ONU, UVA e Cultura Maker: conhecimento e prática para além da universidade
Compartilhe
A UVA incentiva e estimula seus alunos a colocarem a mão na massa. Por isso, adotando metodologias inovadoras e processos de aprendizagem focados na experiência prática de nossos alunos, nossa universidade conquista um lugar de referência no ensino superior brasileiro.
Como pioneira da disseminação do movimento mundial conhecido como Cultura Maker, e no uso da metodologia Hands On para aprimorar a vivência acadêmica e oferecer um ensino com mais qualidade, a UVA criou a Feira Maker, um evento com o objetivo de divulgar os projetos criados por nossos alunos para resolver as principais questões que cercam a nossa sociedade.
Através da metodologia Hands On, um dos pilares das metodologias de aprendizagem ativa, nosso propósito é incentivar o protagonismo dos alunos, estimulando a criação de soluções, produtos e ferramentas focados na resolução de problemas reais do mundo moderno.
Em outras palavras, na UVA, estimulamos o aprendizado por meio da ação. Por isso, os alunos colocam as mãos na massa para desenvolver ideias na prática, o que cria um movimento de renovação de propostas e ideias para aplicação própria em prol da sociedade, do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável de alternativas criativas para mudar o mundo.
Conheça mais sobre esse movimento que tem transformado a experiência de aprendizagem dos alunos da UVA. Confira.
O que é Cultura Maker
O movimento Cultura Maker nasceu da busca por soluções cada vez mais criativas e personalizadas para resolver os problemas da humanidade. Com base nos princípios de inovação, sustentabilidade e tecnologia, o movimento criou força nos últimos anos e a área da educação abriu suas portas para que ele ganhasse cada vez mais espaço.
Com o objetivo de despertar atitudes desafiadoras, o movimento estimula a criatividade e o pensamento inovador que são essenciais para a resolução dos problemas do mundo moderno.
Como base, a Cultura Maker nada mais é do que o incentivo à criação de instrumentos, produtos, soluções, ferramentas e ideias desenvolvidas por intermédio da colaboração e transmissão de conhecimento entre grupos e pessoas.
Dessa forma, na UVA, o movimento é aplicado desde os primeiros semestres dos cursos de graduação como um incentivo para encontrar respostas mais eficientes para as principais questões mundiais, considerando os problemas que afetam nossa sociedade, como:
• questões ambientais;
• direitos humanos;
• sustentabilidade;
• educação;
• trabalho;
• pobreza;
• fome;
• água e saneamento;
• igualdade de gênero;
• entre outros problemas.
Vinculada à educação, a Cultura Maker pode ser aplicada nos mais variados contextos e cenários, inclusive no seu protagonismo de aprendizagem e desenvolvimento intelectual.
Feira Maker e projetos maker: uma oportunidade para desenvolver seu protagonismo intelectual
A Feira Maker é um evento que tem como objetivo divulgar os projetos criados por alunos da UVA durante as disciplinas maker, que integra a matriz curricular como uma das cinco disciplinas do 1º período dos cursos de graduação.
Esse projeto tem como base incentivar ações sustentáveis desde o primeiro semestre dos cursos de graduação da UVA. Seu propósito é apoiar os alunos no desenvolvimento de projetos maker, focados na resolução de situações reais de comunidades e organizações.
Trazendo aos estudantes um papel mais ativo no processo de ensino-aprendizagem, o UVA Maker, projeto pedagógico que tem como objetivo desenvolver habilidades nos alunos, ajuda na ampliação de conhecimentos, competências e habilidades sociais, pessoais e tecnológicas fundamentais no mundo moderno.
Diferentemente dos métodos de ensino tradicional, em que a instituição ensina e avalia a todos igualmente, exigindo resultados padronizados e ignorando as peculiaridades de cada grupo ou indivíduo, a metodologia ativa de aprendizagem praticada dentro de nosso projeto pedagógico possibilita que:
• os estudantes atuem como protagonistas em seus processos de aprendizagem;
• o aprendizado seja vivenciado a partir de situações e problemas reais;
• os alunos desenvolvam soft skills e hard skills como flexibilidade, boa comunicação, paciência, senso de liderança, ética, espírito de equipe, capacidade analítica, dinamicidade, entre outras;
• produtos, protótipos, modelagens e planos de negócios sustentáveis sejam criados com base nos princípios dos direitos humanos, sociais e práticas ambientais;
• os alunos apliquem os conhecimentos teóricos e práticos necessários para promover o desenvolvimento de comunidades;
• e muito mais.
A importância da Cultura Maker e da metodologia ativa para enriquecer sua aprendizagem
Como vimos, a Cultura Maker, a adoção da metodologia ativa e a proposta pedagógica de Experiência Maker são ferramentas essenciais para enriquecer os processos de aprendizagem dos alunos e instigar sua autonomia nos processos do conhecimento.
Com isso, a UVA estimula seus alunos a desenvolver soluções para mudar o mundo, promovendo um aprendizado mais dinâmico e qualificado, com base nos principais problemas enfrentados em nosso dia a dia e focado no alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
A adoção de medidas de aprendizagem ativas traz uma série de benefícios para o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades que são valorizadas no mercado de trabalho. Dos principais, temos:
• compreensão da importância da colaboração para o desenvolvimento de projetos mais ricos;
• desenvolvimento do senso crítico do aluno;
• elevação da aprendizagem dos alunos;
• maior envolvimento com a instituição e com o seu processo de desenvolvimento pessoal;
• fortalecimento do relacionamento entre os pares e entre alunos e professores;
• ampliação do senso de pertencimento em comunidade;
• reforço dos processos de responsabilidade nos estudantes;
• autonomia e protagonismo na tomada de decisões.
A UVA e seu compromisso com a Experiência Maker
Em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, adotados em 2015 e que devem ser alcançados até o ano de 2030, a UVA se comprometeu na proposta de adotar metodologias ativas de aprendizagem dentro dos mais diferentes cursos oferecidos, o que tem gerado resultados incríveis.
Projetos como a Feira Maker e a adoção da metodologia Hands On elevam os níveis de desenvolvimento de nossos alunos, colocando a universidade em um patamar de visibilidade e referência de ensino que só agrega benefícios ao currículo dos estudantes.
Na UVA, a Experiência Maker entra como um grande recurso que, como parte da aprovação da Veiga no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) – a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo –, a universidade demonstra seu comprometimento com os princípios universais dos direitos humanos, trabalho, meio ambiente, educação e combate à corrupção.
Com isso, se o seu objetivo é desfrutar de uma universidade de referência que preza pela qualidade na inserção dos estudantes em programas com visibilidade internacional, a UVA é a opção correta. Conheça nossos cursos de graduação.