19/12/2024
Medicina Veterinária de animais silvestres: desafios e oportunidades
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O mundo muda e, nos últimos anos, parece que tem mudado cada vez mais rápido. Portanto, as inovações do mercado trazem a todos nós o desafio de se adaptar e adotar abordagens mais modernas em diferentes pontos de nossas vidas como educação, trabalho, rotina familiar e muito mais.
No setor da educação, esses novos conceitos, que surgem na velocidade com que a tecnologia evolui, quebram velhos paradigmas e saltam da aprendizagem tradicional e padronizada para trazer uma abordagem baseada em um ambiente de experimentação.
Com isso, andando lado a lado com todo esse movimento, a Educação 4.0, um conceito que surgiu junto às mais recentes tendências do setor de ensino, mescla o ensino tradicional com a implementação de abordagens mais tecnológicas dentro e fora das salas de aula.
Revolucionando o ambiente educacional e transformando recursos agora baseados em criatividade e inventividade, a Educação 4.0 está ligada à revolução tecnológica que inclui linguagem computacional, inteligência artificial e internet das coisas (IoT).
O conceito contempla também o chamado learning by doing (aprender fazendo, em tradução literal para o português), evidenciando projetos já consolidados e baseados nas vivências “mão na massa”, como Cultura Maker e a aprendizagem criativa estimulada de maneira integrada.
Enquanto revolução, o conceito da Educação 4.0 surge não só como uma renovação (necessária) aos métodos tradicionais de ensino, mas também como uma oportunidade para quem quer ingressar no setor educacional e promover novos horizontes como agentes transformadores para jovens cidadãos.
Como professores, coordenadores, gestores e profissionais da educação, esses novos perfis formados nos cursos voltados para desenvolver estudantes dentro dessa nova metodologia são recebidos em um mercado carente de profissionais modernos, especializados e, principalmente, dotados de uma visão inovadora e contextualizada com a tecnologia.
De forma simplificada, a Educação 4.0 se inicia a partir da adoção de práticas alinhadas à tecnologia dentro dos setores administrativos, organizacionais, funcionais e pedagógicos das escolas.
O termo, que é uma referência à Revolução 4.0 – ou Quarta Revolução Industrial –, refere-se à incorporação do mundo físico ao digital através da evolução dos recursos tecnológicos, aplicados principalmente ao processo de aprendizagem tradicional nas instituições.
Desse modo, os processos internos nas instituições de ensino passam a ser mais eficientes, tornando muito mais prático o acompanhamento efetivo de todo o desenvolvimento dos alunos, por meio da captação e da interpretação de dados.
Além disso, com a tecnologia aplicada à educação e ao dia a dia da sala de aula, surgem metodologias ativas e de aulas diversificadas, focadas nos princípios da criatividade e originalidade nos quais os estudantes entram em contato com as inovações de forma simultânea ao aprendizado.
Vista como uma forma mais efetiva de preparar os estudantes, de forma completa e atualizada, para o mercado de trabalho do século XXI, a Educação 4.0 enxerga a necessidade de adequar os modelos tradicionais à nova geração, transformando o modelo clássico de ensinar e revolucionando o aprendizado a caminho do mundo digital.
Sabendo que as instituições precisam atender a essas necessidades para acompanhar as mudanças e evoluir efetivamente, a base para esse progresso mora nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que consistem em um conjunto de recursos tecnológicos utilizados de maneira integrada, a partir da inteligência artificial, robótica, telecomunicações, entre outras.
Com isso, a Educação 4.0 traz muitos benefícios através da transformação digital no âmbito escolar. Entre as principais, temos:
• Democratização e rompimento da educação;
• Otimização da gestão escolar;
• Promoção da autonomia dos alunos;
• Desenvolvimento de inúmeras habilidades;
• Maior interação entre alunos e professores;
• Melhora da qualificação do corpo docente.
Vivemos na era digital em que recursos tecnológicos são aplicados nas mais diversas áreas para facilitar nosso dia a dia. Contudo, esses novos recursos e ferramentas não estão totalmente integrados às escolas, criando um abismo entre nossa vivência diária e nossas estratégias de aprendizado.
Com isso, notou-se que a educação precisa se adequar à nova geração e transformar o modelo clássico de ensinar, trazendo aos jovens estudantes a chance de integrar a tecnologia, que já faz parte do seu cotidiano, aos processos tradicionais de ensino.
Essa nova geração espera uma movimentação em direção a isso por parte das escolas e instituições de ensino, fazendo com que as instituições precisem atender a essas necessidades para acompanhar as mudanças e evoluir.
A partir daí, cresce a necessidade das instituições de buscar profissionais capazes de liderar essas mudanças e implementar as chamadas metodologias ativas com sucesso dentro das salas de aula.
De sistemas inovadores como o ensino híbrido (que mescla o presencial com o digital), a Cultura Maker e a aprendizagem baseada em projetos, a Educação 4.0 exige a mudança na forma como o conhecimento é transmitido à classe, utilizando uma abordagem diferenciada.
Visando principalmente auxiliar no desenvolvimento ativo de habilidades e competências socioemocionais fundamentais para o sucesso do indivíduo, as tecnologias precisam ser utilizadas como ferramentas pedagógicas inovadoras que transformem as práticas educativas para facilitar o ensino com os recursos oferecidos.
Com isso, os especialistas alinhados com as novas metodologias são recebidos em um mercado de trabalho ansioso por inovação, o que traz grandes oportunidades para aqueles que buscam se reinventar, renovar seus conhecimentos e investir na transformação de suas realidades.
Profissionais do setor da educação precisam sempre se atualizar e se reinventar. E com o novo conceito de Educação 4.0, essa necessidade se torna ainda mais urgente.
Isso porque, na realidade, não existe um modelo pronto para aplicar o conceito em si. Por isso, todos nós podemos (e devemos) contribuir, quebrando velhos paradigmas de anos impostos em uma educação descontextualizada e pautada em ambientes pouco propícios ao processo de aprendizagem.
Para os educadores, um dos modelos mais promissores é a cultura maker – do faça você mesmo. Visto como um dos caminhos ideais para começar a ampliar os horizontes educacionais, essa é apenas uma das metodologias aplicadas ao conceito de Educação 4.0 que podem beneficiar o setor da educação.
Dessa forma, os profissionais que desejam se preparar para protagonizar a Educação 4.0 e conquistar grandes oportunidades neste novo mercado de abertura devem investir em educação continuada, como cursos de especialização e pós-graduação.
19/12/2024
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