5 profissionais da Arquitetura Moderna brasileira
Compartilhe
Nascida no movimento modernista, a Arquitetura Moderna brasileira surgiu para romper com os estilos tradicionais anteriores.
Até hoje suas construções chamam a atenção de todos com edifícios de grande importância para a história, cultura e arquitetura brasileira.
Tem interesse em cursar a faculdade de arquitetura e quer saber mais sobre Arquitetura Moderna? Então continue a leitura e inspire-se com os arquitetos modernistas brasileiros que mais se destacaram.
O que é Arquitetura Moderna?
A Arquitetura Moderna nasceu no movimento modernista, no século XX, e era completamente oposta ao estilo de arquitetura que estava sendo feito na época, rebuscado e com muitos ornamentos.
Com o novo movimento, a finalidade da arquitetura era valorizar o simples e sempre explorar a função social das obras. Por isso, as construções modernistas têm muito menos elementos decorativos, mais linhas simples e formas geométricas. A melhor definição para esse estilo é “menos é mais”.
Os avanços de materiais tecnológicos na Revolução Industrial colaboraram com inovações nas construções modernistas e, então, passaram a ser usados concreto, aço e ferro.
Basicamente, as características da Arquitetura Moderna são construções funcionais que integram a natureza e/ou a paisagem ao redor, sendo mais econômicas, geométricas e sem ornamentos.
Breve história da Arquitetura Moderna no Brasil
A primeira construção modernista reconhecida no Brasil foi a casa do arquiteto russo George Warchavchik, em 1927, em São Paulo, na Vila Mariana.
Porém, segundo o historiador e arquiteto Guilherme Wisnik, a Arquitetura Moderna nasceu no Rio de Janeiro, antes da Semana de Arte Moderna de 1922, com o arquiteto francês Le Corbusier.
O edifício do Ministério da Educação e Saúde, um dos grandes marcos do modernismo brasileiro, foi construído com a consultoria técnica de Le Corbusier. A equipe dessa construção contava com arquitetos de grande reconhecimento: Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy.
Depois dessa grande obra, outros projetos foram muito bem-sucedidos. Por isso, os responsáveis pela construção de Brasília são Oscar Niemeyer, que ficou encarregado por todos os projetos dos principais edifícios, e Lúcio Costa com o projeto urbanístico.
Arquitetura Moderna não é Arquitetura Contemporânea
Apesar de serem semelhantes, a arquitetura moderna e a arquitetura contemporânea não são iguais.
A principal diferença entre elas é temporal. A Arquitetura Moderna iniciou-se no início do século XX e permaneceu até os anos 50, enquanto a Arquitetura Contemporânea começou no final dos anos 80 e continua até os dias atuais.
Além disso, a Contemporânea está atenta a questões de sustentabilidade, com o uso de materiais recicláveis e naturais e com pontos ambientais, como a valorização da luz natural.
Para inspirar: grandes arquitetos modernistas do Brasil
Você deve estar curioso para conhecer um pouco mais dos arquitetos citados, então siga a leitura e se inspire.
1.Lúcio Costa
O pioneiro da Arquitetura Moderna brasileira, Lúcio Costa, nasceu na França e mudou-se para o Brasil em 1917.
Trabalhou como diretor da Escola Nacional de Belas Artes e, lá, conheceu Oscar Niemeyer, que foi seu aluno.
Publicou inúmeros livros e deixou projetos de referência na área, como a sede do Ministério da Educação e Saúde Pública no Rio de Janeiro e o Estádio do Pacaembu em 1940.
Estádio do Pacaembu.
2.Oscar Niemeyer
Grande arquiteto que fez história no Brasil e no mundo. Deixou mais de 600 obras modernas com a sua marca particular – prédios em concreto com janelas amplas.
Além das construções de Brasília, como o Congresso Nacional em 1960, também projetou o Edifício Copan, da foto abaixo, o Sambódromo do Anhembi e o Museu de Arte Moderna de São Paulo em 1954.
Imagem da construção do Copan.
3.Lina Bo Bardi
Lina Bo Bardi saiu de Roma e foi morar no Brasil depois da Segunda Guerra Mundial.
Projetou importantes arquiteturas em São Paulo que são referências até hoje, como a sua própria Casa de Vidro, entre 1950 e 1951, o SESC Pompéia e, também, reformou o Museu de Arte Moderna de São Paulo em 1982.
Construção do Sesc Pompéia, pela arquiteta Lina Bo Bardi.
4.Affonso Eduardo Reidy
O arquiteto nasceu na França, mas viveu toda a vida no Rio de Janeiro.
Participou do projeto de construção do Ministério da Educação e Saúde junto com Lúcio Costa e Oscar Niemeyer e foi responsável pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, inaugurado em 1948.
Museu de Arte do Rio.
5.Paulo Mendes da Rocha
A sua importância é tão grande que ele conquistou muitas premiações internacionais, como o Leão de Ouro na Bienal de Veneza e Prêmio Imperial de Artes do Japão.
Projetou muitas obras em São Paulo, como a Pinacoteca e o SESC 24 de maio.
Fachada da Pinacoteca, em São Paulo.
Quer conhecer o curso de Arquitetura e Urbanismo da UVA?
A Veiga de Almeida oferece o curso de Arquitetura e Urbanismo nas modalidades presencial e semipresencial. Isso significa que você pode usufruir da infraestrutura da faculdade todos os dias da semana ou ter flexibilidade de horário e fazer uma parte da carga horária de forma online e onde quiser.
Nós formamos profissionais com um conhecimento completo da área, com segurança para colocarem em prática tudo que sabem sobre tecnologias e projeções de todo o tipo de construção.
É por isso que nós somos o melhor curso do Rio de Janeiro e conquistamos a nota máxima na avaliação feita pelo MEC em 2022!
Para saber mais sobre a graduação de Arquitetura e Urbanismo da UVA, acesse o link.