UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Sala de imprensa > releases

sala de imprensareleases

Professora troca férias por desafio esportivo internacional

01 de julho de 2015

Lena Guimarães Ribeiro participa de um dos principais torneios mundiais de SUP, o M2O, no Havaí

Com o início das férias acadêmicas na Universidade Veiga de Almeida (UVA), a professora Lena Guimarães Ribeiro já comprou suas passagens para o Havaí. Mas ela não quer saber de descanso. Sua próxima missão inclui quatro provas em um dos principais torneios de Stand Up Paddle (SUP), a temporada havaiana de Downwind. A principal prova da competição, Molokai 2 Oahu Paddleboard World Championships, conhecida como M2O, acontecerá no dia 26, com a presença de cerca de 200 atletas do mundo inteiro.

Nos últimos meses, a rotina de aulas e provas nos cursos de Turismo e disciplinas da educação a distância da professora ganharam um ingrediente a mais: uma bateria de treinos variados, complementados por musculação e corrida. “O mais importante foi ficar remando por horas em um mar agitado, pois a prova principal deve durar cerca de 6 horas”, destaca Lena, que vive com a família em Arraial do Cabo. A atleta explica que a prova M2O consiste na travessia da ilha de Molokai para a ilha de Oahu, com 52 km de distância. “Nesse é o tipo de prova, o maior adversário é você mesmo. Fisicamente todos estão preparados, pois apenas atletas experientes participam; mas essa prova é mentalmente dura. Então, meu objetivo é completar a prova da melhor forma possível”, ressalta.

Disciplina

Assim como nos treinos, organização e disciplina fazem parte da rotina diária de Lena, que além de professora universitária e atleta, é mãe de dois garotos. “Acordo cedo, coloco meu filho mais velho para escola e vou treinar. Depois do treino, faço o dever de casa com o mais novo e levo ele para a natação. No período da tarde, preparo as aulas, trabalhos das disciplinas on line e outras demandas acadêmicas. À noite, sempre estou na Universidade”, resume. Quando não está à frente de uma turma, Lena – que é nutricionista, com mestrado em Nutrição Humana – assume o papel de aluna e senta-se ao lado dos colegas do curso de Educação Física, sua segunda graduação.

Das quadras para a água

Depois de muitos anos como atleta de handball, inclusive na seleção brasileira de juvenil, Lena descobriu o SUP e não parou mais. Desde 2012 participa de competições e já acumula importantes conquistas, entre elas: vice-campeã brasileira (2013 e 2014), campeã estadual, quinta colocada no Mundial pela Seleção Brasileira, bicampeã do Rei de Búzios e bicampeã do circuito Rei e Rainha do Mar.

A atleta acredita que patrocínio e mais oportunidades para modalidades que ainda não alcançaram a fama do futebol brasileiro são fundamentais para mudar o cenário esportivo nacional. “Temos atletas e equipes de ponta em outras modalidades, como surf, handebol de areia e canoagem, por exemplo, mas ninguém sabe”, pondera. Além do marido e treinador Américo Pinheiro, que também é atleta, Lena conta com o apoio de SIC Maui, Kialoa, A`Lua, CamelBak, WindHunter e Academia HC.