UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > UVA promove campanha contra o tabagismo

UVA promove campanha contra o tabagismo

13 de setembro de 2017

Curso de Enfermagem aponta os riscos do uso do cigarro

O Dia Nacional do Combate ao Tabagismo, comemorado em 29 de agosto, foi o marco para o início de uma campanha alertando alunos, professores e colaboradores da Universidade Veiga de Almeida (UVA) sobre os malefícios do cigarro ao corpo humano, promovida pelo curso de Enfermagem. Cartazes e folders foram espalhados pelo campus Tijuca, alertando sobre riscos do tabagismo. Segundo pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a idade média de experimentação de tabaco entre os jovens brasileiros é de 16 anos.

O professor de Enfermagem Paulo Machado explica que apesar da maioria das pessoas acharem que só há perigo para câncer de pulmão, os elementos químicos presentes no cigarro podem provocar diversos problemas de saúde, como hipertensão arterial e complicações cardiovasculares, além do câncer de boca, mama, colo de útero e próstata. E até quem não fuma, mas está próximo do fumante corre risco “Os que não fumam, tem três vezes mais risco de adoecer do que quem é o tabagista ativo. Porque como ele fuma e tem o filtro, todas aquelas substancias químicas nocivas são filtradas. Já os fumantes passivos, inspiram a fumaça que está saindo sem o filtro”, destaca.

Apesar do número de fumantes ter diminuído 34,4% nos últimos anos, de acordo com a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), o tabaco ainda ocupa o segundo lugar no ranking de drogas mais experimentadas no Brasil. E para buscar a motivação dos alunos que se tornaram usuários, os estudantes de Enfermagem penduraram um cartaz em frente ao laboratório do curso, com a Por que você fuma?. A maioria das respostas estão relacionadas à influência de amizades e de se encaixar em algum grupo social.

Um dos cartazes explica que após vinte minutos sem fumar o coração tem melhor funcionamento e em até nove meses o pulmão fica limpo, além de voltar a ter um paladar e olfato mais sensíveis. Entre os benefícios de parar de fumar ainda estão pele mais saudável num prazo de cinco anos e redução da chances de infarto.

*Texto produzido por Helena Grillo Miranda, do Laboratório de Comunicação Corporativa