Saiba como eliminar disciplinas e fazer o curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia

  • curso
  • licenciatura
  • pedagogia

Fazer um curso de segunda licenciatura em Pedagogia é uma ótima alternativa para quem pretende adquirir novos conhecimentos e ampliar suas oportunidades de atuação na área da educação. Esse é um ramo com muitas ofertas de emprego e aprendizados essenciais para docentes.
 
É importante saber que existem diferenças na hora de fazer uma nova licenciatura — afinal, algumas matérias podem ser eliminadas. Com isso, fica mais fácil adquirir um título e enriquecer o currículo.
 
Quer saber mais sobre como realizar uma segunda licenciatura na área de Pedagogia e quais os benefícios que isso poderá representar na sua carreira? Continue a leitura e confira!
 
 

O QUE É O CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA?

O curso de segunda licenciatura em Pedagogia é um tipo de graduação direcionado a pessoas que já são licenciadas em outra área. A diferença é que algumas matérias que oferecem as bases para a atuação na área da educação podem ser eliminadas, pois já foram cursadas na primeira formação. Entenda.
 

QUEM PODE FAZER?

Como vimos, esse é um curso específico para quem já tem um diploma de licenciatura. Nesse sentido, estudantes que ainda não concluíram a graduação ou que têm apenas o título de bacharel não podem obter uma segunda licenciatura. Para casos assim, é preciso realizar o curso de Pedagogia na forma tradicional.
 

COMO É O CURSO?

O curso é bem semelhante a uma licenciatura tradicional, mas com carga horária reduzida. A duração dessa graduação depende da equivalência da primeira formação e, caso seja realizada em uma instituição diferente, das distinções entre as matérias.
 
As disciplinas são cursadas da mesma forma que em uma primeira graduação e o diploma também é o mesmo. A vantagem é poder obter um novo título com maior objetividade e em um tempo bem menor.
 
Durante o curso, o aluno estuda sobre as diferentes áreas do conhecimento, como História, Geografia, Matemática, Língua Portuguesa etc. Isso acontece porque nos primeiros anos do ensino fundamental as crianças têm apenas um professor para todas as matérias. Também aprendem sobre o desenvolvimento infantil, as metodologias de ensino, as políticas e os conceitos essenciais da educação.
 
 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA?

Fazer uma segunda licenciatura em Pedagogia pode trazer muitos benefícios pessoais e profissionais. Afinal, essa é uma área que tem muitas oportunidades para impulsionar a carreira e proporciona amplos conhecimentos em educação. Conheça algumas vantagens.
 

PROPORCIONA UMA NOVA ÁREA DE ATUAÇÃO

É comum que professores tenham mais de uma formação para ampliar suas possibilidades de trabalho. Com isso, conseguem organizar melhor os horários, pois têm a oportunidade de escolher como montar a sua rotina.
 
Além disso, o curso de Pedagogia abre oportunidades fora da sala de aula. Alguns exemplos de atuações para esses profissionais, além de lecionar, são:
 

•Supervisão Pedagógica;

•Administração e Coordenação Escolar;

•Planejamento de Projetos Educacionais;

•Pesquisa em Educação;

•Pedagogia Empresarial;

•Pedagogia Hospitalar;

•Produção de Material Pedagógico.

 

AMPLIA OS CONHECIMENTOS EM EDUCAÇÃO

Enquanto as demais licenciaturas têm o foco em especificidades da área, a Pedagogia se dedica a compreender o processo de ensino-aprendizagem de forma aprofundada. Assim, durante esse curso você aprenderá mais sobre o desenvolvimento infantil, a educação de jovens e adultos (EJA), além das políticas educacionais.
 
Por isso, essa é uma ótima graduação para pessoas que são apaixonadas pela educação e querem conhecer a fundo seus conceitos. O curso ajuda também a adquirir novas ferramentas para dar aulas na área da primeira formação.
 

MELHORA O CURRÍCULO

Contar com mais de um diploma de graduação é uma forma de demonstrar em seu currículo a dedicação com a sua carreira. Duas licenciaturas representam a versatilidade e a autoridade do profissional no campo do ensino.
 
Da mesma forma, fazer uma segunda licenciatura atualiza os conhecimentos sobre a educação, o que é muito importante para quem deseja construir uma carreira de sucesso. Com a aprendizagem acumulada nas duas formações, você terá melhores condições de exercer o seu trabalho com excelência e se destacar na área.
 

REGULARIZA A SITUAÇÃO DE PROFESSORES FORA DA SUA ÁREA

Alguns professores podem dar aulas sem ter a formação naquela especialidade. É uma prática comum, mas que pode trazer insegurança no cargo. Em processos de seleção de docentes, esses profissionais tendem a cair na classificação.
 
Com um diploma de Pedagogia, é possível regularizar a situação e ter maiores chances de conseguir e manter os cargos que necessitam de um pedagogo. Dessa forma, a segunda licenciatura pode trazer mais estabilidade para a sua carreira.
 
 

COMO ELIMINAR DISCIPLINAS?

Como destacamos, é possível eliminar algumas disciplinas do novo curso. Para isso, é preciso que elas sejam idênticas ou muito similares, além de terem a mesma carga horária. Dessa forma, é necessário ter em mãos o histórico escolar da primeira licenciatura para que seja feita uma análise do caso.
 
Após ter a matrícula efetivada no curso de Pedagogia, você deve levar o documento até a secretaria ou ao coordenador do curso. Lá serão avaliadas quais são as matérias que podem ser desobrigadas em sua matriz curricular. Dentro do prazo da instituição, elas são liberadas e você só precisa realizar aquelas que são específicas da Pedagogia.
 
Nesse momento, é importante que a instituição seja flexível e ajude a criar uma grade de horários que facilite a vida do estudante. É preciso ter muita atenção para aproveitar as brechas de horários e garantir que a formação aconteça em um tempo reduzido, proporcionando agilidade. Assim, você abre portas para o desenvolvimento profissional em um prazo mais curto.
 
Portanto, o curso de segunda licenciatura em Pedagogia é excelente para quem quer se destacar na área da educação. A formação oferece uma nova habilitação com muitas oportunidades de trabalho e leva conhecimentos importantes para professores de todos os níveis. O ideal é que a sua formação seja feita em uma instituição de ensino moderna e que esteja atenta às demandas do mercado para garantir uma boa preparação.
 
Se você pretende começar uma licenciatura em Pedagogia, precisa conhecer a UVA. Nosso ensino está alinhado às habilidades necessárias para se sobressair no mercado e é destaque nas avaliações do MEC. Saiba mais sobre o nosso curso de Licenciatura em Pedagogia.