Como é o mercado de trabalho em Enfermagem? Conheça as tendências na área

Uma das profissões com mais oportunidades na área de Saúde, a Enfermagem é carreira sob medida para quem deseja ter atuação direta na promoção da saúde humana. Afinal, uma das principais funções do enfermeiro é proteger, recuperar e reabilitar o paciente.
Mas não é só isso. O mercado de trabalho em Enfermagem é vasto e abrange áreas de atuação diversas, como a estética e a saúde do trabalho. Em comum, os profissionais de Enfermagem têm um perfil em que se destacam características como capacidade de trabalhar em equipe, empatia e atenção aos detalhes.
Se você está em dúvida se a graduação em Enfermagem é para você, não se preocupe. Neste post, vamos explicar por que a área é uma boa opção, quais os benefícios de seguir carreira e como é o mercado de trabalho em Enfermagem.
Você também saberá quais são as melhores áreas para atuar e as principais tendências no segmento. Confira!

POR QUE A ÁREA DE ENFERMAGEM É UMA BOA OPÇÃO?

Segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em janeiro de 2021, 2.432.079 profissionais estavam ativos no segmento, entre auxiliares, técnicos, enfermeiros e obstetrizes. Assim como há um bom número de profissionais em atuação, também se observa uma demanda crescente por enfermeiros nas mais diversas áreas.
E isso não é à toa: como os médicos, esses profissionais ficaram ainda mais valorizados com a pandemia do Coronavírus, atuando na linha de frente em hospitais e clínicas, além de serem protagonistas nas campanhas de vacinação.
O salário é outro diferencial. Com a oportunidade de atuar em diversas cidades do Brasil, um enfermeiro tem salário médio de R$ 3.419,46 para 38 horas semanais de trabalho. O valor pode chegar a R$ 6.471,11, dependendo do porte da empresa e da qualificação do profissional.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE SEGUIR UMA CARREIRA EM ENFERMAGEM?

  • A alta demanda, o salário competitivo e a oportunidade de crescimento profissional tornam a Enfermagem uma profissão promissora. Há também alguns outros benefícios, entre eles:
  • a Enfermagem é considerada uma atividade essencial, sobrevivendo mesmo às crises econômicas;
  • há a possibilidade de atuar em áreas diversas, não apenas em hospitais;
  • a demanda por profissionais qualificados é constante;
  • há vagas não só em grandes centros, mas também em cidades de menor porte.

COMO É O MERCADO DE TRABALHO?

O mercado de trabalho para Enfermagem é considerável. O enfermeiro pode atuar em praticamente toda a área hospitalar, em instituições de saúde, clínicas e, até mesmo, no acompanhamento domiciliar dos pacientes. Também é possível trabalhar para planos de saúde, laboratórios e na administração pública.
Entre as principais atividades executadas pelo profissional com graduação em Enfermagem estão a assistência a pacientes internados, com coleta de amostras para exames e administração de medicamentos. Em um hospital, o enfermeiro também deve aplicar curativos e executar possíveis tratamentos.
Cargo com alta demanda no mercado de trabalho no Brasil e no mundo, especialmente a partir de 2020, o enfermeiro tem empregabilidade em destaque. Mas, para conseguir uma boa posição e se destacar na carreira, cada vez mais os estabelecimentos que demandam esse profissional exigem qualificação. Ou seja, é importante fazer uma graduação na área e, em seguida, se especializar.

QUAIS SÃO AS MELHORES ÁREAS?

A Enfermagem conta com algumas áreas de atuação promissoras, inclusive para profissionais recém-formados. Entre elas estão Enfermagem Geral, Enfermagem Obstétrica, Enfermagem do Trabalho, Enfermagem Geriátrica e Enfermagem Estética e Dermatológica. Saiba mais sobre cada uma delas.

ENFERMAGEM GERAL

O enfermeiro geral tem como uma das principais atribuições fazer a gestão da equipe de auxiliares e técnicos de Enfermagem no atendimento a pacientes em um hospital. Deve, ainda, fazer
o monitoramento da qualidade de equipamentos e medicamentos, além de garantir que estão dentro da validade.
Quem atua na Enfermagem Geral também é responsável, muitas vezes, por orientar pacientes nos cuidados que devem ter após a alta na instituição de saúde.

ENFERMAGEM OBSTÉTRICA

O enfermeiro especializado em Obstetrícia oferece assistência a mulheres antes, durante e depois do parto. Cuida do acompanhamento pré-natal da gestante, apoia na realização de exames e auxilia o médico durante o parto e após todo o processo.

ENFERMAGEM DO TRABALHO

Outra especialização promissora para enfermeiros é a Enfermagem do Trabalho. Esse profissional atua em empresas de diferentes portes e segmentos, prestando atendimento ambulatorial para os colaboradores.
É também da sua responsabilidade o apoio na elaboração de programas ligados à saúde e ao bem-estar na empresa, assim como orientar em relação a primeiros socorros.

ENFERMAGEM GERIÁTRICA

É uma especialização voltada para o atendimento a idosos em casas de repouso, hospitais ou, até mesmo, por home care.

ENFERMAGEM ESTÉTICA E DERMATOLÓGICA

O enfermeiro especializado em Estética e Dermatologia é aliado essencial de médicos dermatologistas, com cada vez mais espaço no mercado. Pode atuar em clínicas de estética, SPAs e outros estabelecimentos voltados para a área da beleza e bem-estar.

QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS PARA A ÁREA DE ENFERMAGEM?

A área da Enfermagem apresenta diversas tendências. Detalhamos as principais a seguir.

HOME CARE

Com o envelhecimento da população, é cada vez maior a demanda pelo serviço de home care. Na prática, consiste em realizar o tratamento de pacientes em casa, seja após uma alta do hospital, para pacientes que têm doenças crônicas ou para pessoas com idade avançada.

MAIOR USO DA TECNOLOGIA

Uma tendência à qual o profissional de Enfermagem deve ter atenção é o maior uso da tecnologia na área da Saúde. Consulta a distância e aplicativos que auxiliam no tratamento de doenças crônicas são inovações muito próximas de se tornarem comuns no dia a dia do enfermeiro.
Nesse sentido, é importante se qualificar e se preparar para usar ao máximo os recursos tecnológicos sem perder uma das principais características da profissão, que é uma habilidade profissional muito valorizada: a humanização.

AMPLIAÇÃO DAS ESPECIALIZAÇÕES

Uma tendência do mercado de Enfermagem é a necessidade de se especializar cada vez mais. Por isso, investir em um plano de estudos que vá além da graduação é um passo importante. O ideal é experimentar diferentes áreas dentro da Enfermagem para, assim, apostar na que tiver maior identificação ou oferecer melhores oportunidades.
O mercado de trabalho para Enfermagem é vasto e está aquecido. A crescente valorização dos profissionais de Saúde é um impulso a mais para quem pensa em seguir carreira na área e fazer parte de uma das profissões com alta demanda atualmente.
Acha que este conteúdo sobre mercado de trabalho em Enfermagem pode ser útil para alguém? Então compartilhe nas suas redes sociais!