Saiba tudo sobre artigo científico
Compartilhe


Ao ingressar em uma universidade, é comum ouvir seus professores e demais pessoas do mundo acadêmico falarem sobre o artigo científico. Esse tipo de trabalho é cada vez mais comum nos cursos de graduação por conta dos benefícios que ele traz à sociedade em geral e ao conhecimento e carreira no mundo do trabalho.
Lembre-se de que a faculdade faz mais do que ensinar jovens e adultos sobre um tema específico. Ela também constrói cidadãos no aprimoramento das suas habilidades argumentativas e senso crítico.
O artigo científico se torna um importante papel nessa concepção. Sabe as principais descobertas acadêmicas e nas ciências, como a Teoria da Relatividade, a descoberta de vacinas e outros temas? Tudo ocorreu graças à construção de um artigo científico para explicar toda a ideia, pesquisa e solução.
Neste conteúdo, vamos mostrar a você os principais detalhes sobre o conceito de artigo científico, a importância para os universitários e como produzir um, ajudando-o no protagonismo da sua jornada. Confira.
O que é um artigo científico?
É um modelo de produção textual muito utilizado por pesquisadores e que tem o intuito de apresentar uma ideia, mostrar hipóteses e seus resultados.
Quando publicados, normalmente eles abordam temas relevantes para a comunidade, tendo a finalidade de comunicar qualquer pesquisa de maneira clara, concisa e verdadeira, desde que de forma original.
Por esse motivo, é comum as universidades exigirem ou darem preferência a esse trabalho como opção na conclusão de curso com o TCC.
Em geral, existem três tipos de artigos científicos:
• Relato de pesquisa: o pesquisador descreve seus procedimentos e apresenta seus achados a partir de uma ideia inicial;
• Relato de experiência: aqui a ideia é apresentar um procedimento, uma vivência ou uma atividade, com descrição e exemplos;
• Revisão da literatura: é apenas a realização da pesquisa e da redação de um determinado assunto a partir de ideias de autores existentes, em que você estuda e explica suas interpretações e conclusões.
Logo, é bem comum encontrar esses conteúdos em todas as áreas de graduação.
Quais os benefícios do artigo científico para os estudantes?
Tão presente no dia a dia acadêmico, os artigos científicos são fundamentais para a disseminação e democratização do conhecimento científico, seja ele de qual área for – Física, Química, História, Geografia, Português etc.
Engana-se quem o considera apenas como objeto de estudo para quem está na área da pesquisa ou relacionada às ciências e suas tecnologias. Ele também é encontrado nas ciências humanas e em demais áreas.
Dessa forma, os artigos são impulsos para que novas pesquisas sejam feitas e novos resultados sejam relatados ou para a expansão das descobertas encontradas. Logo, ele é muito escolhido como opção ao se defender uma tese no término da faculdade, por sua maior praticidade e objetividade na apresentação e explicação de argumentos, diferente da monografia que é mais extensa.
Sendo assim, o artigo científico tem a função de facilitar o acesso ao conhecimento e validá-lo. Ou seja, se um pesquisador faz uma descoberta, ele a publica para que outros profissionais tenham a oportunidade de conhecê-la e verem quais seriam seus benefícios sobre ela.
Como fazer um artigo científico?
Agora que explicamos o conceito, chegou a hora de entender como fazer um artigo científico na prática. Como qualquer trabalho, o primeiro passo é sempre o planejamento. Assim, siga esses passos:
1. Identifique qual o objetivo do seu trabalho
O primeiro passo é entender qual o objetivo do trabalho: é para concluir sua faculdade? Você precisa apresentar e pesquisar um tema? Tem que ser algo inovador ou não? Para permear esse ponto, é bom entender qual modelo de artigo pretende utilizar.
2. Pense em um bom tema
Sabendo o modelo, é o momento de pensar em qual temática vai trabalhar. Deve ser algo bem específico e relevante, sem ser muito abrangente. Nesse sentido, você pode contar com a ajuda de um professor da sua área de interesse, que o orientará da melhor forma para delimitar seu problema e definir uma hipótese e, assim, começar a sua pesquisa.
3. Separe diversos autores e outras referências para a produção
Aqui é a hora de usar o embasamento da sua pesquisa até a chegada do resultado. Ninguém tira uma ideia do nada. Então você precisa reunir quem já falou sobre o assunto e partir a sua produção daí.
Além disso, você precisa conhecer o “estado da arte”, ou seja, tudo o que já foi feito sobre o seu tema até o momento.
4. Construa um esqueleto com as ideias
Depois de separado os tópicos anteriores, antes de começar a escrever, esquematize suas ideias, o que pretende falar e como.
Algumas perguntas-chave podem nortear:
Para quem vou escrever? O que desejo informar/comunicar ao meu leitor? Como vou dizer tudo isso? Quais são as informações científicas que já existem sobre esse assunto? Meu tema é realmente relevante e vale o esforço de teorizá-lo? O tema contribuirá para a sociedade e de que forma? Qual linguagem mais adequada a se empregar?
5. Conheça a estrutura de um artigo científico
Aqui você precisa conhecer a estrutura para saber como escrever. Lembrando que existem diversos modelos e que pode ter variações conforme a sua universidade.
No entanto, a essência é a mesma:
• Título;
• Resumo;
• Introdução;
• Revisão bibliográfica;
• Objetivo;
• Método;
• Resultados;
• Discussão;
• Conclusão;
• Referências.
6. Seja original e ético
A ética é um dos pontos mais importantes. Não se pode fazer cópia e plágio. Caso se inspire na ideia de outro autor, sempre deixe clara a citação. Busque originalidade.
7. Siga as normas da ABNT
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável por padronizar as produções acadêmicas do país, com as normas da ABNT. Então olhe cada detalhe, pois existem muitas regras importantes para a construção.
8. Revise de forma atenciosa e detalhada
Por fim, você precisa sempre revisar seu trabalho de forma cuidadosa, tanto no que se refere à coesão, coerência, ortografia, pontuação etc. quanto ao conteúdo em si.
A UVA te prepara para o futuro profissional
E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre o que é um artigo científico?
Agora que você já sabe os principais pontos, é hora de começar a pensar no seu, seja para um trabalho ou para a conclusão do seu curso na universidade.
Aqui, na UVA, os alunos desenvolvem pensamento crítico e colocam a mão na massa. Saiba mais sobre nossa metodologia de ensino clicando aqui.