19/12/2024
Medicina Veterinária de animais silvestres: desafios e oportunidades
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Com o crescente compartilhamento de dados via internet, a vulnerabilidade de algumas ferramentas disponibilizadas online tornou a troca e administração de informações digitais um tópico fundamental para a evolução das empresas. E é aí que entra o famoso Big Data!
Os avanços tecnológicos geraram recursos que se tornaram indispensáveis para o nosso dia a dia. De bancos digitais à possibilidade de agendar uma viagem (com hospedagem, roteiros, passagens e até alugar carros), a tecnologia conseguiu mudar a forma como as coisas sempre foram feitas, oferecendo serviços que os consumidores sempre sonharam ter na palma da mão.
Através dessa revolução, o volume e diversidade de dados manipulados e armazenados nos meios digitais se tornaram gigantescos. Atualmente, eles compõem a força do Marketing de Informação, tornando a utilização do conceito Big Data imprescindível em nosso dia a dia.
Mesmo assim, apesar de tão importante e já intrínseco à rotina de grande parte da população mundial, o termo Big Data ainda é um mistério para muitos.
Surgindo no início dos anos 2000, o conceito Big Data se desenvolveu a partir da necessidade se referir à quantidade gigante de dados estruturados e não estruturados gerados a cada segundo por meios digitais.
Eles são inseridos e passam a fazer parte de um conjunto armazenado e administrado em diversas plataformas e dispositivos online, como:
• Ferramentas de busca, como o Google;
• Redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram;
• Recursos de GPS via smartphone;
• Fotos e vídeos digitais;
• Bancos Digitais;
• Registros de transação de compras online, e muitos outros.
Fluindo à uma velocidade inimaginável, esses dados precisam de profissionais especializados para serem administrados, armazenados, separados e servir como base de análise para futuros objetivos corporativos. E como a tecnologia não para o conceito de Big Data gera espaços para profissionais com as melhores remunerações do mercado!
Conheça mais sobre esse importante avanço da tecnologia e compreenda como o Big Data faz parte do nosso cotidiano. Acompanhe a leitura!
O conceito de Big Data foi criado quando o analista Doug Laney, enxergando a importância da coleta e armazenamento de dados para análises futuras, determinou os “três Vs” do Big Data.
De modo geral, o Big Data se torna a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações e interpretações sobre o imenso volume de dados de grande variedade.
O termo foi evoluindo e, oficialmente, passou a ser mais difundido a partir de 2005, com a publicação de um artigo de autoria de Roger Magoulas, que trabalhava na companhia O’Reilly Media.
Para tornar todas essas etapas possíveis, são necessárias soluções específicas para Big Data que permitam aos profissionais de Tecnologia da Informação (TI) trabalhar com dados a uma grande velocidade e com mais qualidade.
Por isso, as ferramentas de Big Data são de grande importância na definição de estratégias empresariais, como nas áreas de marketing e vendas, por exemplo. Através delas é possível aumentar a produtividade, reduzir custos e tomar decisões de negócios mais inteligentes.
Para compreender a importância do Big Data, é preciso pensar grande. Por exemplo, pense em algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo. Uma grande parte do valor que eles oferecem vem de dados, que são analisados constantemente para produzir mais eficiência e desenvolver novos produtos, recursos ou serviços.
Com isso, as soluções de Big Data, feitas para lidar com um grande volume de dados, não devem só dar conta da grande quantidade de dados variáveis, mas devem fazer isso a uma grande velocidade, com confiabilidade e identificando seu valor.
Por isso, nos últimos anos, mais dois “Vs” surgiram para compor o conceito original de Laney. São eles:
A partir daí, grande parte das empresas passou a fazer o uso do Big Data para evoluir, extraindo assim informações melhores e mais customizadas para seus projetos.
Seja no ambiente interno – identificando reclamações e preocupações de seus clientes para criar soluções -, ou no mundo digital (monitorando dados para sugerir ou desenvolver novos produtos no timing correto), o Big Data se tornou uma ferramenta indispensável.
Um de seus usos mais comuns é destinado à solução de problemas e satisfação de desejos dos clientes antes mesmo que eles peçam ou registrem qualquer reclamação.
Por exemplo, grandes empresas usam o Big Data para oferecer sugestões de sites de compras e serviços, como a Amazon, a Netflix, a Magazine Luiza e até supermercados online, como o Pão de Açúcar.
Essas recomendações surgem através da interpretação de dados buscados e/ou compartilhados pelos usuários durante seu dia a dia na internet, por meio de conteúdos produzidos pelos clientes, que são mapeados e armazenados.
Também são analisados comportamentos, tendências e oportunidades de negócios através da administração desses dados, compreendendo as necessidades das pessoas e utilizando essas informações para gerar insights preciosos e cada vez mais certeiros para as organizações.
O termo também é utilizado para falar sobre outros temas, como Internet das Coisas (o famoso IoT). Afinal, carros e geladeiras conectados já são uma realidade, e a quantidade de dados que dispositivos conectados à internet oferecem é surpreendentemente alta.
Como vimos, o peso do Big Data para o desenvolvimento de planos de negócio mais eficientes e mais certeiros para as empresas é gigantesco. Com isso, o papel de profissionais especializados na área se torna indispensável.
Para ter sucesso em soluções de Big Data, as empresas buscam por profissionais capazes de lidar com todo o acúmulo de dados. Por isso, as grandes empresas afirmam que é fundamental contar com equipes bem estruturadas para lidar com informações de compra e venda, registros financeiros e canais de interação não-digitais, como call centers e até telemarketing.
As organizações estão utilizando esses dados a fim de dominar o cenário do mercado, aumentando a satisfação com a própria marca e evoluindo sustentavelmente. As carreiras que se envolvem diretamente com o Big Data são consideradas as melhores para atuar nas profissões do futuro.
De acordo com o Guia Salarial 2022 da consultoria Robert Half, os cargos envolvendo a análise e administração de dados digitais já figuram entre os mais bem pagos e com maior tendência de crescimento.
Segundo o estudo, os salários para esses profissionais já circulam entre R$ 5.600,00 a mais de R$ 20.000,00, dependendo de sua especialização e nível de carreira.
Se você deseja fazer parte do futuro da tecnologia e embarcar nesse movimento de sucesso, saiba que a UVA é uma instituição focada em desenvolver as habilidades e competências necessárias através de seus cursos.
Venha para a UVA e garanta os melhores recursos para construir um futuro promissor em Big Data!
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