Faculdade de Nutrição: o que considerar para escolher uma instituição?

Você pesquisou, fez vários testes vocacionais, pensou bastante e finalmente decidiu: a faculdade de nutrição é a melhor opção para dar os primeiros passos rumo a uma carreira de sucesso. Agora, em meio a tantas opções, você só precisa escolher a melhor instituição de ensino para investir no seu futuro.
Longe de ser uma decisão simples, é neste ponto que os candidatos se deparam com grandes dúvidas sobre como escolher a faculdade certa. E se você está vivendo essa situação no momento, acredite, você não está sozinho.
Para te ajudar, reunimos alguns dos principais quesitos que precisam ser avaliados antes de decidir em qual faculdade cursar sua graduação em nutrição. Acompanhe nosso artigo e tire todas as suas dúvidas antes de dar esse importante passo rumo à realização do seu sonho.

Como escolher a melhor instituição para fazer faculdade de Nutrição?

É normal se sentir perdido quando chega a hora de escolher qual a melhor faculdade para cursar sua graduação, afinal, são muitos os fatores que devem pesar na hora de decidir onde dedicar os próximos quatro, cinco, seis ou mais anos da sua vida ao curso escolhido.
De modo geral, não tem como simplificar esse processo: é preciso pesquisar, compreender quais as vantagens que cada instituição de ensino oferece a você e pesar os prós e os contras de acordo com a sua situação.
Quesitos como distância, valor da mensalidade (se houver), facilidades de ingresso e vestibular são comumente os primeiros a serem avaliados, mas existem alguns itens fundamentais para cursos específicos que precisam ser considerados, tais como:
  • acesso a laboratórios e bibliotecas modernas;
  • investimentos em pesquisa científica;
  • qualidade dos serviços de apoio ao aluno;
  • recursos digitais e ferramentas web;
  • qualidade acadêmica;
  • histórico da instituição;
  • Entre outros.
Tudo isso pode fazer a diferença na hora de construir seu futuro profissional, então a sua decisão precisa ser pautada de acordo com os valores éticos e morais das instituições, além do foco de atuação e as vantagens que ela oferece para determinada área do conhecimento.
Quando falamos do curso de Nutrição, a grade curricular apresenta um bom conteúdo teórico, mas também exige dedicação a atividades práticas e extracurriculares importantes para a formação do profissional.
Neste ponto, avaliar os recursos específicos necessários para ter sucesso no seu curso acaba se tornando um critério de desempate no processo seletivo de algumas instituições. Por isso, confira os principais.

1. Avaliação dos órgãos responsáveis

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizam para consulta geral todo o sistema de avaliação dos cursos e instituições brasileiras.
Separados em 3 notas que determinam a qualidade das universidades, esses são fatores importantes para conhecer a credibilidade da instituição e do curso que ela oferece. São eles:
  • O Conceito Preliminar de Curso (CPC), que determina se aquele curso específico, ministrado naquela universidade, é verdadeiramente bom;
  • O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que diz se a instituição é qualificada e o quanto;
  • E o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o nível de aprendizado dos alunos que se formam naquela faculdade. Lembrando que as notas são de 1 a 5 e consideradas positivas e satisfatórias acima de 3.

2. Infraestrutura

Mais importante que o “status” de uma instituição são os critérios que determinam suas qualificações, como características físicas, os benefícios oferecidos aos alunos ao longo do período letivo e os recursos que valorizam não só o curso como também o seu aprendizado teórico e prático durante a graduação.
Com isso, o espaço físico, as salas de aula, os laboratórios e os ambientes internos e externos de uma instituição precisam ser levados em consideração na hora de escolher em qual delas você vai cursar sua graduação.
Para o curso de Nutrição, de modo geral, as instalações das universidades possuem um padrão básico, e é neste ponto que você precisa conhecer todos os recursos físicos e tecnológicos a fim de verificar se ela oferece:
  • salas de aula claras, arejadas e modernas;
  • laboratórios bem equipados de acordo com as necessidades do curso;
  • bibliotecas físicas e digitais com grande volume de material para estudo;
  • área destinada para estudos individuais ou em grupo;
  • condições de conforto e iluminação das áreas comuns.
Para além dessa infraestrutura, fique atento também aos ambientes com recursos tecnológicos avançados que possam te permitir ter mais experiências profissionais ainda no espaço acadêmico.

3. Corpo Docente

A experiência e qualificação do corpo docente de uma instituição demonstram claramente a preocupação dela em oferecer o melhor para seus alunos. Com isso, é possível saber quem são os professores escolhidos pela faculdade para fazer parte da sua vida acadêmica e ensinar-lhe.
Normalmente, as instituições disponibilizam em seus sites um resumo que reúne boa parte do perfil de cada professor onde é possível conferir quais titulações eles possuem (mestre, doutor, pós-doutor), quais premiações obtiveram e qual sua trajetória profissional.
Dica: busque instituições que possuem um corpo docente formado por pelo menos 70% de mestres e doutores. Assim você tem mais possibilidades de estar em contato com profissionais atuantes e com larga experiência na área.

4. Convênios e parcerias

faculdade de Nutrição exige que o aluno cumpra uma carga horária de disciplinas e estágio supervisionado nas áreas clínica e social. Por isso, é importante saber quais tipos de convênios e parcerias a universidade oferece para você neste sentido.
Por exemplo, boas faculdades possuem uma clínica no campus ou convênio com alguma instituição onde é possível realizar as aulas práticas e facilitar a participação em programas de estágio.

Inserção dos formados no mercado de trabalho

A opinião dos alunos formados naquela instituição e como eles estão inseridos atualmente no mercado de trabalho também são fatores importantes para avaliar a qualidade do ensino.
Saber quais posições de destaque eles ocupam em suas carreiras, se já saíram da universidade empregados e como seu currículo é observado pelas grandes empresas interessadas em contratá-los vão lhe ajudar a compreender como é a imagem da instituição de ensino no mundo profissional.

Diferenciais da UVA para a sua graduação em Nutrição

Como vimos, são muitos os fatores fundamentais para saber se a instituição escolhida possui verdadeira excelência no ensino. Por isso, se você deseja assegurar que terá todas as condições para se tornar um nutricionista de sucesso, venha para a UVA e aproveite os benefícios de cursar a sua graduação em Nutrição conosco.
  • A UVA possui nota máxima (5) no Conceito Institucional (CI) de avaliação do MEC, tanto do ensino presencial quanto do ensino EAD, e nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), o que coloca a instituição entre as dez melhores universidades privadas do país.
  • A instituição incentiva e disponibiliza projetos que trazem a você a possibilidade de empreender e sair melhor preparado para liderar seu próprio negócio, como o projeto Nutri Degusta, que alia o empreendedorismo à nutrição.
  • Acesso a laboratórios modernos, com equipamentos de última geração, para total apoio à criação de projetos dentro da própria universidade.
  • Parceria entre a UVA e a Casa de Dança Carlinho de Jesus, onde os alunos podem se desenvolver amplamente através da participação de estágios na área clínica, que propõe avaliação nutricional dos dançarinos, prescrição de dietas e demais necessidades.
  • Três bibliotecas setoriais que disponibilizam um acervo robusto de livros, folhetos, multimídias e publicações periódicas totalmente integrados por meio de um único sistema de procedimentos técnicos, gestão e controles informatizados.
  • Inserção na mídia que reconhece os alunos e graduados da UVA como referências em suas áreas de atuação.
Para saber mais sobre a graduação em Nutrição da UVA, veja os detalhes do curso clicando aqui.