GRADUAÇÃO
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Quando será o início do semestre letivo?
O próximo semestre terá início em fevereiro de 2025.
Quais as formas de entrada na UVA?
Você pode escolher a melhor forma para entrar na UVA. Temos as formas de ingresso:
• Vestibular on-line – Caso não tenha feito o ENEM;
• ENEM – Para você que teve uma pontuação boa!
• Transferência externa – Se estiver interesse de mudar de Instituição e vir para a UVA;
• Portador de Diploma – Para você que deseja fazer uma segunda graduação;
• Reingresso – Já foi nosso aluno? Que tal voltar com um desconto diferenciado? Clique no link e escolha a melhor forma para você: https://www.uva.br/simulador-de-desconto/
Como funciona o processo de inscrição e matrícula na instituição?
Você pode fazer sua inscrição e matrícula pelo site da UVA. Siga os passos abaixo:
1. Acesse o site da UVA: uva.br/
2. Clique no botão rosa "Inscreva-se" no alto do lado direito do site para iniciar sua inscrição.
3. Para quem ingressará via Vestibular:
• Preencha a sua redação no próprio formulário de inscrição.
• Aguarde até 24 horas para verificar sua aprovação.
4. Para quem optar por outras formas de ingresso:
• Após a inscrição, você pode fazer sua matrícula imediatamente clicando no botão “matricule-se”
• Se preferir concluir a matrícula mais tarde, clique em "Conclua sua Matrícula" no menu do site.
Quais documentos são necessários para concluir a inscrição?
Inscrição via vestibular:
• Histórico Escolar com Diploma/Certificado de Conclusão do Ensino Médio (cópia autenticada);
• Documento de Identidade (cópia);
• CPF (cópia);
• Comprovante/Declaração de residência.
• Caso não possua todos os documentos listados, eles poderão ser entregues posteriormente ao processo de matrícula, que consiste no aceite do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (CPSE) e pagamento da matrícula. Mas atenção: é necessário respeitar o prazo de entrega dos documentos e as regras estabelecidas no CPSE.
Inscrição via transferência:
• "Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (cópia autenticada);
• Histórico escolar do Ensino Médio (original ou cópia autenticada);
• Documento de Identidade (cópia);
• CPF (cópia);
• Comprovante/Declaração de residência;
• Histórico escolar da instituição de ensino superior de origem;
• Caso não possua todos os documentos listados, eles poderão ser entregues posteriormente ao processo de matrícula, que consiste no aceite do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (CPSE) e pagamento da matrícula. Mas atenção: é necessário respeitar o prazo de entrega dos documentos e as regras estabelecidas no CPSE.
• Documentação para análise de dispensa de disciplinas: Histórico escolar da instituição de ensino superior de origem; Programas das disciplinas cursadas constando os créditos e a carga horária (autenticados pela instituição de ensino superior de origem)."
Inscrição via ENEM:
• Histórico Escolar com Diploma/Certificado de Conclusão do Ensino Médio (cópia autenticada);
• Documento de Identidade (cópia);
• CPF (cópia);
• Boletim do ENEM;
• Comprovante/Declaração de residência;
• Caso não possua todos os documentos listados, eles poderão ser entregues posteriormente ao processo de matrícula, que consiste no aceite do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (CPSE) e pagamento da matrícula. Mas atenção: é necessário respeitar o prazo de entrega dos documentos e as regras estabelecidas no CPSE."
Inscrição via Portador de Diploma:
• Histórico escolar com Certificado / Diploma de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (cópia autenticada);
• Histórico escolar do Ensino Médio (original ou cópia autenticada);
• Documento de Identidade (cópia);
• CPF (cópia);
• Comprovante/Declaração de residência;
• Diploma de nível superior (cópia autenticada);
• Caso não possua todos os documentos listados, eles poderão ser entregues posteriormente ao processo de matrícula, que consiste no aceite do Contrato de Prestação de Serviços
• Educacionais (CPSE) e pagamento da matrícula. Mas atenção: é necessário respeitar o prazo de entrega dos documentos e as regras estabelecidas no CPSE.
• Documentação para análise de dispensa de disciplinas: Diploma de nível superior (cópia autenticada); Histórico escolar da instituição de origem (Original e cópia autenticada).
Quais são os documentos pessoais necessários para a matrícula?
• Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso);
• Carteira de Identidade (frente e verso).
• CPF: Cadastro de Pessoa Física (frente e verso);
• Comprovante de residência.
Como é o pagamento da primeira mensalidade?
Em boleto, cartão de crédito ou PIX. Após dar o aceite de contrato no Portal de matrícula você terá acesso ao boleto e poderá alterar a forma de pagamento para cartão de crédito ou PIX se desejar.
Posso reingressar/reabrir minha matrícula de graduação?
É possível realizar o reingresso na UVA. Se você já estudou na UVA e deseja retomar o mesmo curso, agora ficou mais fácil. Confira como solicitar seu reingresso:
1. Clique em "Inscreva-se" no topo do site.
2. Preencha seus dados e, em "Forma de Ingresso", selecione "Reingresso". Escolha o mesmo curso e modalidade de ensino que estava antes.
3. O sistema reconhecerá seu cadastro. Acesse com seu login (CPF) e senha.
4. Complete os dados da sua inscrição e clique em "Próximo".
5. Na página seguinte, clique em "Matricule-se".
6. Confirme seus dados e aceite o contrato.
7. Efetue o pagamento via boleto ou cartão de crédito.
Após o aceite do contrato e pagamento, seu reingresso estará confirmado!
Atenção: Se você deseja ingressar em outro curso, não selecione "Reingresso". Opte por vestibular, ENEM, transferência (de outra universidade) ou portador de diploma (se já cursou outra graduação na UVA). Disciplinas já cursadas podem ser dispensadas via protocolo, mas no reingresso para o mesmo curso, essa análise é automática.
Como funciona a dispensa de disciplinas na UVA?
Se você já possui uma graduação (Portador de Diploma) ou vem de outra instituição (Transferência Externa), pode aproveitar suas disciplinas na UVA. Envie histórico e ementas do curso em PDF pelo link www.uva.br/servicos-uva/. O coordenador avaliará os documentos e autorizará a dispensa das disciplinas, permitindo que você monte sua grade de estudos. O retorno será enviado por e-mail.
O aproveitamento de conhecimentos está regulamentado pelo Art. 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) e pelo Parecer CNE/CES nº 282/2002.
Após assinar o contrato, quais são os próximos passos?
Efetuar o pagamento da mensalidade. Com o aceite de contrato e pagamento da primeira mensalidade você será enturmado nas disciplinas do curso. A documentação de matrícula deverá ser entregue dentro do prazo estabelecido no contrato.
Nos casos de Transferência Externa, Portador de Diploma e Reabertura de Matrícula, em que currículo os alunos deverão ser incluídos?
Transferência Externa e Portador de Diploma: no currículo de calouro, considerando as isenções concedidas após a análise de aproveitamento curricular. Reabertura de Matrícula: currículo de veterano, considerando o currículo vigente.
METODOLOGIA E INFRAESTRUTURA
Qual é a metodologia de ensino adotada pela instituição?
A UVA adota a metodologia inovadora UVA MAKER, onde os alunos aprendem de forma prática, produzindo trabalhos baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Com apoio de professores mentores e acesso a laboratórios avançados, os alunos enfrentam desafios modernos e solucionam problemas reais. A proposta pedagógica da UVA foca na aplicação prática do conhecimento, incentivando criatividade, pensamento crítico, comunicação e colaboração. A aprendizagem é baseada em projetos, integrando diversas áreas do conhecimento e organizados em torno de temas como sustentabilidade, automação, mídias digitais e diversidade, preparando os estudantes para resolverem problemas globais de forma prática e colaborativa. Saiba mais em www.uva.br/sobre/metodologia-maker/.
Os cursos oferecidos são reconhecidos pelo MEC? Qual é a nota dos cursos?
A Universidade Veiga de Almeida (UVA) recebeu a nota máxima do MEC para o Conceito Institucional (CI) tanto no ensino presencial quanto no EAD, e mantém um Índice Geral de Cursos (IGC) de 4 (em uma escala de 1 a 5). Poucas universidades particulares no Brasil possuem essa combinação, colocando a UVA entre as dez melhores do país. No Rio de Janeiro, a UVA tem o melhor IGC contínuo de 2022 entre as universidades privadas com fins lucrativos. Saiba mais em Avaliações MEC ou na página do curso de seu interesse.
O que a infraestrutura dos campi da UVA pode me oferecer?
A UVA oferece uma estrutura completa para a prática dos seus cursos:
• Laboratórios Modernos: Incluem o laboratório de robótica, onde alunos criam e programam dispositivos. Projetos envolvem tecnologia assistiva, comunicação em rede, tecnologias para crianças autistas e construção de robôs. Mais detalhes.
• Centro de Saúde e Pesquisa: Atividades acadêmicas são integradas com Odontologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia. Oferece atendimento a pacientes externos, alunos, funcionários e ex-alunos, com rigorosos protocolos de biossegurança e ergonomia.
• Bibliotecas e Laboratórios de Informática: Os campi possuem laboratórios de informática e três bibliotecas setoriais (Barra, Cabo Frio e Tijuca), além de uma biblioteca virtual. Acervos incluem livros, multimídias e publicações periódicas, com salas de estudo coletivo e equipamentos de acessibilidade.
• Empresa Júnior: Estudantes desenvolvem habilidades de comunicação, trabalho em equipe e liderança, aplicando o conhecimento de sala de aula em projetos voluntários.
• Núcleo de Prática Jurídica (NPJ): Espaço para vivenciar a profissão, com ensino jurídico e assistência gratuita à comunidade. Prepara os alunos para o mercado de trabalho e o Exame da OAB, sob supervisão de professores experientes.
• Serviço de Psicologia Aplicada (SPA): Estudantes praticam desde os primeiros períodos, atendendo pacientes reais nos últimos semestres, sob supervisão, promovendo o desenvolvimento de habilidades profissionais com ética e responsabilidade.
Como é o suporte para alunos com necessidades especiais ou deficiências?
Os campi contam com a infraestrutura necessária para atender necessidades especiais ou deficiências. Por exemplo, as bibliotecas dos campi oferecem equipamentos para acessibilidade, como impressora em braile, prancha de leitura com prancha deslizante e mesa ergonômica para cadeirantes.
Qual é a composição do corpo docente da instituição?
Na UVA, 93% dos professores são mestres ou doutores.
Como funciona a plataforma de aprendizagem da UVA?
A plataforma utilizada é o Canvas e o aluno pode acessar pela plataforma virtual, lá também estão disponibilizados os arquivos de orientação e como usar.
Como o aluno recebe o R.A. (Registro Acadêmico)?
O aluno recebe seu registro após dar aceite no contrato educacional, o que é feito de forma on-line no Portal do Aluno.
Quando o horário das aulas fica disponível para os alunos?
Próximo a data de início das aulas.
Como a UVA integra a experiência acadêmica com o mercado de trabalho? A instituição possui convênios com empresas para estágios ou oportunidades de emprego?
A UVA acompanha de perto a evolução acadêmica e profissional por meio da Área de Sucesso do Estudante. Para auxiliar na carreira, são oferecidos recursos na Área de Carreiras, como lives com profissionais do mercado, sessões de coaching semanais, artigos sobre tecnologia e tendências, cursos gratuitos, o programa Currículo do Futuro e simulações de processos seletivos.
Além disso, a universidade disponibiliza o WORKALOVE, uma plataforma que conecta instituições de ensino, estudantes e o mercado de trabalho, integrando autoconhecimento e competências essenciais para a carreira.
Com convênios com mais de mil empresas e parcerias em programas de estágio, os alunos têm acesso a experiências diretas em suas áreas de atuação, complementando a formação teórica e prática.
A instituição oferece programas de intercâmbio acadêmico ou estágios internacionais?
Não existe uma parceria no momento, mas via plataforma WORKALOVE oferecida pela UVA o aluno se conecta às vagas de estágios, emprego, trainee e de intercâmbios.
Como funciona o suporte para os alunos entrarem em contato com a coordenação do curso?
Para os cursos presenciais, há um setor de coordenação que atende os alunos, com coordenadores específicos disponíveis mediante agendamento. Nos cursos EAD e semipresenciais, o atendimento dos coordenadores é realizado por e-mail. O meio de contato para o apoio pode variar conforme o curso.
PAGAMENTOS, BOLSAS, DESCONTOS E FINANCIAMENTO
Existem descontos ou benefícios nas mensalidades?
As mensalidades geralmente têm desconto, podendo inclusive haver casos em que a primeira mensalidade do curso tem um desconto maior que o desconto das demais mensalidades do curso. A manutenção do desconto depende do coeficiente de rendimento acadêmico e pode então sofrer alterações caso o aluno não obtenha o coeficiente de rendimento acadêmico maior ou igual a 6 (seis) para manter seu desconto. Consulte mais detalhes sobre manutenção do desconto no manual do aluno de cada mensalidade em www.uva.br/regulamentos/.
Quais são as opções de desconto ou bolsa de estudos oferecidas pela instituição?
Os descontos variam conforme a forma de ingresso escolhida (vestibular, ENEM, transferência externa, portador de diploma, reingresso) e dependem do campus, curso e turno selecionados. Também é possível obter descontos para empresas conveniadas, ou ingressar pelo PROUNI, além de contar com financiamentos governamentais (FIES) e privados (PRAVALER).
O que preciso fazer para assegurar meu desconto até o final do curso?
É necessário manter um coeficiente de rendimento (CR) igual ou superior a 6 pontos no semestre. O cálculo é feito dessa forma: A soma das médias finais das disciplinas é dividida pela quantidade de disciplinas cursadas naquele semestre.
Exemplo:
• Disciplina 01 – Média da disciplina 7,0
• Disciplina 02 – Média da disciplina 3,0
• Disciplina 03 – Média da disciplina 6,0
• Disciplina 04 – Média da disciplina 8,0
Soma total: 24 pontos. 24/4 = Média Final Ponderada -> 6,0 - Desconto mantido.
A UVA possui parcerias de descontos?
Temos convênios com empresas (clique aqui e veja se a sua empresa é nossa conveniada: www.uva.br/convenios/), além de parcerias de descontos como Educa + e Quero Bolsas.
O valor da mensalidade é fixo até o final do curso?
O valor bruto das mensalidades pode sofrer reajustes em função da inflação anual de custos.
Qual é a data de vencimento dos boletos de mensalidade?
Dia 5 de cada mês.
Como é feito o ajuste de valor da mensalidade?
Pode sofrer reajuste anual em função da inflação de custos.
Qual é a política de reembolso em caso de desistência ou trancamento de matrícula?
O reembolso será proporcional ao serviço não prestado. E, para todos os cursos exceto Medicina, o reembolso será integral se o aluno tiver registrado seu pedido antes da data de início das aulas.
MODALIDADES
Quais são as modalidades que a UVA oferece?
A UVA oferece cursos de graduação presenciais, semipresenciais e à distância. Consulte as opções para o seu curso de interesse.
O diploma especifica qual a modalidade do curso?
Não. O diploma descreve o curso realizado e a carga horária. Não há distinção nos diplomas e nem no histórico.
Como é a metodologia da Graduação Presencial?
Na graduação presencial da UVA, você aprenderá utilizando ambientes de aprendizado projetados para a atualidade, conectados em múltiplos canais, como espaços maker, laboratórios modernos, equipamentos e salas de aula para acelerar seu aprendizado.
A modalidade presencial é dividida em 3 tipos de disciplinas:
• Disciplinas presenciais: Aulas presenciais no campus escolhido, permitindo interação próxima com professores e colegas, além do uso de laboratórios modernos e áreas comuns.
• Disciplinas virtualizadas: Aulas on-line e ao vivo, permitindo assistir de qualquer lugar, otimizar tempo e custos, sem perder a interação em tempo real.
• Disciplinas on-line: Conteúdos interativos para acessar no seu ritmo, com mais flexibilidade de horários durante o período letivo.
Como são as aulas presenciais e em qual período de horário as aulas são realizadas?
As aulas presenciais ocorrem nas salas de aula e laboratórios do campus escolhido pelo aluno. Os horários podem ser no turno da manhã ou da noite. As aulas matutinas ocorrem entre 8:20 e 11:50, enquanto as noturnas acontecem entre 18:40 e 22:10. O aluno receberá a grade de horários do seu curso próximo à data de início das aulas. Não será necessário ir ao campus todos os dias, pois nem todas as disciplinas do curso são presenciais, mesmo na modalidade de graduação presencial.
Como é a metodologia da Graduação Semipresencial?
A graduação semipresencial da UVA combina o ensino virtual e presencial, proporcionando flexibilidade e experiência prática. Excelente para quem busca equilibrar o ensino a distância com a prática presencial. Na UVA, os alunos contam com ótimos professores, infraestrutura de ponta e preços acessíveis. As disciplinas semipresenciais são divididas em teóricas ou teórico-práticas:
• Teórico-práticas: Ministradas de forma híbrida, com encontros quinzenais presenciais nos laboratórios da UVA, usando a metodologia maker (mão na massa).
• Teóricas: Aulas semanais ao vivo, com discussão de conteúdos previamente disponibilizados no campus virtual da UVA.
Quantas aulas presenciais estão previstas por semana no semipresencial? Os alunos têm flexibilidade para escolher os dias e horários?
Na graduação semipresencial, o aluno agenda as aulas presenciais de acordo com os dias e horários disponibilizados pela UVA, que incluem turnos da manhã e da noite em diversos dias, podendo até ocorrer aos sábados. Normalmente, há uma aula presencial a cada 15 dias, com foco na prática, mas nos cursos de saúde pode chegar a uma aula presencial por semana.
Como são realizadas as avaliações na modalidade semipresencial?
A avaliação do rendimento acadêmico é feita por meio de provas, testes e trabalhos elaborados pelos professores. Nas disciplinas à distância, as avaliações são realizadas on-line. Para informações detalhadas, consulte o manual do aluno de cada modalidade de ensino neste link.
Como é a metodologia da Graduação a Distância?
As disciplinas são cursadas on-line, garantindo flexibilidade máxima para os horários de estudo, e é uma excelente oportunidade de estudar numa instituição conceituada pagando uma mensalidade mais acessível. Você terá acesso a todo o conteúdo de suas disciplinas através de uma moderna e interativa plataforma virtual de estudos e lá encontrará uma série de materiais riquíssimos, que incluem apostilas, pesquisas externas e videoaulas produzidas por nossos melhores professores, que podem ser assistidas quantas vezes quiser e onde quiser.
Na UVA, o ensino a distância (EAD) é feito pensando em você, com mais de 40 unidades distribuídas pelo estado do Rio de Janeiro. Além do suporte necessário durante a graduação, o aluno tem acesso aos campi da UVA para utilizar laboratórios, bibliotecas e participar de eventos presenciais. A modalidade a distância conta com:
• Flexibilidade para agendar avaliações presenciais.
• Diploma com a mesma validade do presencial, sem distinção nos diplomas ou históricos.
• Graduação 100% on-line no campus virtual, com orientação e suporte dos tutores.
Quero fazer EAD, mas não tenho equipamento eletrônico. Posso usar a infraestrutura dos campi e unidades?
Sim. Temos mais de 50 polos espalhados no Rio de Janeiro, além dos alunos terem acesso aos campis principais: TIJUCA, BARRA DA TIJUCA, BOTAFOGO e CABO FRIO.
Como são realizadas as avaliações na modalidade EAD?
A avaliação do rendimento acadêmico é realizada por meio de provas, testes e trabalhos. No EAD, as avaliações são feitas on-line. Para mais detalhes, consulte o manual do aluno de cada modalidade de ensino neste link.
VIDA ACADÊMICA
As horas campo referentes às atividades de formação extraclasse estão alocadas no tuno da tarde. Os alunos terão que ir ao campus para realizar as atividades de formação extraclasse?
Não. As atividades de formação extraclasse serão realizadas por cada aluno em tempo ou horário por ele designados.
Quais serão essas atividades e quem ficará responsável por orientar os alunos? As atividades são combinadas com o professor ou eu posso fazê-las por conta própria, provando com relatórios? Exemplo: visitas técnicas individuais.
Cada disciplina tem suas atividades de formação extraclasse específicas. O professor deverá orientar o aluno sobre a atividade e a expectativa do resultado a ser obtido pelo aluno.
Quais são as disciplinas que contêm atividades de formação extraclasse? Qual foi o critério para a escolha destas disciplinas?
O conjunto de disciplinas que contém atividades de formação extraclasse pode ser verificado na estrutura curricular do curso. Os coordenadores foram os responsáveis pela seleção das disciplinas que passaram a oferecer atividades de formação extraclasse de acordo com critérios técnicos de cada área.
Todas as disciplinas que têm horário alocado à tarde contêm atividades de formação extraclasse?
Não necessariamente. Todas as atividades de formação extraclasse foram alocadas à tarde. Há que se observar, no entanto, que há cursos com previsão de oferta de aulas presencias no turno da tarde.
Como será feito o acompanhamento da frequência da hora campo e a avaliação dessas atividades? Quem será o professor responsável pela avaliação? A nota da atividade extraclasse será complementar à prova ou será separada? Quantos pontos vale cada atividade?
As atividades de formação extraclasse fundamentam-se na autonomia de construção do conhecimento pelo aluno a partir da sua própria produção discente, em que não se aplica acompanhamento de frequência. Os critérios de avaliação, por nota ou pontos, serão definidos pelo professor em sala de aula. O professor é o mediador entre este conhecimento adquirido pelo aluno na atividade de formação extraclasse e os objetivos da disciplina.
Por que vou pagar 3 créditos se só tenho 2 tempos de aulas semanais?
As atividades de formação extraclasse fazem parte do plano de ensino oferecido pela Universidade e deverá ser cumprido pelo aluno, tanto quanto as atividades em sala de aula, as avaliações, os estudos complementares e a leitura da bibliografia, assim como as aulas externas e as visitas técnicas, quando previstas. As disciplinas do novo currículo não sofreram redução de carga horária. Algumas delas tiveram parte da carga horária remanejada para atividades de formação extraclasse.
Futuramente, todas as disciplinas terão hora campo?
Não necessariamente. Entretanto, a valorização do processo de autoaprendizagem, no qual o conteúdo se torna cada vez mais personalizado, deve-se intensificar. Por outro lado, toda reforma curricular depende de decisões que envolvem a coordenação do curso e as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade.
Essas atividades irão durar o semestre inteiro?
Provavelmente, mas não necessariamente. As atividades de formação extraclasse deverão ser realizadas de acordo com diretrizes, objetivos e calendários preestabelecidos. Como cada disciplina tem atividades específicas e cada estudante será responsável por sua própria produção, o tempo necessário para a realização das atividades poderá variar por aluno e por disciplina.
O professor da atividade de formação extraclasse é o mesmo da aula teórica?
O protagonista da atividade de formação extraclasse é o aluno. O professor da disciplina é o articulador entre o conhecimento obtido autonomamente pelo aluno na atividade de formação extraclasse e os objetivos da disciplina.
Posso ter mais de uma disciplina com atividade de formação extraclasse?
Sim, é possível.
As atividades de formação extraclasse vão valer horas de AC?
Não. As atividades complementares referem-se difusamente aos projetos pedagógicos dos cursos e à formação geral do aluno.
Como posso tirar dúvidas sobre a atividade?
O professor alocado na turma deverá tirar as dúvidas dos alunos sobre as atividades de formação extraclasse da disciplina.
Além de atividades de formação extraclasse, ainda terei mais disciplinas on-line?
A virtualização do conteúdo disciplinar, parcial ou total, acompanha a evolução dos processos de interação do aluno com o conhecimento, seja ele geral ou específico, acadêmico ou não.
PÓS E MBA ON-LINE
METODOLOGIA
Qual a duração e carga horária do curso?
Os nossos cursos oferecem conteúdos 100% on-line e autoinstrucionais, ou seja, você estuda no seu ritmo e sem se preocupar com um horário fixo de aula. Todos possuem 360 horas de carga horária. As avaliações também ocorrem de forma remota e têm a nota 6 como média para a aprovação.
O curso possui TCC?
Não possui TCC e ao final de cada módulo haverá avaliações. Para aprovação é preciso ter média igual ou superior a 06.
Posso solicitar dispensa de disciplinas?
Após o início das aulas, o aluno devidamente matriculado poderá pedir a análise para dispensa de uma ou mais disciplinas do curso. É preciso fazer a solicitação via protocolo na secretaria da pós-graduação on-line para que o acadêmico possa avaliar.
Quem faz pós-graduação on-line pode fazer estágio?
Sim. De acordo com a Lei nº 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio, o estágio é autorizado para estudantes do ensino médio, técnico e de nível superior, o que inclui a graduação e a pós-graduação. Por isso, é possível estagiar enquanto realiza a sua especialização.
Devo comparecer presencialmente à unidade escolhida?
A unidade de apoio designada não é o local onde você realizará seus estudos, pois o curso é 100% online. Ela servirá como um ponto de suporte para esclarecer dúvidas e oferecer assistência relacionada ao curso. Certifique-se de escolher um local acessível para você, considerando as suas necessidades de suporte durante o programa.
CERTIFICAÇÃO
Qual a diferença entre pós-graduação e MBA?
Os cursos de pós-graduação são direcionados à atuação profissional, voltados ao aprofundamento dos estudos sobre uma área e à atualização dos graduados no nível superior, sendo eles bacharéis, licenciados ou tecnólogos. As pós-graduações também incluem o MBA (Master of Business Administration), que é um curso destinado à especialização na área gerencial ou administrativa, muito procurado por quem atua ou tem interesse no mundo corporativo.
Quem pode fazer uma pós-graduação?
Para fazer uma pós 100% on-line na UVA é preciso ter um diploma de graduação e já ter colado grau.
Pós on-line é reconhecida pelo MEC?
Os cursos de especialização em nível de Pós-Graduação Lato Sensu independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1/2018. A instituição possui credenciamento do MEC para cursos EAD e além disso todos os nossos cursos são registrados no site d
MATRÍCULA E CANCELAMENTO
Quais documentos eu preciso para minha matrícula?
O envio da documentação é indispensável e obrigatório. O envio dos documentos deverá ser feito no prazo de até 30 dias (a partir da data de início das aulas), através do Portal do Aluno.
Aguarde o envio das orientações para acesso ao portal na data prevista para o início das aulas.
Documentos obrigatórios para matrícula:
Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso);
Carteira de Identidade (frente e verso).
CPF – Cadastro de Pessoa Física (frente e verso);
Diploma de Conclusão do Nível Superior, assinado pelo aluno (frente e verso);
Em quanto tempo vou receber o acesso ao meu curso?
Você receberá, no primeiro dia de aula, por e-mail, o seu acesso com a liberação automática ao conteúdo.
Quais são as formas de pagamento?
A taxa de matrícula de todos os nossos cursos pode ser paga no cartão de crédito ou por boleto. O pagamento por boleto leva de 48 a 72 horas para ser compensado em nosso sistema. Você pode escolher o plano de pagamento que melhor cabe no seu bolso. As demais parcelas ficarão disponíveis no portal do aluno no mês subsequente ao mês do início da turma.
Como faço o cancelamento do curso?
Caso seja necessário, você poderá solicitar o cancelamento antes do início das aulas, e o reembolso do valor da taxa de matrícula será de 90% do valor. Após o início das aulas, seguem as regras do contrato de prestação de serviços educacionais.
Faça
aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.
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