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Glossário do mundo do trabalho: os principais termos

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O mundo do trabalho é cheio de termos específicos que caracterizam funções e atividades frequentes na rotina dos profissionais. O chamado “corporativês”, adotado em empresas e organizações de diversos nichos, muitas vezes empresta do inglês termos que, no geral, nem mesmo possuem uma tradução que aplique o mesmo sentido em português. 

 

Essa prática não é nenhuma novidade e pode ser observada principalmente em setores de comunicação, como na área de publicidade, administração, RH e finanças. Apesar de sofrer algumas críticas, essa “linguagem corporativa” já faz parte da vida de muitos profissionais e é bem difícil que você não tenha entrado em contato com muitas dessas expressões ao longo da vida.  

 

Palavras como “networking”, “budget”, “expertise”, “briefing”, “insight”, “canvas” e “brainstorming” são apenas algumas das dezenas de jargões que fazem parte do ambiente profissional. Atualmente, outros termos como “startup”, “design thinking”, “endomarketing” e “coworking” também compõem o chamado “corporativês”, agregando outros elementos ao linguajar do mundo corporativo moderno.  

 

Para se inserir no mercado e conseguir se comunicar com clareza dentro da sua profissão, é inegável: você precisará “falar essa língua”. Apesar de parecer uma tarefa simples, esse talvez seja um verdadeiro desafio para muitos estudantes, já que, quanto mais a tecnologia evolui e modifica o mundo do trabalho, mais termos vão surgindo para compor esse “dicionário” paralelo.  

 

Quer aprender mais sobre alguns desses vocabulários e compreender seus significados no mundo corporativo? Então acompanhe nosso artigo e descubra alguns vocábulos essenciais para se dar bem no mercado de trabalho e se atualizar.  

 

 “Corporativês” – Confira alguns termos famosos no mundo corporativo 

 

AI: do inglês, é a sigla para Artificial Intelligence – ou Inteligência Artificial (IA) na tradução para o português.  

 

• Autogestão: modelo de gestão no qual os próprios integrantes se administram e gerem, sem contar necessariamente com uma figura hierárquica superior, como um gerente ou chefe. 

 

• Avaliação 360 graus: método usado para medir o desempenho de colaboradores em que há participação de superiores, colegas, subordinados e clientes.  

 

• Backoffice: suporte.  

 

• Benchmarking: sistema contínuo de avaliação e comparação das práticas de uma organização com as das melhores empresas. 

 

• Brainstorming: “tempestade de ideias” atividade na qual colaboradores apresentam uma série de ideias e exploram a potencialidade criativa em grupo.  

 

• Briefing: informações necessárias para a realização de uma determinada tarefa ou ação. 

 

• Budget: orçamento para projetos, funções, atividades ou rotinas empresariais. Pode ser aplicado a modelos individuais, aplicações trimestrais, mensais ou similares. 

 

• Business Intelligence – BI: sistema de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações e dados que suportam processos de tomada de decisão empresarial. 

 

• Canvas: metodologia para organizar (em um espaço) ideias, geralmente utilizando quadros, post-its ou outra estrutura física.  

 

• Capital de giro: recursos financeiros utilizados para cobrir os custos do dia a dia.  

 

• CEO: Chief Executive Officer – diretor executivo. 

 

• Coach: profissional focado no desenvolvimento de habilidades, potenciais e autoconhecimento de profissionais no cenário empresarial. 

 

• Commodity: insumo ou produto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional. 

 

• Controlling: sistema que permite definir e gerenciar orçamentos e comparar os índices reais e planejados.  

 

• Coworking: modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório.  

 

• CRM Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente): função, cargo ou estratégia que permite identificar grupos de clientes e desenvolver estratégias para gerenciá-los de forma mais efetiva.  

 

• CTA: sigla para “call to action”. Links que levam os usuários a clicar e percorrer ao menos parte do caminho da compra, como o “saiba mais”. 

 

• Design Thinking: abordagem que facilita pensar de maneira criativa, gráfica e visual, visando a atuação “fora da caixa”.  

 

• Disrupção: inovações que criam novas oportunidades, mercados e sistemas. 

 

• Empowerment: ação da gestão que visa o melhor aproveitamento dos colaboradores por meio da delegação de poder. 

 

• Endomarketing: marketing interno.  

 

• Expertise: conhecimento técnico em determinada área. 

 

• Feedback: avaliações feitas ao colaborador sobre seu desempenho profissional. 

 

•Follow-up: sistema que acompanha e mede ações para gerir resultados concretos. 

 

• Insight: ideia repentina, percepção. 

 

• Intraempreendedor: colaborador com espírito empreendedor.  

 

• KPI: abreviação do inglês “key performance indicator”, que em tradução livre significa “indicador chave de desempenho”. Tem a finalidade de medir e demonstrar se alguém, algum departamento ou empresa está “performando” bem e atingindo metas e objetivos.

 

• Mailing: banco de dados com informações e contatos de consumidores e potenciais clientes. 

 

• Mentoring: processo no qual um profissional experiente transmite conselhos para outro com menos experiência, geralmente voltado para a carreira profissional. 

 

Networking: modelo ou capacidade de estabelecer e manter uma rede de contatos.  

 

• Planejamento estratégico: sistema de planejamento que visa expandir o potencial total de um negócio, vinculando objetivos e ações. 

 

• Quarter: trimestre. 

 

• Report: relatório. 

 

• ROI: sigla de “return on investment”. Percentual de retorno em relação ao custo de um investimento. 

 

• Shareholder: termo inglês que pode significar “parte interessada”, utilizado para definir acionistas, pessoas naturais ou jurídicas, que são  proprietárias de ações da empresa. 

 

• Startup: empresa emergente que visa desenvolver ou melhorar um modelo de negócio. 

 

• SWOT Analysis: chamada em português de Análise SWOT ferramenta que analisa a competitividade de uma organização, considerando as seguintes variáveis: forças, oportunidades, fraquezas, ameaças.  

 

• Turnover: termo em inglês que, em tradução livre, representa rotatividade, movimentação, giro, circulação. 

 

• Workaholic: termo inglês que significa “viciado em trabalho”. 

 

• Workflow: termo em inglês que significa “fluxo de trabalho”.

 

• Workshop: termo utilizado para indicar o evento comandado por alguém experiente no setor em questão.  

 

Agora que você já conhece alguns dos termos mais comuns utilizados no mundo do trabalho, que tal se preparar para vivenciar a carreira dos seus sonhos? Na UVA, você investe no seu futuro e conquista as melhores oportunidades do mercado.  

 

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