UVA - Universidade Veiga de Almeida

sala de imprensareleases

UVA oferece pós-graduação em Arte e Produção Cultural

07 de julho de 2015

Criado em 2013, curso está com matrículas abertas para novas turmas no segundo semestre

O Brasil possui uma cultura bastante diversificada, sendo resultado de uma mistura de influências indígenas, africanas e europeias. Com o objetivo de valorizá-la, promover maior entendimento e de formar profissionais aptos a atuarem com as mais diversas manifestações artísticas, a Universidade Veiga de Almeida está com matrículas abertas para a nova turma de pós-graduação em Arte e Produção Cultural.

Com metodologia voltada para utilização de filmes, textos de intelectuais consagrados, apresentações de mini seminários, resenhas acadêmicas, visitas técnicas e debates, o curso busca entender o que o brasileiro consome culturalmente, como e por quê consome, desde as bases formadoras até os dias atuais.

Segundo Fernando Barroso, uma das professoras do curso, esta pós-graduação foi pensada a partir da necessidade de conhecimento teórico sobre a arte brasileira em suas mais distintas representações. ”O curso oferece disciplinas de conteúdo teórico sobre as mais diversas manifestações artísticas e culturais: História do Teatro e Dramaturgia no Brasil; sobre nossas Festas populares; a influência e poder exercidos pela Memória e Imagem; questões específicas sobre a nossa sociedade que constituem nossa identidade; e a produção literária no Brasil. Ou seja, oferecemos uma especialização de caráter multidisciplinar, com especificidade única; onde cultura, artes, literatura, fotografia, cinema, TV, rádio e internet se fundem e formam o cenário peculiar de nossa identidade artística”, afirma.

Fernanda ainda comenta o diferencial do curso. “A maioria das especializações em produção cultural tem caráter administrativo, jurídico, essencialmente prático. Nosso viés é teórico, mais voltado para o campo da intelectualidade. A ideia é formar profissionais capacitados para executarem análises criteriosas sobre a perspectiva cultural em nossa sociedade. Ao final do curso, os alunos poderão trabalhar em inúmeras áreas, como produções literárias, eventos culturais com temática brasileira, acervos e roteiros, por exemplo”, acrescenta.

Experiência em uma nova área

Cláudio Silva é aluno da pós-graduação em Arte e Produção Cultural há um ano e cinco meses. Com previsão de formatura para novembro, Cláudio se diz muito satisfeito e animado com o curso. “Sou graduado em Ciências Contábeis e o curso está sendo fundamental para minha inserção na área de Humanas. Decidi fazê-lo na UVA pela oferta, pela boa reputação que a Universidade tem no mercado e porque o preço e o horário são bem acessíveis. Além disso, sempre tive muito interesse em arte e cultura, dentro e fora do Brasil. Porém, na maior parte do tempo, minha experiência em arte e cultura se deu como consumidor ou estudante. Vi nesta especialização, então, a chance de aprofundar minha experiência como numa área bem diferente da minha formação acadêmica”, disse.

O contador também acredita que a pós-graduação já está trazendo benefícios para sua vida profissional. “O curso tem me permitido criar uma extensa rede de contatos, além de me conceder muitas oportunidades de emprego. Ao final do curso, pretendo trabalhar com pesquisa e produção musical”, declara.

A pós-graduação em Arte e Produção Cultural é oferecida no campus Barra Marapendi. As aulas, que são em sábados alternados, das 8h30 às 18h, têm início em 17 de outubro, data-limite para a realização de matrícula.

Diferencial da Pós-Graduação na UVA

Avaliada pelo MEC como a 7ª melhor universidade privada do país, a UVA mantém cursos de pós-graduação nas áreas de Design, Direito, Engenharias, Gestão/Negócios, Humanas/Sociais e Saúde. Para isso, além da qualidade de seu corpo docente – mestres e doutores experientes e atuantes no mercado de trabalho, proporcionando uma vivência única aos alunos –, a instituição oferece diferenciais como:

• Obtenção de dupla certificação, sem sair do Brasil, com módulos internacionais on-line em parceria com instituições de prestígio em todo o mundo: UAX -  Universidad Alfonso X el Sabio (Madri); UTA - University of Texas at Arlington; FIU - Florida Internacional University; e Deloitte.

• Visitas técnicas e palestras nas principais empresas do país relacionadas à área de estudo escolhida.

• Material didático gratuito, atualizado e completo, de excelente qualidade e disponível no ambiente do aluno.

• Sessões de coaching individual para todos os alunos, visando a melhoria da performance profissional, o autoconhecimento e a preparação de liderança e alta performance.

Pós-graduação em Arte e produção Cultural no Brasil

Inscrições abertas

Início: 17 de outubro

Aulas em sábados alternados, das 8h30 às 18h30

Campus Barra Marapendi: Av Gal Felicissimo Cardoso, 500 – Barra da Tijuca.

Mais informações em http://www.uva.br/cursos/pos-graduacao/arte-e-producao-cultural-no-brasil