4 razões para você cursar Biomedicina
Compartilhe
Se você gosta de estudar, deseja obter sucesso na área da saúde no Brasil e ainda quer construir uma carreira ajudando o próximo, então talvez o curso de Biomedicina seja o ideal para você!
Voltada para a área do conhecimento que investiga e desenvolve pesquisas sobre os mecanismos por trás das doenças, o biomédico é aquele que estuda o comportamento dos corpos, incluindo células, bactérias e animais, afim de entender como as doenças são causadas e desenvolver soluções para tratá-las.
Este profissional se debruça sobre anos de pesquisa para desenvolver medicamentos e tratamentos a fim de combater ou prevenir as mais diversas enfermidades. Além disso, ele também atua no estudo e desenvolvimento de vacinas, assim como na identificação e classificação de microrganismos causadores de diversas enfermidades.
Dessa forma, o profissional de biomedicina atua distante dos holofotes, mas, apesar de não realizarem cirurgias, não atenderem os pacientes diretamente e nem prescrevem medicamentos, eles possuem um papel fundamental para a evolução da Medicina e da sociedade.
Como trabalham com a manipulação de enzimas e micro-organismos na produção de produtos biologicamente ativos, sua atuação é mais voltada para:
• Desenvolvimento de estudos sobre as doenças;
• Análise de exames clínicos;
• Desenvolvimento e evolução de remédios e vacinas;
• Pesquisa para novas formas de prevenção e tratamento;
• E muito mais.
Se você pensa que o trabalho do biomédico é rotineiro e pouco interessante, está muito enganado.
Atuando principalmente em institutos de pesquisas, laboratórios de análises clínicas, hospitais, bancos de sangue e na indústria de medicamentos, sua principal tarefa é encontrar soluções capazes de elevar a qualidade de vida da população em geral, provando seu potencial e evoluindo lado a lado com os avanços da tecnologia.
Quer saber mais sobre a Biomedicina e conhecer algumas razões que podem te levar a investir nessa importante carreira? Então acompanhe nosso artigo e compreenda como o papel do biomédico é fundamental para a sociedade e o mundo em que vivemos. Confira!
O que é Biomedicina?
Antes de saber o que é a Biomedicina, existe uma questão muito importante que precisa ser respondida, e que ainda gera grandes dúvidas em quem está pensando em ingressar na graduação:
Biomedicina e Medicina são a mesma coisa? Não! Aliás, são bem diferentes!
Enquanto a Medicina se concentra na manutenção e restauração da saúde, bem como na prevenção, tratamento e cura das doenças, a Biomedicina é voltada para a pesquisa e análise dessas doenças, com o objetivo de compreender as causas, efeitos, fatores ambientais e epidemiológicos, afim de desenvolver ou aprimorar diagnósticos e tratamentos.
Dessa forma, os biomédicos atuam em parceria com os médicos, trabalhando no apoio ao diagnóstico, na docência e no desenvolvimento de pesquisas para o avanço da ciência.
Sendo assim, a Biomedicina é uma área do conhecimento das Ciências Biológicas que se desenvolve no campo de interface entre biologia e saúde humana, onde os profissionais utilizam todo seu potencial e raciocínio lógico para trabalhar nas seguintes áreas de atuação:
• Acupuntura;
• Análise Ambiental;
• Análises Bromatológicas;
• Biomedicina Estética;
• Biofísica;
• Biologia Molecular;
• Bioquímica;
• Citologia;
• Diagnóstico por Imagem;
• Docência e Pesquisa;
• Embriologia;
• Farmacologia;
• Genética;
• Histologia;
• Hematologia;
• Imunologia;
• Microbiologia;
• Patologia;
• Parasitologia;
• Perícia Criminal;
• Sanitarista;
• Toxicologia, e muito mais.
Para se tornar um profissional da área, é necessário obter a graduação em Biomedicina, que tem uma duração média de quatro anos e habilita o profissional a atuar principalmente em laboratórios, clínicas, empresas, universidades e hospitais.
Conheça 4 razões para cursar Biomedicina e ser um profissional de sucesso
1. Diversidade de áreas de atuação
Como citamos acima, os biomédicos podem atuar em diversas áreas. A escolha por cursar uma especialização e o investimento em cursos de pós-graduação, mestrado e/ou doutorado podem ampliar ainda mais suas possibilidades de atuação, desde pesquisas, procedimentos estéticos, carreira acadêmica, estudos de DNA e muito mais.
2. Mercado em ascensão
O mercado de Biomedicina está em constante crescimento no Brasil e no mundo. Principalmente quando falamos do mercado pós-crise.
Com isso, há uma enorme quantidade de novas oportunidades para conquistar uma boa colocação, principalmente para aqueles estão dispostos a se manter ativos e atualizados no setor.
3. Carreira multidisciplinar e tecnológica
Se engana quem pensa que o profissional de Biomedicina tem contato apenas com temáticas da saúde. Grande parte da sua atuação está diretamente ligada aos avanços da tecnologia e, com isso, seu papel também é trazer todo esse potencial para a área.
O mercado possui alta demanda de biomédicos para os principais setores que mesclam a saúde com as tecnologias inovadoras, por isso, a biotecnologia, o estudo da genética, a reprodução humana assistida, a bioengenharia, a bioinformática e a imagenologia, assim como a biomedicina estética, se tornam áreas promissoras para quem deseja investir em uma carreira no setor.
4. Reconhecimento e sucesso para atuação em pesquisas científicas
O biomédico que trabalha no campo de pesquisas tem a possibilidade de se consagrar por meio do desenvolvimento de estudos científicos. Como o responsável pela identificação de doenças e o desenvolvimento de vacinas e novas possibilidades de tratamentos, ele tem grandes chances de fazer a diferença para a humanidade.
As perspectivas de carreira na área
Se você se interessou pela área e está pensando em cursar Biomedicina, a boa notícia é: o mercado está em expansão, com excelentes perspectivas de crescimento para os próximos anos.
Em um mundo que muda em ritmo acelerado, os biomédicos já são a profissão do futuro. Isso porque, em uma era na qual a manipulação genética e a nanotecnologia se tornam cada vez mais presentes, é fundamental a participação dos profissionais da área para garantir o progresso nos passos que nossa sociedade está dando.
Se levarmos em conta a Medicina moderna, podemos considerar que o biomédico é hoje o responsável por desenvolver as mais variadas descobertas na área.
Atualmente, quem trabalha como biomédico no Brasil ganha em média um salário de R$2.464,73, porém, os valores podem chegar a R$5.424,96 e até ultrapassar esses números, de acordo com a área de atuação e especialização, segundo pesquisa do site salario.com.br em conjunto com dados oficiais do Novo CAGED.
Se você deseja investir em um curso de Biomedicina de qualidade, saiba que a UVA possui a melhor infraestrutura para ampliar sua vivencia acadêmica e capacitação profissional.
Com uma estrutura impecável de laboratórios, metodologia de experiência maker, projetos voltados para o seu protagonismo, centros de apoio ao desenvolvimento de carreiras e muito mais.
Venha para a UVA e dê os primeiros passos rumo a uma carreira de sucesso em Biomedicina!