19/12/2024
Medicina Veterinária de animais silvestres: desafios e oportunidades
...
Ver artigo completoCompartilhe
Encontrar a carreira certa não é tarefa fácil, ainda mais para aquelas pessoas que têm afinidade com a área de Humanas. São tantas alternativas, algumas até bem próximas, que tornam essa uma verdadeira missão. Mas sabia que é possível reunir muitos conhecimentos em um só curso ao optar pela faculdade de Jornalismo?
É sobre isso que vamos falar neste post. Pelas matérias que constituem o currículo da área, você já percebe o leque de possibilidades que a profissão oferece. Venha conosco e entenda também as vantagens de cursar Jornalismo.
O jornalista é aquele profissional que avalia informações, coleta depoimentos e ouve os diferentes lados de uma história para transmitir notícias às pessoas. Na rotina de uma redação ou qualquer outro lugar onde for trabalhar, diversos temas passam por ele todos os dias.
Para compreender tanta informação, é essencial ter uma formação completa. Isso porque o profissional do Jornalismo precisa de uma visão analítica para dar notícias de economia e, pouco depois, falar de moda, saúde, gastronomia e assim por diante.
Confira algumas das disciplinas que ajudam a compor essa bagagem.
Uma das disciplinas-base do curso, ela promove a compreensão da área em si. Como surgiu o Jornalismo? Quais teorias e escolas levaram a comunicação social aos processos que conhecemos hoje? Quais foram as evoluções desse segmento? Essas são apenas algumas das perguntas respondidas nesta matéria.
Por mais que seja um tema bem teórico, não chega a ser cansativo. Afinal, é aprendido de onde a profissão veio, por quais desafios passou e como se manterá ativa pelos próximos anos.
Gosta de fazer uma boa redação desde os tempos de escola? Pois saiba que existem disciplinas dedicadas à arte da escrita na faculdade de Jornalismo. Entre os principais tópicos desse saber se encontram o discurso e as narrativas, tão importantes para atuação do profissional.
A ideia é que o estudante entenda as melhores técnicas para colocar seus pensamentos em palavras em diferentes formatos. Um texto criativo prende a atenção do público e tem mais chances de conquistar seu objetivo de informar, provocar emoções, incentivar, entre outras ações instigantes.
Aparecer no jornal do horário nobre é uma das principais motivações para muitas pessoas escolherem a faculdade de Jornalismo. Para isso, é preciso muito mais do que uma boa dicção e arrumar o look para sair bem na câmera. A postura, a confiança para fazer as chamadas e tantos outros fatores se somam.
Na matéria de Telejornalismo, os estudantes também aprendem a montar um jornal ou revista para televisão em sua totalidade – desde a coleta de entrevistas, passando pela seleção de notícias até a produção e os cuidados de levar um programa ao ar. O texto jornalístico para esse campo tem lá suas particularidades para que os telespectadores compreendam melhor as mensagens.
O rádio é outro dos grandes símbolos da profissão. Na disciplina, a missão é ensinar o futuro jornalista a compartilhar emoções e criar narrativas sem o uso de imagens, somente com a voz e elementos sonoros. Para isso, traz conteúdos para remontar o passado, desde as primeiras transmissões aos dias de hoje, em que ele continua relevante.
Do Radiojornalismo, surgiram novos campos de atuação aos quais o jornalista deve ficar de olho. Nesse sentido, também existe uma matéria dedicada à Webrádio e Podcast nas faculdades que estão antenadas nas tendências da área. Para qualquer uma delas, é necessário saber fazer o texto e coletar depoimentos audíveis.
Entender a sociedade é um dos principais requisitos para reportar sobre ela, não acha? Por isso, a faculdade de Jornalismo também conta com disciplinas como:
• Sociologia;
• Economia e Política;
• Sociedade e Cultura;
• Filosofia.
A intenção é fornecer base para que os estudantes possam entender como funcionam as relações interpessoais e o mercado. Dessa maneira, conseguem fazer análises, comparativos e pesquisas sobre os mais diferentes temas que envolvem a sociedade. Também aproveitam para criar o hábito de acompanhar as notícias e aprender com a prática.
Não só de textos vive o jornalista. Por isso, algumas disciplinas trazem o conhecimento em imagens (o que inclui o Fotojornalismo), vídeo, edição, curadoria, projeto gráfico e infografia e assim por diante. Elas ajudam a tornar o profissional ainda mais completo, compreendendo o produto em todas as suas fases.
Com disciplinas que abordam diferentes áreas do conhecimento, essa é uma boa opção para quem gosta de aprender constantemente. Ainda compõem o perfil do jornalista a curiosidade, o compromisso com a verdade e a ética, a capacidade de transformar pensamentos em palavras, entre outras características.
Se você se identifica com tal perfil, confira algumas vantagens de fazer graduação em Jornalismo para entender se essa é a profissão ideal para você.
A importância da graduação é tamanha que, sem ela, o jornalista não conseguiria transitar entre diferentes campos de atuação com tanta maestria. É possível trabalhar com Jornalismo investigativo, político, esportivo e econômico, em coberturas policiais ou de cidades, na área cultural, na de tecnologia e outras seções.
Entre as principais funções de um jornalista, podemos citar:
• Repórter para TV, rádio, Internet etc.;
• Âncora de telejornais;
• Cronista para diferentes plataformas;
• Gestor de mídias sociais;
• Fotojornalista;
• Analista de comunicação interna em empresas;
• Assessor de imprensa.
Isso sem falar que o curso de Jornalismo ainda possibilita uma atuação em áreas correlatas, como a de Marketing. Inclusive, matérias como gestão de mídias sociais e técnicas desse segmento podem ser abordadas na graduação, em algumas instituições de ensino.
Por trabalhar com ética e verdade, a figura do jornalista é bastante respeitada por muitas pessoas. Consequentemente, o profissional se torna uma referência para elas, desde em comportamentos a opiniões. Ainda mais com as redes sociais, em que se pode compartilhar tanto da vida pessoal, há espaço para ser um formador de opinião.
Em tempos de fake news, é recompensador ser aquele profissional que checa as informações e enriquece debates na sociedade com a verdade. O trabalho jornalístico de apuração auxilia no combate à desinformação e contribui para que as pessoas tenham acesso a dados que, do contrário, não estariam em suas vidas.
Quando apresenta uma matriz curricular atualizada, a faculdade de Jornalismo pode ser o que você precisa para ganhar diferenciais competitivos no mercado. Ao conhecer bem as teorias e técnicas da comunicação e aliá-las às tendências e à tecnologia, você se forma um profissional multidisciplinar, apto a trabalhar no segmento em que tiver vontade.
E é nisso que a Universidade Veiga de Almeida quer ajudá-lo. Entre em contato para conhecer melhor o nosso curso de Jornalismo e venha ser parte da UVA.
19/12/2024
...
Ver artigo completo18/12/2024
...
Ver artigo completoFaça
aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.
X