Metodologia Hands On: veja como funciona na prática

Blog - Artigo Metodologia Hands On: veja como funciona na prática Blog - Artigo Metodologia Hands On: veja como funciona na prática
Investir em uma graduação é importante para encontrar melhores oportunidades de emprego e trilhar uma carreira de sucesso. Nesse sentido, escolher uma universidade que propicie um ensino de qualidade faz toda a diferença. Ela precisa ser distinta das existentes no mercado, para transformar o estudante em um profissional também diferenciado. A metodologia Hands On usada pela UVA visa a oferecer esse proveito.
Ela se baseia em métodos ativos de ensino, que têm como objetivo inovar a aprendizagem e aumentar a fixação do conteúdo. O estudante tem uma postura mais ativa e, com isso, maior autonomia e liberdade para formular suas perguntas e encontrar as melhores respostas.
Essa metodologia também faz uso do design thinking, uma abordagem que coloca as pessoas no centro de um problema. Isso faz com que elas analisem o contexto e encontrem soluções criativas e inovadoras.
A metodologia Hands On traz diversos benefícios, muitos deles, considerados soft skills — também chamados de habilidades comportamentais. O ganho de autonomia é um deles, fazendo com que o estudante desenvolva seu senso empreendedor, capacidade fundamental para se dar bem em qualquer carreira a ser escolhida.
Também podemos falar do aumento da criatividade, já que o aluno é estimulado a se fazer perguntas nunca pensadas, para encontrar saídas a cada problema.
Uma das características do nosso projeto maker é incentivar cada equipe a criar um produto final, que pode ser, por exemplo, um protótipo, um produto, uma modelagem, um jogo ou um plano de negócios sustentáveis, a depender do curso em questão. Os temas são relacionados aos Objetivos para Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, mas sem deixar de considerar as peculiaridades de cada curso de graduação.
No infográfico, você encontra um resumo com as principais informações sobre a metodologia Hands On. Confira e compartilhe com seus amigos para que entendam melhor essa forma de aprendizagem!

Infográfico descrevendo as características e benefícios da Metodologia Hands On. São eles: Design Thinking, mais dinamismo, aluno como centro, estímulo da criatividade, mais senso empreendedor e melhor fixação do conteúdo;