UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > UVA realizará XIV Semana de Iniciação Científica e I Seminário de Pesquisa

UVA realizará XIV Semana de Iniciação Científica e I Seminário de Pesquisa

04 de dezembro de 2017

Cerca de 400 projetos serão avaliados durante o PIC UVA

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) inicia amanhã, dia 5, as atividades da XIV Semana de Iniciação Científica e do I Seminário de Pesquisa. Pela primeira vez o PIC UVA será descentralizado, ou seja, as apresentações dos banners acontecerão nos campi onde os alunos estudam. Sendo assim, o evento será realizado nos seguintes dias: terça-feira, dia 5, na Barra, quarta-feira, dia 6, em Cabo Frio e na quinta-feira, dia 7, na Tijuca. O fechamento da XIV Semana de Iniciação Científica será na sexta-feira, dia 8, no auditório do campus Tijuca.

Outra mudança na programação é que as avaliações foram divididas de acordo com a área de conhecimento dos estudantes. Com isso os alunos de Saúde se apresentam na parte da manhã, os de Humanas à tarde e os de Exatas à noite. Cristiano Bertolossi, diretor do Núcleo de Pesquisa, revela mais novidades da edição desse ano. “A partir de agora serão premiados os dois melhores trabalhos por curso de cada campus. Os vencedores receberão um certificado de menção honrosa, que agregará valor ao seu currículo lattes”, destaca.

Esse, aliás, é um dos temas que os 30 minicursos que serão ofertados no I Seminário de Pesquisa: o preparo, a construção e a atualização do currículo lattes. Segundo Bertolossi, os assuntos tratados nos cursos estão ligados aos grupos de pesquisa da universidade. Primeiros socorros e emergência pediátrica estão entre os temas que serão discutidos em sala de aula. Além disso, estão previstas apresentações de monografias, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e projetos de pesquisas de alunos da pós-graduação.

“Nosso objetivo com a realização do I Seminário de Pesquisa é difundir entre os estudantes o que é uma pesquisa e como fazê-la. Tivemos um retorno muito positivo por parte dos alunos na hora da inscrição nos minicursos, o que mostra a empolgação deles na busca por capacitação”, ressalta. Para o diretor, o PIC UVA remodelado é a ‘cereja do bolo’ na comemoração dos 45 anos da Veiga. E como um presente de aniversário, Bertolossi adianta duas novidades preparadas para o fechamento do evento: a inauguração da Liga Acadêmica de Pesquisa e a abertura de inscrição para a XV Semana de Iniciação Científica.

O diretor explica que a Liga Acadêmica tem como função a capacitação dos alunos em relação à conteúdo de pesquisas. “Eles aprenderão como se produz um TCC, como o transformar em pesquisa e como montar um projeto de extensão. Será um lugar de empoderamento do estudante que permitirá que ele aplique o que aprendeu dentro e fora dos muros da UVA”, explica. Os interessados em participar da próxima edição do PIC UVA podem fazer a inscrição até o final de fevereiro no primeiro andar da Casa 3 da Vila.

As avaliações

A XIV Semana de Iniciação Científica se modernizou. Pela primeira vez as avaliações serão feitas de forma online. A entrega dos certificados de participação também migrou para a plataforma digital. Apenas o de menção honrosa será entregue impresso por se tratar de um certificado especial.

Bertolossi explica que os professores da comissão avaliadora terão acesso a um link onde poderão atribuir as notas dos projetos dos alunos. Essa comissão será formada por docentes da UVA e também de outras instituições de ensino superior. Cada um ficará responsável por avaliar de cinco a dez projetos por turno.

O diretor explica que a descentralização do PIC UVA permitiu que os vencedores sejam conhecidos no mesmo dia da apresentação. “No momento em que os avaliadores colocam as notas na planilha, já sabemos os projetos que estão nas primeiras colocações. Isso nos permite fazer a premiação no mesmo dia. Faremos assim nas unidades Barra e Cabo Frio”, destaca. Os vencedores do campus Tijuca serão conhecidos na sexta-feira (8), dia do fechamento do PIC UVA, por ser uma tradição do evento.


Texto produzido por Gabriel Brum, estagiário da Comunicação Institucional