Como escolher uma faculdade de Direito: critérios e dicas
Compartilhe
Você já está decidido a estudar Direito e ser um excelente advogado, certo?
Mas, provavelmente, você ainda não sabe onde estudar e nem como escolher uma faculdade, já que existem muitas opções.
Essa é, de fato, uma tarefa que exige paciência e bastante análise para que você tome a melhor decisão para a sua carreira.
Por isso, nós vamos ajudá-lo com dicas e alguns critérios importantes para seguir e fazer a escolha certa.
Como escolher uma faculdade de Direito: 8 critérios e dicas
Se você já sabe que o curso de Direito é para você, está na hora de escolher uma faculdade que cumpra os diferenciais de uma excelente instituição.
Pensando em ajudar você nessa missão, separamos algumas dicas abaixo:
1.Verificar o conceito do MEC
É fundamental verificar o conceito da faculdade pela avaliação do Ministério da Educação.
O MEC regularmente testa o desempenho e o aprendizado dos alunos de todas as faculdades do país por meio da prova do ENADE, e o conceito é medido por notas entre 1 e 5.
Uma faculdade com notas altas significa que oferece um ensino de qualidade aos estudantes.
Além disso, é necessário conferir se a faculdade está regulamentada e é autorizada pelo MEC.
2. Averiguar se tem o selo da OAB
O Selo OAB Recomenda foi criado em 1999 com a finalidade de verificar se os cursos de Direito em funcionamento atendem todos os requisitos de qualidade.
Dessa forma, colabora com o ensino dos futuros advogados e incentiva que as instituições forneçam uma formação profissional de excelência para os seus alunos.
As faculdades que recebem o selo da OAB têm a qualidade comprovada e são recomendadas pela Ordem dos Advogados do Brasil, que é o caso do curso de Direito da UVA.
3. Corpo docente qualificado e experiente
Para uma formação de excelência, é inegável a importância de avaliar o corpo docente.
Pesquise se a faculdade onde você pretende cursar Direito tem uma equipe de professores especializados e experientes na área, que fortalecem o conhecimento dos estudantes.
4.Pesquisar sobre a estrutura
Pesquise se faculdade oferece uma boa estrutura para se desenvolver na carreira.
É necessário que os prédios tenham boa estrutura, salas com tecnologias, espaços para simular os salões de júri de ações jurídicas e bibliotecas informatizadas com catálogos excelentes nos acervos.
Se você achar necessário, entre em contato com a instituição e visite o campus destinado ao curso de direito das faculdades que está analisando.
5.Perguntar a pessoas que atuam na área
Se você conhece algum advogado, servidor público ou juristas que atuem na área, converse com eles.
É importante escutar a opinião de quem já está no mercado de trabalho para que você tenha uma noção melhor sobre quais serão as suas chances e oportunidades quando começar a trabalhar.
Pergunte sobre as instituições que conhecem e recomendam, quais têm grande reconhecimento e são priorizadas para a contratação dos profissionais.
6.Analisar a atuação de ex-alunos no exame da OAB
O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil é um dos marcos mais importantes para os estudantes de Direito, e é fundamental que todos aqueles que queiram cursar a faculdade saibam disso.
Então verifique o índice de aprovação dos ex-alunos da faculdade onde você pretende estudar para garantir que o seu preparo para o exame, durante a faculdade, será bem-feito e que você conseguirá ultrapassar esse obstáculo.
7.Apurar o desempenho de ex-alunos no mercado de trabalho
Além da atuação dos antigos alunos no exame da OAB, verifique se os ex-alunos da faculdade conquistaram bons espaços e cargos no mercado de trabalho. Assim, você conseguirá ter uma maior noção acerca das suas chances.
Pergunte para as pessoas que estudaram na mesma instituição que está a sua vista ou, por exemplo, pesquise em sites de relacionamentos profissionais – como o LinkedIn.
8.Informar-se sobre sistemas de bolsas e financiamento estudantil
O aspecto econômico também deve ser considerado quando sua escolha for feita.
Por isso, verifique se o acesso é facilitado com financiamento estudantil, como o FIES, ou bolsas estudantis.
Conheça a faculdade de Direito da UVA
O curso da UVA tem duração de cinco anos, oferecendo uma formação qualificada que prepara os estudantes para soluções de problemas complexos e que possam contribuir com a comunidade.
Nossa faculdade incentiva o conhecimento dos alunos com projetos de Iniciação Científica, prepara para diversas áreas de especialização e estimula a ética e o pensamento crítico.
O Curso de Direito da UVA foi reconhecido com o selo OAB Recomenda pela segunda vez consecutiva no Campus da Barra da Tijuca (6ª e 7ª edições) e em Cabo Frio pela primeira vez (7ª edição), comprovando que nossa instituição preza pela formação de excelência dos estudantes.
Oferecemos o Núcleo de Prática muito estruturado, que proporciona aos alunos diversas situações do dia a dia profissional. Além disso, nos últimos cinco anos, o campus da Barra aprovou mais de 83% dos alunos no exame da OAB.
A estrutura, aqui, é diferenciada: oferecemos laboratório de Prática Jurídica e salas modernas para simulações de audiências em varas, juizados e Tribunal do Júri. Conheça mais a estrutura de cada campus.
Para mais informações, leia sobre a graduação de Direito da UVA.
Mais Artigos
05/12/2024
Medicina e Startups de saúde: empreendedorismo e inovação na área médica
...
Ver artigo completo03/12/2024
Saia na frente da concorrência com o MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Coaching e Estratégia
...
Ver artigo completo