UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > UVA na Comunidade leva serviços à rede municipal de ensino

UVA na Comunidade leva serviços à rede municipal de ensino

20 de abril de 2017

Atividades serão incluídas no calendário escolar deste ano

Uma parceria entre a Universidade Veiga de Almeida (UVA) e a Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio proporcionará à comunidade estudantil da cidade uma série de serviços e atividades que serão desenvolvidos por universitários, sob a supervisão de professores. O projeto UVA na Comunidade ocorrerá dentro das unidades de ensino, abrangendo as famílias e moradores próximos. A parceria foi comunicada pela secretária municipal de Educação, Laura Barreto, aos diretores da rede de ensino nesta quinta-feira, 20, durante reunião realizada no auditório principal da universidade.

A diretora acadêmica do campus Cabo Frio, Luciana Pinheiro, destacou a importância da parceria. “Poder atuar junto à comunidade faz parte dos pilares de formação de qualquer área. Essa parceria reforça o compromisso da UVA com o ambiente onde está inserida”, destaca. Para a secretária de Educação, a comunidade é a maior beneficiada dessa parceria, que possibilitará a realização de projetos em diversas áreas, contemplando professores, alunos e a comunidade local.

Uma reunião de trabalho para definir a operacionalização do projeto acontecerá no próximo dia 28, às 10h, no campus Cabo Frio. As atividades de campo serão coordenadas pelos professores Eulália Santos de Farias e Filipe Borges e serão incluídas no calendário escolar deste ano da rede municipal de ensino.

Atividades físicas, recreativas e culturais, orientação em áreas como saúde, garantia de direitos, empreendedorismo e finanças pessoais, apoio psicológico e oficinas estão previstos na proposta. As ações visam estimular o sentimento de solidariedade e discutir valores éticos e de cidadania, por meio de atividades complementares às práticas realizadas em sala de aula. Em contrapartida, os universitários terão oportunidades para realizar estágios e, ainda, a possibilidade de desenvolver produções científicas, como projetos de pesquisa, artigos e trabalhos de conclusão de curso.