O que é Business Intelligence e como atuar na área
Compartilhe
Você já deve ter se deparado com o termo Business Intelligence (BI) na mídia, em conteúdos corporativos ou até mesmo nas redes sociais. Mas você sabe exatamente o que ele significa?
De modo simplificado, Business Intelligence (BI) é um conjunto de processos, arquiteturas e tecnologias que convertem dados brutos em informações significativas, impulsionando ações e estratégias lucrativas de negócios.
O conceito gira em torno da utilização de softwares, serviços e novas tecnologias a fim de transformar dados em percepções acionáveis, as quais informam as decisões estratégicas e táticas de uma organização para, principalmente, os setores de Marketing, TI e Gestão de Negócios.
Com o uso de ferramentas de BI para acessar e analisar conjuntos de dados, as empresas coletam descobertas analíticas em relatórios, resumos, painéis, gráficos e mapas, utilizando essas informações para construir panoramas detalhados sobre o estado dos negócios e definir estratégias promissoras.
Está curioso sobre o mercado de Business Intelligence (BI) e quer descobrir como se preparar para aproveitar todas as oportunidades desse nicho inovador da tecnologia? Então acompanhe nosso artigo e tire todas as suas dúvidas.
Boa leitura!
A importância do Business Intelligence (BI) para os negócios
É cada vez mais importante que as empresas tenham uma visão clara de todos os seus dados para se manterem competitivas – e é aí que entra o Business Intelligence (BI).
Combinando análise de negócios, mineração de dados, ferramentas e infraestrutura para análise de informações, além de práticas recomendadas para ajudar as organizações a tomar decisões assertivas, o Business Intelligence (BI) traz uma visão abrangente dos dados de sua organização.
A ideia por traz do BI é utilizar esses dados para conduzir modificações, eliminar ineficiências e se adaptar rapidamente às mudanças de mercado ou fornecimento.
De modo geral, o termo Business Intelligence (Inteligência de Negócios, em tradução livre para o português) também se refere a uma variedade de ferramentas que fornecem acesso rápido e fácil para gerar insights sobre o estado atual de uma organização, com base principalmente nos dados coletados em diferentes esferas.
Como um processo orientado por tecnologia para analisar dados e fornecer informações acionáveis, ele auxilia executivos, gerentes e funcionários a tomar decisões de negócios mais assertivas.
Além disso, como parte do processo de BI é a coleta de dados de sistemas de TI internos e de fontes externas, ele se torna essencial para demonstrar, com mais clareza, os resultados analíticos fundamentais para a tomada de decisões operacionais.
Como o objetivo final das iniciativas de BI é conduzir melhores decisões de negócios, permitindo que as organizações aumentem a receita, melhorem a eficiência operacional e obtenham vantagens competitivas sobre os rivais, essa tecnologia se torna essencial para liderar o mercado.
Para atingir esse objetivo, o BI incorpora uma combinação de análises, gerenciamento de dados e ferramentas de relatórios, além de várias metodologias para gerenciamento e análise de dados que melhorem a tomada de decisões de negócios, identifiquem problemas ou questões, detectem tendências de mercado e encontrem novas receitas ou oportunidades de negócios.
Como funciona o processo de Business Intelligence
Um bom planejamento de Business Intelligence inclui mais do que apenas um software de BI. É preciso inteligência e talento humano para tornar todo o processo eficiente e capaz de gerar resultados.
No geral, um software de BI coleta os dados, que são armazenados em um repositório central de informações criado para uma organização inteira, ou em um data mart menor que contém subconjuntos de informações corporativas, concentrando-se em um único assunto ou linha de negócios.
Assim, a tecnologia coleta as informações históricas e dados em tempo real de sistemas à medida que eles são gerados, permitindo que as ferramentas de BI suportem os processos de tomada de decisões estratégicas e táticas.
Porém, antes de serem usados em aplicativos de BI, os dados brutos de diferentes sistemas de origem geralmente devem ser integrados, consolidados e limpos usando integração de dados e ferramentas de gerenciamento de qualidade, a fim de garantir que as equipes de BI e usuários de negócios estejam analisando informações precisas e consistentes.
Em outras palavras, no lado tecnológico, os dados brutos são coletados dos sistemas de negócios, processados e, em seguida, armazenados em data warehouses. Já pelo lado humano, esses dados são analisados pelos especialistas para, então, iniciar o processo de análise e responder a perguntas de negócios.
Como se tornar um especialista em Business Intelligence
Atualmente, o mercado está em alta demanda para profissionais especializados em Business Intelligence. Graças ao desenvolvimento de novas tecnologias, o setor cresceu exponencialmente, abrindo um novo leque de oportunidades para quem quer trabalhar com dados e utilizá-los em estratégias de negócios.
Considerar uma carreira em BI nos dias atuais é algo muito promissor, pois, além de aumentar exponencialmente o reconhecimento da marca, o engajamento interno, a eficiência organizacional e a lucratividade das empresas, a indústria de BI promete alcançar a marca de 26,50 bilhões até o final de 2025.
No geral, o ramo abrangente da análise de dados é um campo particularmente interessante, já que suas raízes estão firmemente plantadas em duas áreas distintas: estratégia de negócios e ciência da computação.
As principais oportunidades para lidar diretamente com Business Intelligence incluem carreiras nas áreas de Marketing e Tecnologia da Informação, principalmente porque as empresas usam análises de BI para ter cinco vezes mais chances de tomar decisões mais rápidas e precisas.
Para entrar em uma das emocionantes carreiras disponíveis no ambiente de negócios atual, primeiro você precisará desenvolver uma combinação de habilidades específicas de BI, que são numerosas e se aplicam a muitos setores.
Conheça os cursos da UVA e conte com os melhores programas e opções para iniciar uma carreira de sucesso!
Mais Artigos
21/01/2025
Pedagogia e Educação a Distância: Como se preparar para lecionar na era digital
...
Ver artigo completo16/01/2025
Arquitetura e Urbanismo Moderno: Planejamento de Cidades Inteligentes
...
Ver artigo completo