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Marketing de influência: O futuro do marketing

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Se você está nas redes sociais, com certeza já ouviu falar do marketing de influência. Pode ser até que você siga alguns influenciadores digitais ou tenha interesse em se tornar um! 

 

Segundo relatório “The influencer Marketing Benchmark Report 2024”, elaborado pelo Influencer Marketing Hub, o mercado de influência deve movimentar, ainda em 2024, mais de 24 bilhões de dólares! O valor representa um crescimento de 13,7% em relação a 2023. 

 

Mas, queira você se tornar um influenciador digital ou trabalhar com esses profissionais, pode não ser tão simples começar. Neste artigo, você descobre detalhes sobre como desenvolver uma carreira em marketing de influência. É só continuar lendo!  

 

 

Carreira em Marketing  

 

A carreira em marketing é ampla e oferece diversas possibilidades de atuação. A área está inserida dentro do universo da comunicação, mas tem como foco entender o consumidor e suas necessidades e antecipar seus desejos.  

 

Um profissional de marketing precisa entender qual é o perfil do consumidor e o que ele busca para, então, construir estratégias de comunicação e vendas, se apoiando em outros profissionais da comunicação, como designers, redatores e relações públicas.  

 

Existem diversas áreas em que se pode atuar. Confira algumas delas: 

 

• Marketing Estratégico: São as atividades realizadas antes da produção do produto, como: estudo de mercado, estratégias de venda, concepção do produto etc; 

 

• Marketing Operacional: É o trabalho posterior à produção do produto, tais como: elaboração de campanhas, estratégias de venda, etc; 

 

• Marketing Digital: Envolve a utilização da internet e mídias sociais para estabelecer um relacionamento com o cliente; 

 

• Endomarketing: Voltado para as ações dentro de empresas, com o objetivo de melhorar a compreensão e o engajamento dos colaboradores; 

 

• Marketing de Relacionamento: Cuida da relação entre a empresa e seus clientes, criando e mantendo canais de comunicação e pós-venda. Também é utilizado nas relações da empresa com seus fornecedores e parceiros; 

 

• Marketing Esportivo: Aplica conceitos de Marketing no patrocínio de equipes e realização de eventos esportivos, por exemplo; 

 

• Marketing Político: Tem como objetivo adequar a imagem de um político ou candidato junto ao seu eleitorado, tanto no período que antecede as eleições como durante o mandato; 

 

• Marketing Social: É a promoção de uma causa, conceito ou comportamento social para conscientizar e educar a população, ou até promover a mudança de comportamento dos indivíduos; 

 

• Marketing Cultural: É a estratégia de associar marcas, produtos e empresas a projetos culturais através de apoios e patrocínios; 

 

• Neuromarketing: É o estudo das reações que acontecem no cérebro dos consumidores quando estão expostos a imagens, vídeos e anúncios de produtos; 

 

• Marketing Antropológico: Investiga o comportamento das pessoas ao fazerem suas escolhas de compra por meio da observação dos clientes quando escolhem ou usam determinados produtos. 

 

Para conseguir exercer a profissão, porém, os profissionais devem estudar bastante! Os cursos de marketing podem ser realizados na modalidade graduação, tecnólogo e em pós-graduações, para quem é graduado em áreas correlatas. Entre as disciplinas contidas na grade curriculares dos cursos, é comum encontrar matérias como: 

 

• Administração de Marketing; 

 

• Comunicação e Expressão; 

 

• Comunicação Organizacional; 

 

• Custos e Orçamentos; 

 

• Database Marketing; 

 

• Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas; 

 

• Desenvolvimento Humano e Social; 

 

• Diagnóstico e Consultoria Empresarial; 

 

• Economia; 

 

• Endomarketing; 

 

• Estratégias de Comunicação e Planejamento de Mídia; 

 

• Estratégias de Preço; 

 

• Estratégias Mercadológicas; 

 

• Formação de Preços; 

 

• Fundamentos das Ciências Sociais; 

 

• Fundamentos de Contabilidade; 

 

• Fundamentos de Gestão; 

 

• Fundamentos de Matemática; 

 

• Fundamentos do Direito do Consumidor; 

 

• Gerência de Vendas; 

 

• Gestão da Cadeia de Suprimentos; 

 

• Gestão da Qualidade; 

 

• Gestão de Vendas; 

 

• Gestão do Relacionamento com o Consumidor; 

 

• Logística Empresarial; 

 

• Marketing de Relacionamento; 

 

• Marketing de Serviço e Análise do Comportamento do Consumidor; 

 

• Marketing Digital; 

 

• Marketing do Varejo e Canais de Distribuição; 

 

• Marketing Internacional; 

 

• Marketing para o Terceiro Setor; 

 

• Novos Negócios e Empreendedorismo; 

 

• Pesquisa de Mercado; 

 

• Planejamento de Vendas e Pós-venda; 

 

• Previsão e Mensuração da Demanda em Marketing; 

 

• Processos Gerenciais; 

 

• Propaganda e Publicidade; 

 

• Psicologia nas Organizações; 

 

• Segmentação e Posicionamento; 

 

• Seminários Integrados em Marketing; 

 

• Sistema de Informação em Marketing; 

 

• Técnicas de Negociação. 

 

 

Marketing de influência  

 

O marketing de influência é uma modalidade do marketing que envolve a imagem de influenciadores digitais para atingir seus objetivos com mais rapidez. Associando-se com a credibilidade de um produtor de conteúdo frente a seu público, uma marca consegue vender mais produtos, conhecer melhor seu público e engajá-los, gerar valor e confiança para a marca e criar um relacionamento entre o consumidor e empresa.  

 

Tudo isso só acontece graças a personalidades midiáticas nas redes sociais, com grande engajamento de seus seguidores e amplo poder de convencimento. A lógica funciona como no marketing para TV ou revistas: empresta-se a imagem de uma atriz de novela, cantor ou cantora, para divulgar determinado produto. Ao associar tal produto com a personalidade, o consumidor intrinsecamente deseja também comprar, junto com o produto, todas as características que essa personalidade tem, seja a beleza, fama ou sucesso.  

 

A diferença é que no cenário digital, pessoas comuns, que não trabalham com mídias tradicionais, conseguem ser alçadas ao status de influenciadoras digitais graças à criação de um relacionamento online com outras pessoas.  

 

 

Dicas para começar 

 

Se você quer começar a trabalhar como influenciador digital, a primeira dica é determinar sobre o que você vai comunicar em suas redes e de que maneira vai fazer isso. Os passos para construir uma audiência e, com ela, uma autoridade relevante no mercado, são lentos, mas constantes.  

 

Já se a ideia é trabalhar como ponte entre empresas e influenciadores digitais, é essencial entender tudo sobre presskit, negociação, modelos financeiros para pagamento e, claro, marketing. Para começar, clique aqui e faça sua matrícula no curso de Marketing Digital  da UVA! 

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