Saiba por que você deve manter uma rotina de estudos em casa

Motivação é algo complicado, não acha? Quando ela falha um pouco, já abre espaço para a preguiça e a procrastinação. Quem se deixa levar por esses hábitos, tem como bons conhecidos o acúmulo de conteúdos para revisar e, às vezes, até a perda de prazos — aquele famoso “deixar para amanhã o que se pode fazer hoje”.
Nesse cenário, uma rotina de estudos surge como sua grande aliada. Seja antes do vestibular, seja durante a graduação, essa é uma boa solução na qual apostar.
Se você ficou interessado na possibilidade de colocar um fim na preguiça para ganhar em produtividade, continue conosco! Neste post, falamos sobre por que manter uma rotina de estudos e como colocá-la, de vez, em prática.

IMPORTÂNCIA DA ROTINA DE ESTUDOS

Você entende que se organizar para realizar as atividades do dia a dia é importante. Mas sabe realmente quais são os benefícios de manter uma rotina de estudos? É o que veremos a partir de agora.

MELHORA A PRODUTIVIDADE

Essa palavra tem sido muito usada nos últimos tempos. Ela nada mais é do que a sua capacidade de produzir com os recursos que tem. Mas repare só no quanto perdemos com as redes sociais, por exemplo. Estudar em casa pode enfrentar esses vilões, como a televisão, os dispositivos móveis e os familiares ou amigos puxando conversa.
Cá entre nós, uma rotina de estudos é um baita recurso de organização. Ao definir horários para as atividades, saberá que tem um tempo a ser cumprido, o que dá mais motivação para produzir melhor. Como terá também as pausas, é possível destiná-las às distrações.

OFERECE MAIOR AUTOCONHECIMENTO

Já se perguntou o que faz com as 24 horas do seu dia? Sabe quais são suas atividades fixas e as esporádicas? Ter essas informações na cabeça nem sempre é uma boa, pois é comum se esquecer de uma ou outra com a correria e o cansaço. É com isso que surgem as perdas de prazo, por exemplo.
Para montar o seu cronograma, como veremos mais adiante, você já ganha de cara uma boa dose de autoconhecimento. Quando ainda usa ferramentas para ajudar, como uma agenda de papel ou online, não corre o risco de deixar algo para trás — um conteúdo a ser estudado ou um trabalho.
Com isso, você conhece também métodos eficientes para seus estudos. Tem gente que aprende melhor resolvendo exercícios, enquanto outras pessoas podem se dar bem com as aulas online pelo YouTube.

EVITA O ACÚMULO DE MATÉRIA

Esse também não será mais um problema com uma rotina de estudos bem montada. Afinal, sem prorrogar as tarefas dia após dia, poderá encaixar prazos dentro do período que tem e dos horários disponíveis para essa finalidade. Estar em dia com as matérias facilita até na hora de revisá-las, sabia?

AUMENTA A CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO

Criar um hábito de estudos funciona para potencializar ainda mais a sua concentração — que é uma das muitas habilidades profissionais esperadas pelo mercado. Assim, seu cérebro se acostuma que aquele horário deve ser destinado aos exercícios ou à leitura de resumos e consegue focar melhor a atividade.

OTIMIZA O TEMPO

Ao saber o que fazer em cada momento, você não perde nem um minuto sequer pensando no que vem em seguida: basta olhar para o seu cronograma e pronto. Com isso, sobra tempo para descansar, praticar esportes, assistir a séries e muito mais.

DICAS PARA MONTAR A ROTINA DE ESTUDOS

Viu só como é importante organizar os seus estudos para ter melhores resultados no aprendizado? Tudo é uma questão de hábito: mesmo que, no começo, pareça difícil encaixar cada atividade, logo você fará tudo em um piscar de olhos.
Agora, você deve estar se perguntando como dar início a essa rotina. Quanto a isso, não se preocupe, pois encontrará boas sugestões a seguir.

TENHA HORÁRIOS DEFINIDOS PARA ESTUDAR

Trabalhar e estudar nem sempre é uma missão muito fácil, não é? Afinal, muitas vezes, o cansaço que aparece depois de um dia lotado de atividades pode se mostrar uma pedra no seu caminho, tirando o ânimo para o aprendizado. Mas nada que a organização não solucione.
O primeiro passo da boa rotina de estudos é saber em quais horários poderá se dedicar às matérias. Basicamente, são seus momentos livres do dia, em que não está no trabalho, em outro compromisso ou dormindo.
Vale considerar até aqueles minutos (ou horas) de deslocamento — conhece os podcasts? São uma opção interessante para aprender, mesmo longe de casa.

ORGANIZE-SE SEMANALMENTE

Tem a lista com os horários disponíveis por dia? Agora, coloque no papel o que isso significa em sua semana. Então, pense estrategicamente em como inserir cada disciplina para o estudo. Se tiver algum período mais produtivo, use-o para conteúdos em que sente dificuldade.
Separe momentos para a prática de exercícios e revisões. Com isso, você reforça o aprendizado e garante que fez mais do que simplesmente decorar conceitos e fórmulas.
Coloque também um tempo para o descanso — importante para minimizar o estresse dos seus dias. Se puder, pratique atividades físicas para oxigenar o cérebro e dar uma disposição extra.

ESTABELEÇA PRIORIDADES

Muitas vezes, o que atrapalha a nossa rotina é aquela indecisão do que fazer primeiro no dia. Com isso, dá para perder bons minutos, que poderiam ser utilizados de forma mais produtiva. Então, conhecer as suas prioridades é essencial para definir o cronograma de estudos e quais conteúdos vêm antes.
Esse entendimento ajuda também diante de imprevistos. Imagine só: você tem sua rotina programada e, de repente, algum amigo ou familiar liga para solucionar uma dúvida urgente. Como vai perder um tempinho com essa demanda, alguma matéria ou parte dela ficará de fora do estudo do dia.

UTILIZE APLICATIVOS

A tecnologia vai muito além dos benefícios das redes sociais para marketing pessoal. Um bom exemplo são os aplicativos dos mais diversos que podem potencializar a sua rotina de estudos.
Tem opção para otimizar o tempo, organizar as tarefas, eliminar as distrações, ampliar a sua produtividade, e assim por diante. São alguns exemplos:
  • Trello;
  • Forest;
  • StayOnTask;
  • Pomicro;
  • Evernote;
  • Google Drive;
  • AppBlock.
Uma rotina de estudos eficiente, como você viu, é personalizada. Mesmo as dicas deste post não são uma receita de bolo que traz o sucesso. Ao adaptá-las para o seu dia a dia, pode ver o que funciona melhor, adequar aos poucos com acertos e erros. Os bons resultados de aprendizado logo virão.
Gostou deste conteúdo? Saiba que o blog está recheado de dicas de estudo e carreira. Para não perder as novidades, siga as nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e Instagram.