UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > UVA oferece serviço jurídico gratuito

UVA oferece serviço jurídico gratuito

12 de abril de 2018

NPJ apoia pessoas de baixa renda que precisam de consultoria e ajuizamento

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) oferece atendimento jurídico gratuito nos campi Tijuca, Barra e Cabo Frio para a população de baixa renda. O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) disponibiliza consultoria e ajuizamento, além de acompanhar e mediar ações judiciais, nas áreas de Direito Penal, Cível, Trabalhista e Familiar.

Os cidadãos que possuem dúvidas com relação aos seus direitos e não sabem qual órgão procurar, chegam na UVA em busca de esclarecimentos, com a finalidade de encontrar um parecer técnico para seus imbróglios judiciais. “Sob prestação de serviço dos estagiários do curso de Direito e supervisão de advogados-orientadores, o NPJ promove um valoroso papel social, pois cria uma ponte de intercâmbio entre os mais necessitados e a justiça”, ressalta a coordenadora do núcleo de Cabo Frio, Renata Granha.

De acordo com o professor Soniárlei Vieira Leite, que coordena o NPJ do campus Barra, o projeto atende a diversas localidades daquela região como, Cidade de Deus, Rio das Pedras e Curicica. “Temos mais de uma centena de processos judiciais em curso e há um projeto de expansão do núcleo no campus, para que o atual espaço se transforme em um Núcleo de Primeiro Atendimento, no qual será desenvolvido um convênio com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon”, destaca.

A professora Rosemary Faria, que coordena o NPJ do campus Tijuca, explica que, em muitas das vezes, as pessoas buscam primeiramente uma orientação. “Primeiro, os cidadãos vêm aqui à procura de informações e depois são marcados os dias e os horários para que possamos atendê-los”, explica Rosemary, complementando que o atendimento no campus só é disponibilizado mediante à comprovação de baixa renda.

Serviço

Para quem deseja atendimento, os núcleos funcionam de segunda à sexta-feira, nos seguintes horários:            

Campus Tijuca, das 9h às 21h
Campus Barra, das 10h às 17h30
Campus Cabo Frio, das 13h às 18h


*Texto produzido por Leonardo Marques, do Laboratório de Comunicação Corporativa, campus Tijuca