O que você precisa saber sobre financiamento estudantil

  • financeiro
  • Financiamento estudantil
  • planejamento

Nos últimos anos, o financiamento estudantil se tornou uma opção viável para muitos brasileiros que nutrem o sonho de concluir uma graduação e ingressar no mercado de trabalho com um belo diploma em mãos.  

 

No cenário econômico que vivemos, para muitas pessoas, arcar com os custos da graduação em uma instituição particular não é exatamente compatível com sua realidade financeira, e é isso que faz do financiamento estudantil um bom caminho para realizar esse sonho.  

 

Como uma forma efetiva de financiar seus estudos, os programas de financiamento podem transformar o desejo de cursar uma boa graduação em realidade.  

 

Além do financiamento estudantil oferecido pelo governo, também existem financiamentos privados que podem ajudar àqueles que sonham com o diploma de graduação, mas querem aproveitar as oportunidades de gastar menos estudando em uma faculdade reconhecida no mercado.  

 

Seja por meio do FIES ou de programas de financiamento privado, essa modalidade permite ao estudante pagar as mensalidades mais comodamente para, depois, quitar o valor parcelado em prestações que caibam no bolso.  

 

Com isso, independente das regras e modelos que o financiamento público ou privado apresente, essa pode ser uma porta a mais para quem quer fazer faculdade e conquistar seu espaço no mundo universitário.  

 

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto e quer saber mais sobre as opções de financiamento estudantil, então continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre o tema. Acompanhe! 

 

 

Mas, afinal, o que é financiamento estudantil?

 

Uma das maiores dificuldades enfrentadas por milhares de pessoas no Brasil é pagar uma boa faculdade. Porém, para aqueles que desejam concluir seus estudos e investir na educação, existe uma ótima oportunidade de pagar tudo com prestações dentro da realidade, e contando ainda com juros baixos: o financiamento estudantil.  

 

Para explicar de forma simples, o financiamento nada mais é do que a possibilidade de custear seus estudos através de um banco, programa governamental ou instituição financeira que financia o pagamento integral do seu curso e divide esse valor para você em prestações.  

 

Para cada modelo de financiamento, existe uma série de regras e peculiaridades, porém, de modo geral, o financiamento pode ser a melhor solução para quem não tem renda suficiente para pagar a faculdade, principalmente quando falamos de cursos onde as mensalidades são mais altas.  

 

 

Optando por um financiamento, você garante que a dívida, que antes seria diretamente com a instituição de ensino, passe a ser com o banco. Este, por sua vez, ajuda você com parcelas menores que podem ser quitadas durante o curso e/ou depois da formatura. 

 

Claro, cada instituição estabelece suas regras e isso pode fazer com que a taxa de juros aumente de acordo com o número de parcelas que você deseja pagar.  

 

Com isso, de modo geral, se você quer arcar com parcelas mensais menores, consequentemente fará o número de parcelas aumentar e, com elas, a taxa de juros. Por isso, é preciso estudar bem o tipo de financiamento que deseja fazer e ter cuidado para não pagar em juros um valor muito acima do total solicitado. 

 

Agora que você já sabe o que é financiamento estudantil, que tal conhecer as modalidades mais acessíveis para começar seus estudos o quanto antes? Ficou curioso, então acompanhe abaixo! 

 

 

Fies

 

O Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Novo FIES) é um dos financiamentos mais conhecidos no Brasil. De um modo geral, funciona assim: o governo, por intermédio dos bancos, paga a sua faculdade e depois de formado você paga o valor de volta parcelado. 

 

O programa do Governo Federal oferece três modalidades para quem deseja financiar seus estudos. São elas: 

 

FIES 1: modalidade destinada às pessoas com renda per capita de até três salários mínimos e sem incidência de juros; 

 

• FIES 2: destinada a pessoas com renda de até 5 salários mínimos por pessoa da família e com taxa de juros de 3% ao ano;  

 

• P-FIES: modalidade mais recente, específica para pessoas com renda entre 3 e 5 salários mínimos, de todo o Brasil, com taxa de juros de até 6,5% ao ano. 

 

Além da renda, existe ainda uma outra diferença entre as modalidades: a taxa de juros. Como a ideia do programa é beneficiar as pessoas com condições financeiras mais básicas, o FIES tem juros zero.  

 

Porém, quem não se enquadra na primeira modalidade pode optar pelo P-FIES, que conta com juros e taxas de tarifas que variam de acordo com o banco associado à instituição de ensino.  

 

Você pode saber mais sobre o Fies e tirar todas as dúvidas sobre o programa clicando aqui! 

 

 

Financiamento estudantil privado

 

Com o financiamento estudantil privado, é possível cobrir até 100% do valor do seu curso, dependendo é claro das regras estipuladas pela instituição financiadora.  

 

Normalmente, a matrícula deve ser feita em faculdades conveniadas com a instituição financeira, porém, nessa modalidade, o estudante faz uma contratação semestral, renovando o contrato de financiamento a cada 6 meses.  

 

Com isso, cada semestre do curso pode ser pago em até um ano, diminuindo o valor das parcelas e facilitando o pagamento. Ou seja: quem financia 100% de um curso de 4 anos, terá 8 anos para pagar o financiamento. 

 

Para conseguir financiar seu curso nas instituições privadas, é necessário passar pelas etapas de simulação, análise da proposta, aprovação, envio de documentos e efetivação da matrícula. 

 

De modo geral, qualquer pessoa pode solicitar um financiamento privado, contudo, a aprovação, ou não, depende das condições exigidas pela instituição.  

 

Quais os tipos de financiamento estudantil privado? 

 

O financiamento estudantil provado pode ser separado em duas categorias, que indicam dois grupos distintos de instituições:  

 

• Empresas especializadas em crédito universitário: PRAVALER e outras. 

 

• Bancos

 

Essas organizações financeiras possuem convênios com instituições do ensino particular e praticam algumas facilidades para pagamento, mas é necessário observar as condições que cada uma delas oferece para optar pelo financiamento que melhor se adequa ao seu bolso. 

 

Agora que você já sabe tudo sobre financiamento estudantil, que tal utilizar essa oportunidade para iniciar seus estudos na UVA? Aqui, você opta por ótimos financiamentos e consegue iniciar sua graduação com sucesso.  

 

Invista no seu futuro e prepare-se para o mercado de trabalho estudando na Universidade Veiga de Almeida!  

 

Clique aqui e saiba mais! 

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller