Vestibular Online: entenda como funciona e quais são as vantagens!

Seu sonho é ingressar no ensino superior e conquistar diferencial profissional? Então, saiba que já é possível fazer o vestibular online e optar por um dos cursos de graduação disponíveis nas universidades.
Com o auxílio da tecnologia, algumas instituições de ensino superior têm realizado o processo seletivo totalmente a distância, permitindo maior praticidade e segurança aos candidatos. O formato é considerado inovador, uma vez que oferece uma série de vantagens para os alunos, como economia de tempo, recursos e materiais.
Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda tudo sobre o vestibular online, como a avaliação ocorre e quais são os maiores benefícios do modelo. Confira a seguir!

É POSSÍVEL FAZER VESTIBULAR ONLINE?

O vestibular online tem sido uma aposta à área educacional, funcionando com uma solução eficaz para as instituições de ensino aperfeiçoarem as formas de ingresso no ensino superior. Por oferecer facilidade e comodidade na aplicação das provas, o formato permite que os candidatos tenham flexibilidade para fazer a avaliação de onde estiverem. No entanto, é preciso uma internet estável para acessar as questões e enviar as respostas.
Além disso, o vestibular online, do mesmo modo que o presencial, tem algumas regras, como a exigência da redação e prazo determinado para enviar as respostas dentro do tempo limite. Em contrapartida, não existem datas ou horários fixos para a realização da prova, pois tudo é feito em meio virtual, conforme a conveniência dos alunos.
Atualmente, existem faculdades que já oferecem a modalidade digital para o ingresso em uma série de opções de cursos de graduação. Mesmo assim, o formato não se relaciona somente à educação a distância ou às aulas online, estando disponível também para quem optar pela graduação presencial. Aliás, tem demonstrado crescimento devido ao cenário atual de pandemia e, principalmente, por conta da implementação do Enem Digital.

COMO FUNCIONA O VESTIBULAR ONLINE?

A fim de garantir a funcionalidade do vestibular online e evitar possíveis falhas técnicas, existem algumas instruções e recomendações a serem seguidas para que a avaliação ocorra da melhor forma possível. Antes de iniciar a prova, o ideal é reservar um tempo para conferir o funcionamento do dispositivo eletrônico e da conexão com a internet, além de outros detalhes que podem comprometer seu desempenho.
Todas as etapas devem ocorrer por meio do acesso ao site da universidade, no qual você deverá iniciar a sua inscrição, detalhando a seleção do campus e o curso escolhido. Após isso, será preciso conferir a data de realização e a duração do exame, que pode variar de uma instituição de ensino para outra.
Geralmente, no vestibular online, cada pessoa tem direito a tentar a aprovação cinco vezes e, a cada tentativa, os temas e as questões variam, de modo que o processo seletivo seja mais eficiente. Após iniciar a prova, o candidato terá um tempo limite para dar as respostas, sem possibilidades de pausar ou reiniciar o processo avaliativo.
Para manter a segurança e evitar inadimplências, o sistema trava as funções copiar e colar e impede que o aluno alterne as abas do navegador no momento da prova. Todo o processo, portanto, pode ser feito por dispositivos móveis, como computador, tablets e smartphones, e uma conexão estável com a internet. Como todas as etapas acontecem online, o resultado também é disponibilizado rapidamente, podendo sair em algumas horas após a conclusão do exame.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO VESTIBULAR ONLINE?

A tecnologia já apresenta uma presença notória na educação e seus diferentes processos. Por isso, cada vez mais as ferramentas digitais têm permitido a economia de tempo, recursos e custos, promovendo maior acessibilidade e inclusão social. Entretanto, não é apenas isso que o formato online de vestibular oferece. A seguir, listamos outros excelentes benefícios.

CONTATO COM QUESTÕES MAIS INTERATIVAS

Geralmente, as questões tendem a ser mais interativas e diversificadas, variando entre diferentes tipos de perguntas. Além de facilitar o entendimento do que está sendo exigido na questão, o candidato também reduz significativamente o tempo para enviar as respostas. Portanto, vídeos, infográficos e demais formatos podem fazer parte da prova, tornando-a mais interessante, atrativa e menos cansativa.

NÃO PASSAR POR INTERFERÊNCIAS DE TERCEIROS

A praticidade do exame permite que o aluno não passe por interferências de terceiros, ou seja, ele não precisa se preocupar em chegar em um dia ou horário determinado, ou se deslocar para fazer o vestibular. Com isso, você tem mais chances de alcançar um bom desempenho e atingir melhores resultados ao final da prova, sem vivenciar pressões vindas de outras pessoas.

REALIZAR A PROVA EM QUALQUER LUGAR

Como o vestibular online é feito justamente em uma plataforma na internet, é possível realizar o exame em qualquer local. Tendo apenas um dispositivo conectado, você deve escolher por um horário no qual esteja mais tranquilo e descansado para responder às questões, no momento que achar mais conveniente.

COMO É O VESTIBULAR ONLINE NA UVA?

A Universidade Veiga de Almeida foi pioneira nesse tipo de solução, disponibilizando o vestibular online UVA. O primeiro passo para se inscrever na prova é fazer uma redação escrita explicando as razões de querer estudar na UVA, quais são as experiências que deseja vivenciar e, ainda, quais são os objetivos ao se matricular em um dos cursos de graduação.
A UVA está entre as seis melhores faculdades privadas do Brasil, tendo recebido, em 2019, o conceito institucional máximo na avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC). Nosso compromisso é com a qualidade da educação e com a formação acadêmica de nossa comunidade, prezando sempre pela ampliação do acesso ao ensino superior e aos benefícios da Universidade Veiga de Almeida.
Mesmo diante da pandemia implementada por conta do novo coronavírus, as atividades do ano letivo seguem em andamento. Isso porque a UVA acredita que o momento também é propício para adiantar os estudos e, sobretudo, o seu desenvolvimento profissional.
Viu só como é simples se inscrever no vestibular online e aproveitar todas as suas vantagens? Priorizar a educação, sobretudo em momentos de crise, é fundamental para garantir maior segurança após a situação turbulenta passar. Dessa forma, você estará mais preparado a enfrentar os desafios do mercado de trabalho e se diferenciar entre os candidatos.
Gostou do conteúdo? Aproveite e faça agora mesmo a sua inscrição no nosso vestibular online sem sair de casa!