Qual meu propósito de carreira? Descubra!

Muito além do lado financeiro, o sucesso profissional está diretamente ligado a aspectos que vão desde o sentimento de realização à nossa qualidade de vida. No entanto, como você pode imaginar, alcançar esse patamar não é algo tão simples assim. São necessárias várias fases que envolvem autoconhecimento, foco e persistência. Se você ainda está na etapa de se perguntar “qual meu propósito de carreira?”, continue por aqui.
Saiba que muita gente se sente desconectado do trabalho, porque ele precisa estar alinhado à sua essência pessoal, ou seja, ao seu propósito. E foi justamente pensando em ajudá-lo a descobrir o seu, que preparamos este post repleto de dicas. Assim, certamente ficará mais fácil trilhar uma caminhada de sucesso! Vamos lá?

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE TER UM PROPÓSITO NA CARREIRA?

Lembra que comentamos sobre o seu propósito estar ligado à sua essência? Pois essa é a mais pura verdade! Ele tem a ver com a pessoa que você é, com suas características e com aquilo que você faz ou deseja.
Além disso, está relacionado ao que lhe traz felicidade e realização.
A partir do momento que entende qual o seu propósito, ele servirá para todos os aspectos da sua vida, inclusive, para a sua carreira profissional. No trabalho, você sentirá satisfação e comprometimento pelo que faz. Sentirá motivação para evoluir, traçar novos objetivos e conquistá-los.
Desempenhará suas funções com excelência e, é claro, será recompensado por isso. Aqui, entra também algo que já citamos antes, como os ganhos financeiros promissores — no entanto, como você sentirá paixão pelo que faz, não levantará todos os dias para trabalhar unicamente em troca deles. Conseguiu entender por que é importante ter um propósito de carreira?

COMO DESCOBRIR ESSE PROPÓSITO?

Bom, agora que você já sabe a importância de ter um propósito de carreira, a dúvida que resta é: como saber qual é o meu? Afinal de contas, não é algo que nós simplesmente descobrimos do dia para a noite. Pelo contrário! Já comentamos que se trata de um processo, lembra?
Por isso mesmo, reunimos abaixo um passo a passo para auxiliá-lo nessa missão. Acompanhe.

CONHEÇA A SI MESMO

O autoconhecimento é um processo que durará por toda a sua vida. Necessário nos mais diferentes âmbitos, já era de se esperar que ele também tivesse tudo a ver com o seu propósito de carreira, não é mesmo?
Quando você descobre mais sobre si, consegue enxergar de forma clara aquilo que deseja.
Por isso, comece a se questionar sobre tudo! Quem sou eu? Estou satisfeito com a minha vida neste momento? Quais são as minhas motivações? O que me faz feliz? O que eu gostaria de fazer em minha carreira?O que eu não gostaria de fazer em minha carreira?
Por meio das respostas, você já conseguirá saber um pouco mais sobre quem é e, tão importante quanto, quais são os seus valores. Assim, é possível traçar uma trajetória que vá ao encontro deles. Isso dará mais firmeza ao seu propósito e o ajudará a alcançá-lo mais facilmente.
Cabe ressaltar que a descoberta do seu propósito de carreira é uma verdadeira viagem. Por isso, aqui, é preciso ir a fundo no autoconhecimento. Comece com perguntas mais simples e não hesite em chegar àquelas mais complexas, que o fazem refletir intensamente!

QUESTIONE-SE SOBRE O QUE ESPERA DO FUTURO

Ter um projeto de vida — ou seja, um conjunto de fatores que dão a ela sentido — faz toda a diferença na busca pelo seu propósito de carreira. Mas o que fazer quando você ainda não tem isso definido? A resposta está, mais uma vez, no autoconhecimento.
O que você se imagina fazendo daqui a 1 ano? Daqui a 5 anos? Daqui a 15 anos? Espera estar ocupando qual cargo? Em que tipo de organização? Desempenhando quais funções? Ter essas respostas em mente o ajudarão a criar objetivos e metas, sobre as quais ainda falaremos por aqui.

TRACE METAS NA PROFISSÃO

Objetivos estão diretamente ligados a metas, e metas são cruciais quando o assunto é propósito de carreira. Isso porque estamos falando em tirar ideias e vontades do pensamento e colocá-las em prática. Em outras palavras, as metas são umas das maiores motivações para todos nós.
Como metas dependem de prazos, você deverá traçar um plano de ação para não se acomodar. Pense em onde quer chegar em sua profissão. Qual cargo quer ocupar, quais habilidades precisará desenvolver (uma segunda língua? Algum programa de computador?), o que necessitará para atingir tal posição (uma graduação?).
No entanto, é importante ressaltar que tais metas devem ser acessíveis. Pense bem, de nada adianta estipular várias e absurdas, sabendo que as chances de cumpri-las são praticamente nulas. Isso somente o deixará frustrado e o desmotivará no seu propósito de carreira.

ESTEJA DISPOSTO A EVOLUIR

De maneira alguma queremos desanimá-lo, mas você certamente já sabe que o mercado de trabalho anda cada vez mais competitivo e exigente, não é mesmo? Por esse motivo, quem quer colocar seus objetivos profissionais em prática e ter um propósito de carreira deve estar sempre disposto a crescer e evoluir.
Não se feche para as novidades. Pelo contrário: ligue o seu radar para elas! Além disso, busque conhecimento de forma contínua. Lembre-se de que os empregadores desejam encontrar pessoas melhor preparadas para suprir as demandas da empresa — e quem não é proativo nesse sentido acaba estando sempre um passo atrás.

ENCONTRE UMA MOTIVAÇÃO

Sem significado, um propósito não é um propósito. Profundo, não é? Mas leve essa afirmação a sério. Quando sabe o que o motiva, o que mais tem valor para você e o que o faz buscar os seus sonhos e objetivos, dá significado ao seu propósito de carreira.
Aqui, o processo de autoconhecimento mais uma vez entra em jogo. Caso não saiba responder na ponta da língua qual é a sua motivação, encontre-a. Questione-se e ouça os seus sentimentos. Ao ter um ou vários motivos, você se dedicará à carreira de modo natural, sem que isso seja uma tarefa árdua e aliada apenas ao cansaço e a problemas.
Essas foram nossas dicas para ajudá-lo a conquistar o que deseja e se sentir realizado na profissão. O melhor de tudo é que já está no caminho certo, pois questionar “qual meu propósito de carreira?” é o primeiro passo para conseguir descobri-lo! Quer motivação melhor do que essa? Agora, basta seguir as sugestões do post e começar um verdadeiro processo de autoconhecimento para chegar aonde pretende.
Por falar em chegar aonde pretende, é comum nos depararmos com mais de uma possibilidade que nos atrai, abrindo o caminho para as dúvidas. Então, aproveite e aprenda como se decidir entre duas ou mais carreiras!