Será que ainda vale a pena fazer uma graduação? Descubra!

A pandemia de COVID-19 afetou todos os setores, principalmente a economia. Diante de tantas transformações, que envolvem, inclusive, o modo de trabalho da maioria da população, é comum que muitos estudantes estejam se perguntando neste momento se vale a pena fazer faculdade ou se os caminhos para o futuro não dependerão do ensino superior.
Se você também pensa nisso, nós temos a resposta: mesmo em tempos de incertezas, ingressar em uma graduação ainda é algo de extrema importância para quem busca uma carreira promissora. Na verdade, justamente por conta de todas as mudanças causadas pela pandemia, ter uma formação é algo essencial. Por isso, continue lendo e descubra exatamente o porquê de investir em sua faculdade agora.

POR QUE FAZER UMA GRADUAÇÃO?

O diploma de ensino superior sempre foi um diferencial para a população brasileira: a prova disso está nos índices de empregabilidade do país. Entre os desempregados, a maioria é composta por pessoas que não entraram na universidade. Além disso, os melhores salários são destinados às pessoas que concluíram a graduação.
Aliás, mesmo em tempos de crise, quem tem uma graduação corre um risco menor de ficar desempregado. Os dados comprovam isso: segundo o Instituto SEMESP, mesmo com o impacto da pandemia, a estabilidade no mercado de trabalho é muito maior para quem tem ensino superior. Então, para ajudá-lo a entender o impacto disso em sua vida, separamos 7 motivos pelos quais ainda vale a pena fazer faculdade. Confira!

VALORIZA O CURRÍCULO

Ainda que você não queira atuar na mesma área em que se formou, ter formação universitária deixa seu currículo mais atraente para os recrutadores e pode oferecer uma série de benefícios. Você sabia que existem empresas que oferecem aumento salarial para os colaboradores com ensino superior completo? O mesmo acontece nas prefeituras de diversos municípios.

DIMINUI A CONCORRÊNCIA NO MERCADO

Atualmente, é cada vez mais comum que centenas de pessoas disputem uma única vaga de emprego no mercado de trabalho, afinal, existem cargos que podem ser ocupados por diversos perfis profissionais. Com isso, ao optar por cursar uma faculdade, você se destaca e consegue passar à frente de quem conta apenas com a formação básica.
Porém, há algo ainda melhor que isso: ao ser formado em uma área específica, você tem acesso a vagas exclusivas para quem também estudou essa profissão. Assim, você enfrenta uma concorrência muito menor na hora de ir em busca do trabalho dos seus sonhos. Sem contar que, antes mesmo de se formar, já é possível atuar como estagiário e ter um currículo ainda melhor no ramo!

PROPORCIONA VÁRIAS OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO

Já imaginou entrar em uma empresa logo após se formar e, poucos anos depois, conquistar um dos cargos mais altos do setor? Ainda que pareça algo impossível, isso pode acontecer com você! Cada vez mais organizações viabilizam esse crescimento profissional para os seus colaboradores que apresentam ensino superior. Sem contar a possibilidade de atuar prestando consultoria em sua área de graduação!

ELEVA AS CHANCES DE ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS DE UMA VAGA

Conhecimentos de tecnologia, experiência prévia, proatividade… entre as inúmeras habilidades que as empresas buscam na hora da contratação de um novo colaborador, muitas delas são desenvolvidas durante a faculdade, seja nas aulas teóricas, estágios, seja até em atividades práticas realizadas em salas específicas e laboratórios da universidade.
Ou seja: ao fazer uma graduação, independentemente do curso superior escolhido, você vai ter mais chances de atender às expectativas e exigências que os recrutadores procuram nos profissionais.

FAVORECE A ESTABILIDADE FINANCEIRA

Alcançar o tão sonhado sucesso profissional é algo cada vez mais possível para quem entra na universidade. Ao concluir sua graduação, você poderá trabalhar com o que realmente gosta, isso tornará sua rotina muito mais motivadora. Aliás, outro fator importante é a possibilidade de ter uma melhor qualidade de vida trazida por um trabalho alinhado a um propósito.
Além disso, a sua remuneração será um diferencial. Hoje em dia, enquanto a maioria dos trabalhadores brasileiros recebem, em média, um salário mínimo, existem profissionais com ensino superior que conseguem ganhar oito vezes esse valor. É o caso de quem opta por seguir carreiras como a Engenharia, a Medicina e as profissões do futuro.
Dessa forma, você terá uma estabilidade financeira efetiva, que vai possibilitar a realização de vários dos seus planos e muito mais segurança futuramente.

GERA CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Uma das melhores coisas que a faculdade oferece, seja em cursos de bacharelado, seja na licenciatura, é o amplo nível de conhecimento sobre aquela área de formação. Isto é, a pessoa que tem ensino superior passa a entender conceitos, processos e atividades que abrem um leque de oportunidades para sua carreira, já que possibilitam que vários caminhos sejam seguidos após a colação de grau da universidade.
Quer ter uma ideia dessas possibilidades? Olha só: é possível seguir para a pós-graduação, tornar-se especialista na área e até mesmo trabalhar como professor universitário. Outra opção rentável é empreender na área! Mas, caso prefira algo mais estável e de curto prazo, você poderá prestar um concurso público ou até mesmo trabalhar nas melhores empresas do seu setor.

OFERECE UMA CARREIRA FLEXÍVEL

Não é segredo para ninguém que os horários de trabalho, assim como as funções desenvolvidas pela maioria da população, geram estresse e podem até mesmo levar a problemas de saúde, certo? Mas, ao fazer uma faculdade, você diminui esse risco! Atualmente, as pessoas com ensino superior, além de ocuparem cargos mais altos, podem desfrutar de uma carreira flexível, que permite o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Percebeu como o conhecimento e as habilidades que você desenvolve na graduação são importantes para sua vida? Por isso, não há dúvidas de que fazer faculdade é um investimento que ainda vale a pena e traz um retorno muito mais rápido do que você pode imaginar.
Sabendo disso, ingresse em uma instituição de ensino de qualidade, pois é essencial contar com uma boa infraestrutura, corpo docente bem-capacitado e uma grade curricular adequada às demandas do mercado para se formar com excelência.
Além disso, é essencial cursar algo que você realmente goste, ok? Portanto, escolha bem o curso de graduação que tem a ver com você, opte por uma universidade que pode oferecer uma formação de alto nível e comece hoje mesmo a construir o futuro que sempre desejou!