Fisioterapia: programa de Reabilitação pulmonar
Compartilhe
Pessoas com doença pulmonar crônica, pacientes que se recuperaram da Covid-19 e pacientes em tratamento pré e pós-operatórios de cirurgias torácicas podem contar com atendimento especializado e suporte que necessitam no Programa de Reabilitação Pulmonar da UVA.
Desenvolvido no Centro de Saúde e Pesquisa Veiga de Almeida (CSVA), na Praça da Bandeira (Rio de Janeiro – RJ), e reunindo os maiores especialistas, a unidade lidera um programa focado em ajudar a melhorar sua saúde e reduzir o risco de futuras doenças pulmonares e complicações médicas.
Através de avaliações abrangentes, componentes educacionais, exercícios físicos e atendimentos, o programa oferece um atendimento multi especializado e conta com especialistas em treinamento especial, incluindo fisioterapeutas, terapeutas respiratórios e outros profissionais de fisioterapia e estudantes da área.
A reabilitação pulmonar é essencial para reduzir a frequência das exacerbações de doenças pulmonares crônicas, como DPOC, asma, bronquite, fibrose pulmonar, bronquiectasia, entre outras, além de ajudar pacientes que, acometidos pela Covid-19, desenvolveram comorbidades como pneumonia e insuficiência respiratória, fatores que fazem com que eles necessitem de diferentes tratamentos e técnicas que podem ajudar a melhorar sua função respiratória.
De acordo com uma pesquisa inicial feita pelo Centro de Doenças Infecciosas do Hospital Princess Margaret, de Hong Kong, um quarto dos pacientes curados do novo coronavírus apresentaram perda da função pulmonar de 20% a 30%.
O comprometimento respiratório em casos pós-covid-19 pode limitar a capacidade do indivíduo de realizar atividades da vida diária, reduzir a funcionalidade, alterar o desempenho profissional e dificultar a interação social. Além disso, os indivíduos afetados podem se tornar mais sedentários, aumentando o risco de comorbidades.
Embora ainda seja imprescindível ações para auxiliar esses pacientes, os serviços da área da saúde precisam reajustar suas estratégias para visar a recuperação respiratória e funcional desses indivíduos por meio da reabilitação pulmonar.
Nestes casos, com o auxílio do Programa de Reabilitação Pulmonar da Universidade Veiga de Almeida, a fisioterapia respiratória oferece melhoras na reversão de progressões patológicas, ajudando a reduzir ou evitar a necessidade de idas ao hospital em casos de diferentes condições respiratórias.
Fundamental para ajudar pacientes recuperados da Covid-19 após a alta, a fisioterapia respiratória funciona na forma de treinamento muscular respiratório, exercícios de tosse, treinamento diafragmático, exercícios de alongamento e exercícios em casa que resultaram na melhora da qualidade pulmonar dos pacientes.
De modo geral, todo o programa é focado em auxiliar a sociedade e oferecer tratamentos adequados para diferentes casos. Assim, os pacientes atendidos no CSVA conseguem:
• Entender melhor a doença;
• Desenvolver métodos para lidar com a patologia de modo adequado;
• Desenvolver em sua percepção de bem-estar e saúde;
• Recuperar a capacidade física e respiratória;
• Diminuir os sintomas e ser mais independente.
Durante a participação, os pacientes assistidos são orientados sobre como melhorar sua saúde e bem-estar geral, além de reduzir o risco de futuros eventos pulmonares. Métodos e atividades podem incluir:
• Técnicas de respiração e relaxamento;
• Mudança de hábitos de atividade física;
• Aprendizados sobre os processos de doença, medicamentos respiratórios, técnicas de maximização de energia e exercícios;
• Participação de sessões de recondicionamento de exercícios.
Benefícios da reabilitação pulmonar
Envolvendo pacientes e alunos de graduação da UVA, o Programa de reabilitação pulmonar ajuda a controlar diferentes condições pulmonares, fornecendo informações valiosas, como técnicas de respiração, uso de exercícios e estratégias para conservar e maximizar sua energia.
Uma melhora na tolerância ao exercício é um dos principais benefícios de se completar um programa de reabilitação pulmonar. Isso ajuda a tornar mais fáceis as atividades diárias básicas, como tomar banho, lavar a roupa, caminhar ou cuidar do jardim, aumentando sua independência.
O exercício regular é uma parte essencial da reabilitação pulmonar, ajudando a reverter o ciclo de inatividade e fazer do exercício uma parte de sua rotina diária.
De modo geral, os benefícios da reabilitação pulmonar incluem:
• Menos sintomas, como tosse ou falta de ar;
• Melhora da qualidade de vida;
• Aumento da capacidade de exercícios;
• Menos cansaço e mais disposição;
• Redução da frequência de crises respiratórias e, consequentemente, da necessidade de ir ao hospital com tanta regularidade.
A reabilitação pulmonar é eficaz para descobrir quais exercícios e técnicas de respiração podem auxiliar na sua recuperação, ajudando a obter os melhores resultados se o paciente continuar a fazer os exercícios e usar as habilidades que aprendeu diariamente.
A eficácia da reabilitação domiciliar foi demonstrada em vários estudos, incluindo muitos realizados no Brasil, principalmente em casos de pacientes recuperados do coronavírus. Assim, a reabilitação individualizada desses pacientes e o treinamento dos familiares no ambiente domiciliar permitem a utilização dos recursos disponíveis em cada domicílio, com as devidas adaptações, em ambiente familiar ao paciente.
Programa de Reabilitação Pulmonar da UVA
Os atendimentos do Programa acontecem às terças e quintas no CSVA, em três horários disponíveis: às 13h30, 14h30 e 15h30.
Os serviços são abertos a todo o público e pode ser solicitado no hall de procedimentos do CSVA, tendo um valor acessível para toda a comunidade.
Se você precisa de atendimento e deseja participar do Programa de Reabilitação Pulmonar da UVA, dirija-se à unidade de atendimento e comece agora mesmo a investir na sua saúde. Os pacientes passarão por uma triagem e serão encaminhados aos professores especialistas.
Serviço
Programa de Reabilitação Pulmonar da UVA
• Local: Centro de Saúde e Pesquisa Veiga de Almeida, na Praça da Bandeira (Rio de Janeiro – RJ)
• Atendimento: Terças e quintas, às 13h30, 14h30 e 15h30.
• E-mail: [email protected].
• Valor: contribuição social acessível
Mais Artigos
19/12/2024
Medicina Veterinária de animais silvestres: desafios e oportunidades
...
Ver artigo completo18/12/2024
Se torne especialista em logística na Universidade Veiga de Almeida
...
Ver artigo completo