UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > UVA promove segunda edição da Biosemana

UVA promove segunda edição da Biosemana

27 de março de 2018

Produzido pelo curso de Ciências Biológicas, evento contou com trabalhos acadêmicos, palestras e minicursos

A segunda edição da Biosemana UVA aconteceu na semana passada e o tema debatido foi ‘’Da biogênese ao desconhecido’’. O evento fez uma viagem no tempo pelo mundo da Ciência para levar o espectador da origem da vida até um futuro ainda desconhecido. O objetivo foi responder perguntas fundamentais como: De onde viemos? Como vivemos? Para onde vamos?.

Ao longo da semana, foram apresentados trabalhos acadêmicos, além de minicursos  integrais e noturnos. A primeira palestra foi ministrada por Fernando Fernandez, da UFRJ, com o tema “A dança cósmica de Shiva: contigência e evolução no ritmo da vida’’. O primeiro dia do evento foi todo voltado para a evolução, criacionismo, ou seja, o surgimento da vida.

O segundo dia foi aberto com a palestra de Marco Rocha, da Universidade Veiga de Almeida, com a palestra ‘’Evolução das plantas a partir do seu metabolismo secundário’’.  O terceiro e o quarto dias contaram com palestrantes da Fiocruz, Uerj, Projeto Ilhas do Rio e do Instituto Mar Adentro.

Encerrando o ciclo de palestras do evento, o professor da UVA,  Alexandre Alencar, apresentou na última sexta-feira (23) o painel  ‘’Mudanças climáticas globais: adaptações biológicas face a um novo clima’’. Ao final da palestra, Alencar convidou os espectadores para conhecerem o projeto ‘’Café com Ciência’’, voltado para os o corpo estudantil de Biologia, que conta com seminários de abordagem científica, para discutir assuntos de interesses nacional e internacional. Os encontros ocorrem semanalmente na sala A206 do campus Tijuca, às terças- feiras, de 14h às 15h.

*Texto produzido por Mariana Bahia, do Laboratório de Comunicação Corporativa, campus Tijuca