras oportunidades que podem exigir que você se dedique mais e se aprimore melhor.
Felizmente, as universidades estão respondendo lentamente à oportunidade apresentada por um grande número de novos estudantes de sucesso de mestrado, criando novos cargos e buscando mais investimentos para projetos de pesquisa de grande escala.
Com isso, embora seja preciso ter em mente que os desafios existem, é necessário pensar que o caminho não é impossível e você vai conseguir.
Como em qualquer outra área profissional, a carreira acadêmica exige que você seja visto para ser lembrado. Com isso, enquanto ainda está na graduação, aproveite para consolidar seu espaço no campo do conhecimento ao qual você se dedica e explore, ao máximo, os eventos e oportunidades acadêmicas oferecidas pela instituição.
No geral, a participação em eventos acadêmicos abre espaço para o debate de ideias, promovendo o amadurecimento dos trabalhos apresentados e gerando novos insights fundamentais para você.
Durante sua participação, você pode conhecer novos profissionais, compreender os principais desafios do mercado acadêmico e ainda aproveitar para tirar suas dúvidas com professores e coordenadores que atuam na universidade. Aproveite.
Ninguém vai muito longe sozinho. Por isso, especificamente no campo acadêmico, a qualidade dos seus contatos pode determinar aonde você chegará.
Um bom networking profissional pode te ajudar a melhorar o seu perfil e, se você já está cursando uma graduação, está no lugar certo para expandir essa rede de contatos vantajosa.
Na prática, muitos projetos e pesquisas importantes em áreas diversas começam por meio de conversas informais que, mais tarde, acabam por se transformar em grandes projetos.
A carreira acadêmica oferece muitas possibilidades de especialização. E já que tudo depende das áreas de conhecimento que você deseja investir, é bom já começar a pensar logo no caminho que pretende trilhar.
Os conhecimentos adquiridos durante sua graduação já são um excelente ponto de partida para começar a identificar quais caminhos você deseja seguir nos programas de mestrado e doutorado.
Com isso, comece a pesquisar sobre projetos e pesquisas acadêmicas de outros profissionais da sua área, aproveite para aprender mais com eles e dê os primeiros passos para identificar com qual área do conhecimento você mais se identifica.
Agora que já sabe como dar os primeiros passos rumo à uma carreira acadêmica de sucesso, venha para a UVA e aproveite todos os benefícios de uma educação superior de alto desempenho.
Invista no seu futuro na UVA e conte com os melhores programas e opções para se consolidar no setor acadêmico e realizar esse sonho.
19/12/2024
...
Ver artigo completo18/12/2024
...
Ver artigo completoFaça
aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.
X