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Conheça áreas promissoras em Publicidade e Propaganda

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Fazer parte dos processos de criação de campanhas publicitárias normalmente é o sonho daqueles que investem em uma graduação em Publicidade e Propaganda.

 

Fundamental para as agências de publicidade, o departamento de criação é, comumente, onde se concentram o maior número de funcionários e, é claro, os salários mais altos. De desenvolver peças de comunicação à criação de toda a base de expressão artística e visual das campanhas, o setor reúne os mais diversos cargos, tais como:

 

• Diretor de Criação;

 

• Supervisor de Criação e Materiais Publicitários e/ou Promocionais;

 

• Web Designer;

 

• Assistente de Criação;

 

• Redator Publicitário;

 

• Revisor;

 

• Entre outros.

 

De modo geral, o reconhecimento, os prêmios, o exercício pleno da criatividade em cada etapa do processo e a excelência do trabalho em equipe (além dos altos salários) são algumas das características que mais chamam a atenção de quem vislumbra uma carreira na área.

 

Mesmo assim, o departamento de criação, apesar de ser o caminho clássico para quem se forma em PP (sigla bastante conhecida e usada para se referir à profissão de Publicidade e Propaganda), não é o único setor em que um publicitário pode se estabelecer com sucesso.

 

Cheio de opções promissoras e que vão muito além da criação, o mercado de publicidade permanece em alta entre as profissões das Ciências Humanas e oferece diversas possibilidades de atuação para seus profissionais. Muitas delas apresentam uma tendência de crescimento acelerado para os próximos anos, vislumbrando um futuro no qual as oportunidades são numerosas e rentáveis.

 

Saiba quais são as áreas mais promissoras onde um profissional de Publicidade e Propaganda pode atuar e fique por dentro das oportunidades que o mercado oferece. Acompanhe.

 

 

CRM – Customer Relationship Management

 

A crescente procura por estabelecer uma presença digital de peso faz com que, a cada dia, mais empresas procurem profissionais especializados em Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, para ter sucesso em seus negócios.

 

O publicitário que optar por atuar na área será o grande responsável por fazer a ponte entre a empresa e o cliente, principalmente no que diz respeito a identificar, coletar dados e traduzir os desejos e anseios do cliente em estratégias concretas.

 

Como um elo fundamental para que toda a comunicação seja clara e realista, é ele quem levanta as informações sobre as necessidades do cliente, quem orienta sobre as possibilidades internas de adaptação, quem define prazos e otimiza a entrega dos ativos, além de coletar dados fundamentais para implementar melhorias e ajudar a definir as estratégias ideais para otimizar a comunicação da marca.

 

•Onde trabalha? Principalmente em empresas do setor privado.

 

•Modelo de contratação? Sobretudo CLT, com poucas chances de assinar contratos como Pessoa Jurídica.

 

•Salários? De R$ 2.200 a R$ 8.900, de acordo com o Guia Salarial 2021 produzido pela consultoria Robert Ralf.

 

 

 Marketing Digital

 

Na atualidade, o marketing digital tornou-se o principal conjunto de práticas utilizadas para divulgação de uma marca, produto ou serviço através das ferramentas on-line.

 

Como um setor que tem crescido exponencialmente nos últimos anos, a carência por bons profissionais de marketing digital é bem grande, o que traz a oportunidade de se colocar como um profissional de destaque, principalmente se você tem bons conhecimentos sobre:

 

•Negócios;

 

•Gestão;

 

•Comportamento do consumidor;

 

•Estratégias do mercado digital;

 

•Ferramentas e recursos da web.

 

Para o setor, a chave é saber comunicar de forma correta, utilizando linguagens específicas para levar a informação através de sites, e-mails, redes sociais e qualquer outra ferramenta digital.

 

A expansão dos e-commerces e a necessidade de se adaptar à transformação digital trouxe grandes oportunidades para os profissionais da área, tornando essa uma das carreiras do futuro.

 

•Onde trabalha? Agências de publicidade, empresas públicas e privadas, consultorias e de forma autônoma.

 

•Modelo de contratação? Sobretudo Pessoa Jurídica, com boas possibilidades de contratação no regime CLT.

 

•Salários? De R$ 3.450 a mais de R$ 20.000, de acordo com o Guia Salarial 2021 produzido pela consultoria Robert Ralf.

 

 

Inteligência de Mercado

 

Os profissionais que trabalham na área de BI (Business Intelligence) – também conhecida como Inteligência de Mercado – e Big Data são os responsáveis por analisar o cenário e a situação do mercado, mapear as tendências de crescimento, analisar o perfil de clientes e da concorrência para identificar riscos e novas oportunidades de negócios, principalmente no meio digital.

 

Neste sentido, seu papel é utilizar técnicas e ferramentas para desenvolver estratégias que ampliem os cenários comerciais das empresas, tais como:

 

• Análise SWOT;

 

• Benchmarking;

 

• Monitoramento de mídia;

 

• Análise de dados.

 

O objetivo é entender o que se passa do lado de fora da empresa, utilizando todo esse material para aumentar sua competitividade e estimular setores internos a alcançar melhores resultados.

 

Um especialista na inteligência de mercado atua principalmente como um pesquisador, utilizando suas habilidades para compreender como um produto ou serviço é visto pelos clientes, tais como:

 

•Entender se o preço está de acordo com o mercado;

 

•Identificar oportunidades de criar novos produtos ou embutir diferenciais nos já produzidos;

 

•Descobrir como os consumidores percebem a marca;

 

•Compreender a mente de clientes atuais e potenciais.

 

Outra atribuição muito importante desses profissionais é estudar e compreender a concorrência, identificando suas estratégias e tendências de crescimento. Além disso, ele visualiza o mercado como um todo, investigando problemas, players e influenciadores, especializando-se na identificação de soluções criativas que a indústria tem oferecido para serem aplicadas às necessidades das empresas.

 

•Onde trabalha? Agências de publicidade, empresas públicas e privadas, consultorias e de forma autônoma.

 

•Modelo de contratação? Sobretudo Pessoa Jurídica, com boas possibilidades de contratação no regime CLT.

 

•Salários? De R$ 3.450 a mais de R$ 15.000, de acordo com o Guia Salarial 2021 produzido pela consultoria Robert Ralf. 

 

 

Growth Marketing

 

Relativamente novo no Brasil, o setor de growth marketing nasceu a partir do conceito de utilizar ciência para conduzir experimentos dentro do funil de marketing. Sua intenção é alavancar um negócio através de estratégias e táticas não convencionais de marketing orientado ao crescimento.

 

Focado na escalabilidade do negócio, a área combina metodologias inovadoras, tais como:

 

• Inbound marketing;

 

• SEO;

 

• Conteúdos virais;

 

• Testes A/B;

 

• Marketing de recomendação;

 

• Entre outras.

 

Esses e outros recursos criativos são utilizados de forma técnica para estimular o crescimento rápido de um negócio. De modo geral, o setor possui duas oportunidades e cargos mais definidos e conhecidos atualmente, tais como:

 

Growth Hacking: Responsável pela criação, implementação e documentação de testes para realizar a melhoria contínua de todos os aspectos do negócio. Ele utiliza estratégias variadas para realizar a aquisição e atração de clientes, ativação dos consumidores, melhoria da experiência com seus produtos e/ou serviços, fidelização de clientes e aumento do nível de satisfação do público.

 

Growth Product Manager: Responsável por fazer com que os usuários e clientes identifiquem o valor e importância de produtos que já existem na empresa, otimizando-os em todos os aspectos (produção, comunicação, visual e similares) de maneira escalável.

 

•Onde trabalha? Empresas privadas, multinacionais, startups, consultorias e de forma autônoma.

 

•Modelo de contratação? Sobretudo Pessoa Jurídica.

 

•Salários? De R$ 4.000 a R$ 42.000, de acordo com o Guia Salarial 2021 produzido pela consultoria Robert Ralf. 

 

Como vimos, o universo digital trouxe muitas oportunidades de crescimento para os profissionais de publicidade, ampliando suas possibilidades de atuação e carreira no Brasil e no mundo.

 

Se você deseja aproveitar as chances de entrar em um mercado bastante aquecido e realizar o sonho de cursar a faculdade dos seus sonhos, saiba que a UVA possui corpo docente qualificado e preparado para conduzir o curso de Publicidade e Propaganda, além de oferecer benefícios extras para os discentes, como cursos de inglês e liderança.

 

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