Faculdade de Nutrição: as novas oportunidades para a profissão no mundo pós-pandemia

Você está prestes a concluir a faculdade de Nutrição, mas está preocupado sobre como será o futuro dessa área no mundo pós-coronavírus? Pois, saiba que não é só você a pensar nisso! Afinal de contas, a pandemia, certamente, mudará o mercado de trabalho e promoverá novas formas de interação social entre os profissionais de saúde e os pacientes.
Portanto, é normal ter dúvidas sobre como isso impactará os nutricionistas, especialmente quando a Agência Nacional de Saúde (ANS) apontou, por meio do último levantamento anual, que de 2017 para 2018 houve um aumento de 4,39% nas consultas com esses profissionais.
Ou seja, essa pesquisa mostra como a alimentação saudável tem sido cada vez mais debatida e buscada pela população e acaba, consequentemente, aumentando a demanda por pessoas formadas nesse ramo. Pensando em tudo isso, preparamos um post para falar sobre o assunto e proporcionar a você um panorama sobre a nutrição. Acompanhe e fique por dentro!

OPORTUNIDADES PARA NUTRICIONISTAS NO MUNDO PÓS-PANDEMIA

Para começar, vamos mostrar algumas das possibilidades de atuação no mundo pós-pandemia para você saber como o nutricionista poderá conquistar mais clientes, ou mesmo, melhores oportunidades de trabalho. Boa parte delas, inclusive, tem a ver com os efeitos diretos da Covid-19 na nossa sociedade. Confira!

CONSULTAS ONLINE

Por conta do distanciamento e do isolamento social que ainda devem perdurar enquanto não são produzidos remédios ou vacinas para combater e eliminar o coronavírus, muitas consultas, avaliações de rotina e acompanhamentos de dietas e mudanças de hábitos alimentares serão realizados virtualmente.
Isto é, os nutricionistas não vão atuar mais apenas em consultórios e clínicas, muitos atenderão de maneira remota sem sair de casa. Assim, dá para proteger não só a si mesmo, mas principalmente garantir a segurança dos pacientes, evitando que eles fiquem expostos a possíveis contaminações pelo vírus.
Com esse tipo de atendimento, o trabalho do nutricionista se tornará ainda mais personalizado, considerando as necessidades de quem procura pelo serviço, a rotina dessas pessoas e os desafios que elas enfrentam em casa para rever e mudar a alimentação que têm.

VAGAS EM HOSPITAIS

Já para quem é nutricionista e não atua de forma autônoma, será possível encontrar cada vez mais oportunidades de trabalho em hospitais. Afinal, infelizmente, ainda haverá pessoas que vão contrair a Covid-19 e precisarão de observação e cuidados paliativos.
Além disso, há os casos de pacientes com outros problemas de saúde que precisam permanecer internados e com a alimentação controlada e regulada diariamente por profissionais da Nutrição, para melhorar a recuperação e o estado clínico deles. Portanto, você poderá atuar em unidades de pronto-atendimento, de hemodiálise, setor de oncologia, maternidades, enfermarias etc.

COMO SE DESTACAR E SE DIFERENCIAR NA ÁREA

É importante pensar em como se destacar e se diferenciar na área. Isso porque a demanda por nutricionistas estará em alta no mundo pós-pandemia, principalmente pelo papel da alimentação na recuperação da Covid-19 e na manutenção de uma boa saúde física e mental da população.
Para completar, tanto as pessoas quanto as instituições de saúde privilegiarão aqueles profissionais com um currículo mais completo e que têm um perfil de autoridade no ramo. Por isso, fique atento às nossas dicas!

PARTICIPAR DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA

A primeira delas é participar de cursos de capacitação a distância. Não só uma pós-graduação, mas também aqueles cursos livres e de extensão que enriquecem o currículo de qualquer profissional. Dessa forma, você não fica dependendo da retomada das aulas presenciais para investir na sua formação.
Dessa forma, você se mantém atualizado sobre a profissão e a área de atuação que escolheu seguir, as novas diretrizes do Conselho Federal de Nutrição (CFN), as perspectivas de trabalho e atendimento nutricional nos próximos anos, as recentes pesquisas sobre alimentos e nutrientes, as últimas publicações científicas sobre a relação da alimentação e da saúde do organismo etc.

AUMENTAR A VISIBILIDADE NA INTERNET

Outra dica útil é aumentar a sua visibilidade na internet com um perfil profissional. Diversas redes sociais podem ser usadas com esse objetivo, como o Instagram, o Facebook, o YouTube e o LinkedIn.
Para tanto, você deve criar conteúdo (vídeos, ilustrações, publicações e/ou até artigos) sobre nutrição e, em especial, o campo que mais você mais gosta e no qual quer atuar (Nutrição em Saúde Coletiva, Pesquisa em Nutrição, Nutrição na Gastronomia, Nutrição no Ambiente Escolar etc.).
Assim, você pode mostrar o seu grau de conhecimento e aprofundamento teórico e prático no segmento, divulgar aspectos da sua formação, promover a sua experiência no mercado de trabalho e o principal: conquistar clientes.
De quebra, você apresenta sugestões que ajudam os usuários a ter um estilo de vida mais saudável e equilibrado e pode se tornar uma futura referência na rede, atraindo a atenção de marcas e empresas para projetos e eventos que alavanquem de vez a sua carreira.

CARACTERÍSTICAS DOS NUTRICIONISTAS DO FUTURO

Nós já falamos sobre as oportunidades para nutricionistas após o fim da pandemia de Covid-19 e, inclusive, sobre como se destacar no ramo da nutrição. Porém, é importante que você também saiba de antemão quais são serão as características mais valorizadas para esses profissionais no futuro, não é verdade? Por isso, reunimos algumas delas. Veja:
  • EMPATIA: conseguir entender a dor do paciente e as dificuldades pelas quais ele passa — por mais distantes que sejam da sua realidade —, se mostrando solidário e pronto para ajudar a alcançar a qualidade de vida que ele quer;
  • CAPACIDADE DE OUVIR: saber escutar o que o outro tem a dizer e se mostrar a disposto a entender os problemas psicológicos, emocionais, estéticos e físicos que o levam a querer mudar os próprios hábitos alimentares;
  • MULTIDISCIPLINARIDADE: ser capaz de atuar em diferentes segmentos da Nutrição (como a Nutrição em Esportes, o Cuidado Nutricional e a Cozinha Experimental), atendendo a pacientes que buscam por dietas alimentares por mais de um motivo.
Como você viu, quem está perto de terminar a faculdade de Nutrição não tem motivo para entrar em pânico em relação ao futuro da área no mercado de trabalho. Longe disso! Afinal, não faltarão oportunidades para você crescer na sua carreira profissional.
Porém, é preciso, sim, estar atento às mudanças que o ramo vai enfrentar graças aos impactos da pandemia no campo da saúde e na sociedade em geral. Assim, você consegue se adaptar com mais facilidade e se reinventar como um nutricionista de sucesso.
Conheça o Projeto Transforma Guia Alimentar produzido por alunos do curso de Nutrição da UVA:
Curtiu o post? Então entre em contato com a gente e saiba mais sobre os detalhes do curso de Nutrição e como você pode diferenciar o seu currículo desde a graduação!