Conheça 5 principais habilidades que as empresas buscam
Compartilhe
Quem não sonha em trabalhar em uma empresa excelente? Bons salários, ambiente de trabalho favorável, benefícios, harmonia entre profissionais… Todas essas características são essenciais para a organização. No entanto, é preciso considerar que a base de tudo isso são os colaboradores. Eles precisam reunir algumas habilidades profissionais que ajudarão no desenvolvimento corporativo.
Neste post, você vai saber quais são essas características, como elas influenciam o sucesso na profissão e o quão importante é a constante evolução para o desenvolvimento delas. Confira!
QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PROFISSIONAIS?
Ambos os conceitos são bastante utilizados no mercado de trabalho e em diversas ocasiões são considerados similares, mas a verdade é que competência e habilidade têm as suas diferenças, mesmo que sutis.
A competência está relacionada a um conjunto de habilidades e conhecimentos interligados, que podem ser adquiridos por treinamentos ou experiências, permitindo maior êxito na atuação profissional.
Já a habilidade diz respeito à capacidade que o colaborador tem para executar uma tarefa e características que o ajudam no desenvolvimento de aptidões. De maneira geral, a habilidade é algo inato da pessoa, enquanto a competência pode ser aprendida.
POR QUE CONHECER AS HABILIDADES MAIS VALORIZADAS PELAS EMPRESAS?
Saber quais habilidades são valorizadas pelas empresas é fundamental justamente para se aperfeiçoar e já chegar pronto para atender às demandas da organização.
Compreender o que o mercado quer exige que os profissionais se prepararem e busquem a qualificação ideal, facilitando a compatibilidade com as vagas disponíveis. Sem contar que isso será relevante para a execução das tarefas com rapidez, contribuindo também para a desenvoltura no ambiente de trabalho e aproximando mais o colaborador do sucesso.
QUAIS AS PRINCIPAIS HABILIDADES PROFISSIONAIS PROCURADAS PELAS EMPRESAS?
Separamos alguns exemplos a seguir. Confira a lista!
1. COMUNICAÇÃO
A comunicação é uma das habilidades primordiais para as empresas. O diálogo ajuda no aprendizado e a ampliar a comunicação interpessoal, que é de suma importância para quem deseja ter sucesso.
As organizações buscam tal característica porque os colaboradores precisam estar alinhados para que haja crescimento e desenvolvimento. Portanto, é essencial existir um discurso claro, no tom de voz correto e coerente. Isso mostra o interesse pela fala do outro e cria uma abertura para que uma interação seja criada.
2. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
A inteligência emocional é a capacidade que uma pessoa tem de identificar seus próprios sentimentos e também dos que estão ao seu redor, a fim de gerenciar as emoções tanto no âmbito interno quanto externo. Para formá-la é preciso pensar em alguns pontos, entre os quais estão o autoconhecimento, a automotivação, o reconhecimento emocional e o relacionamento interpessoal.
Mas por que as empresas valorizam tanto essa habilidade? Justamente porque ela exige uma boa troca entre as pessoas e tem relação com a compreensão humana. Todo indivíduo tem as suas crenças, necessidades e características pessoais, e a forma como ele gere os sentimentos o ajuda a encontrar saídas favoráveis quando existe algum conflito, mas também a lidar com as diferenças entre os sujeitos.
3. LIDERANÇA
Outra característica importante exigida cada vez mais pelas organizações na atualidade é a capacidade de liderança. Saber liderar não deve estar restrito apenas àqueles que tem ou almejam cargos gerenciais — precisa ser acessível a todos.
O bom líder é aquele capaz de compreender e trazer à tona o melhor dos liderados, motivando e inspirando as equipes a atuarem de maneira mais proativa, mas também elevar o desempenho e as habilidades individuais dos colaboradores.
4. FLEXIBILIDADE
O profissional flexível é requisitado nas organizações justamente pela sua aptidão em se adaptar às transformações que estão acontecendo ou estão por vir.
A capacidade de rever seus pontos de vista, tendo abertura para ideias que se diferenciam das suas, sem dúvida é algo primordial nas organizações que almejam atingir o sucesso. Apesar de algumas pessoas terem a característica inata, ela pode ser aprendida e desenvolvida ao longo do tempo.
5. CRIATIVIDADE
Diante da necessidade de constante inovação e flexibilidade para se adaptar às mudanças que acontecem no mundo, o colaborador precisa desenvolver a sua criatividade. Essa é uma das habilidades mais requeridas pelas empresas, afinal, diz respeito àquele pensamento fora da caixa, que ajuda a organização a se diferenciar e a destacar da concorrência.
Não ficar preso a padrões e regras, estar sempre em direção ao novo, buscar soluções distintas para problemas antigos, ser capaz de fazer mais com menos: tudo isso ajuda a formar um profissional que dará um enfoque distinto às adversidades, criando conexões.
COMO DESENVOLVER NOVAS HABILIDADES PROFISSIONAIS E QUAL A IMPORTÂNCIA DE EVOLUIR CONSTANTEMENTE?
O primeiro passo é o anseio pelo aprendizado. É preciso estar disposto a mudar, mas também saber quais fontes de conhecimento podem ajudá-lo em tal desenvolvimento. Portanto, as trocas com outros indivíduos são tão significativas nesse processo.
Outro ponto é lembrar que a evolução demora um certo tempo e não acontecerá muito rapidamente. Estar engajado e consciente de que as coisas vão se encaixando ao longo do tempo é a melhor maneira de adquirir novas habilidades.
De maneira geral, o valor de evoluir constantemente está atrelado ao dinamismo constante dos negócios e a capacidade de se destacar em meio a tantas pessoas que estão em busca de uma colocação de evidência no mercado. Sem contar que quem se atualiza mostra um interesse em estar alinhado ao negócio e às suas necessidades futuras.
COMO A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PODE AJUDAR?
Por mais que algumas habilidades profissionais não precisem do aprendizado formal, elas estão interligadas. A qualificação é primordial para conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Ela também ajuda na conquista de promoções, melhora os níveis salariais e possibilita sair das áreas operacionais e crescer em cargos de gestão.
Aqueles que se sobressaem são os que estão sempre estudando as novidades do mercado, melhorando o currículo e, consequentemente, despertando a atenção de recrutadores. Afinal, é por meio do seu histórico que a empresa terá o primeiro contato com você.
O desenvolvimento de habilidades profissionais é um processo. Por isso, é interessante que você esteja atento não só às necessidades do mercado, mas também que conheça a fundo a sua área de atuação para ter um desenvolvimento pleno.
E então, gostou desse post? Tem alguma dúvida sobre o que foi apresentado ou quer dar sua contribuição? Deixe o seu comentário!