15 carreiras em alta para quem fez faculdade de Moda
Compartilhe


As possibilidades de carreiras para quem fez faculdade de moda são várias, ainda que desconhecidas por muita gente. No geral, as pessoas focam na profissão de estilista e designer, porém a indústria possui um amplo leque de oportunidades profissionais.
Para que uma peça chegue com perfeição às nossas mãos, é necessário o trabalho de muitos indivíduos:
• Stylist;
• Coolhunter
• Gestor de compras;
• Visual merchandising;
• Fotógrafo;
• Ilustrador;
• Personal Stylist;
• E muitos outros.
Ficou interessado em conhecer todas as carreiras em alta no mundo da moda?
Então continue a leitura para ampliar seus horizontes e começar a traçar seu caminho de sucesso.
Carreiras em alta para quem fez faculdade de moda: 15 alternativas
Na área da moda, há muitas possibilidades de carreiras para você crescer profissionalmente. Embora sejam pouco conhecidas, são fundamentais – principalmente se levarmos em consideração as mudanças sociais e os avanços tecnológicos.
Confira a lista com quinze carreiras em alta.
1.Designer
É o profissional responsável por criar e desenhar modelos de roupas e acessórios. Além de criatividade para elaborar ideias inovadoras, deve estar sempre pesquisando tendências, mudanças de comportamento e interesses do público para projetar com exatidão.
2.Estilista
O estilista é quem cria toda a coleção da marca a partir das ideias pensadas pelo designer. Por isso, é importante entender um pouco sobre cada função da produção.
Muitos pensam que estilista e designer cumprem o mesmo papel. Porém cada um tem a sua responsabilidade, ainda que tenham trabalhos complementares e objetivos em comum.
3.Stylist
É aquele que decide como e o que será apresentado para o público. Portanto planeja editoriais, campanhas, catálogos, eventos e desfiles. Além disso, é quem elabora as combinações das peças, escolhe locações, fotógrafos e modelos.
4.Coolhunter
Se você adora pesquisar as tendências do momento, essa pode ser a sua escolha. O coolhunter, por meio de muito estudo e análise, faz previsões de mudanças de comportamentos e novas necessidades para inovar no mercado e nos produtos.
5.Gestor de compras
Apesar de parecer algo simples, tem uma função muito importante. É o responsável pela escolha e compra de tecidos, botões, aviamentos e tudo que for necessário para a produção das peças. É quem também controla o orçamento, faz o contato com fornecedores, a negociação dos valores e acompanha os pedidos e entregas.
6.Negócios
Para quem se interessa por muitas áreas da moda, escolher atuar na gestão é uma alternativa, visto que poderá trabalhar com produção, fabricação ou comercialização dos produtos.
Porém, além dos conhecimentos em moda, é importante também estudar marketing e técnicas de gestão. Pode desempenhar a função de gestor financeiro, estrategista para comercialização, gerente de marca, entre outros.
7.Visual merchandising
Já pensou em quem elabora as vitrines das lojas? Esse profissional prepara o ambiente para que o consumidor tenha a melhor experiência possível.
O seu trabalho é criar estratégias que tornem as vitrines mais atrativas, pensar em boas posições para expor os produtos e organizar a loja de acordo com a proposta da marca e com a coleção do momento.
8.Marketing
Além da formação em moda, é necessário se especializar também em marketing.
Então, se você tem interesse nessas duas áreas, uma das carreiras que pode seguir é como gerente/analista de marketing, sendo responsável por desenvolver as estratégias da marca, ou como assessor de imprensa, que é encarregado pela comunicação da marca.
9.Gestão para e-commerce
É uma das carreiras com maior crescimento por conta do alto número de lojas virtuais nos últimos anos. Também é uma possibilidade para quem almeja começar como empreendedor e criar sua própria marca.
Para trabalhar com lojas virtuais, além do conhecimento em finanças, logística, comunicação, marketing e tecnologia, é importante a formação em moda. Dessa forma, o profissional entenderá o nicho e a sua relevância.
10.Fotógrafo
É fundamental ter os conhecimentos e técnicas em fotografia, além dos softwares de edição. É uma área que exige do profissional o senso estético e a sensibilidade. Um bom fotógrafo com conhecimento em moda consegue captar a identidade da marca e dos seus produtos.
11.Personal stylist / Personal shopper
É a especialidade em moda que se dedica aos estudos de perfil e imagem de cada cliente. Para isso, analisa as características físicas e comportamentais e, junto com a pessoa, define um estilo ou um look específico para ela.
Este profissional colabora muito nas análises pessoais de combinação de roupas, cores e modelos, até mesmo nos cortes de cabelo e maquiagem. Isso pode ser feito com peças que os clientes já têm ou fazendo a sondagem e compra de novas peças.
12.Ilustrador
Se, além de moda, você também gosta de desenhos, pinturas e esboços, a ilustração é uma carreira interessante.
As criações podem ser usadas em editoriais, campanhas, revistas ou instruções para o trabalho dos costureiros. Além de criatividade, é preciso estudar técnicas de desenho e design gráfico.
13.Moda sustentável
A sustentabilidade, apesar de ser um dos maiores desafios do nicho da moda, é um dos conceitos mais necessários no momento. Visto que o setor produz e induz o consumo de produtos com ciclos de vida curtos, o objetivo é preservar ao máximo o meio ambiente.
O propósito do profissional deste segmento é, então, reduzir a quantidade de poluentes na fabricação, a retirada de matérias-primas da natureza e os desperdícios de tecidos, além de fazer um uso eficaz dos recursos hídricos e priorizar a produção de menor escala, entre outros.
14.Moda inclusiva
Quando olhamos as vitrines e as araras das lojas, percebemos uma produção maior de roupas padronizadas, fazendo com que muitas pessoas não se sintam representadas. Por isso, este segmento da moda tem a finalidade de refletir sobre essa questão e produzir peças funcionais para todos os tipos de corpos.
15.Moda tecnológica
O avanço da tecnologia também chegou no mundo da moda e nós não estamos falando de roupas de LEDs, ok?
Nessa área, os profissionais se dedicam a produzir tecidos tecnológicos, como: anti-UV, para proteção da pele; antichamas, para profissionais que se expõem a risco de incêndios; e supermicrofibra, com conforto térmico e antibacteriano.
Agora que você conheceu algumas carreiras em alta para quem é formado em moda, conheça mais sobre a graduação em Design de Moda da UVA.