UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > UVA inaugura LabIdeias no campus Cabo Frio

UVA inaugura LabIdeias no campus Cabo Frio

13 de dezembro de 2017

Espaço já proporcionou o desenvolvimento de dois projetos

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) inaugurou o LabIdeias, laboratório que promove a criatividade e inovação, no campus Cabo Frio. Além do espaço, a Veiga ofereceu kits com componentes eletrônicos e a plataforma Arduino aos alunos do Ciclo Básico de Engenharia, que desenvolveram dois projetos automatizados.

Um dos projetos apresentados foi a ponte levadiça elaborada com materiais recicláveis e um sensor de proximidade. “A ponte é movida pelos motores e chegamos a utilizar LED no semáforo, pois quando a ponte levanta fica vermelha e quando abaixa fica verde”, conta Mariani Bastos, do 4° período, de Engenharia Ambiental.

Já a persiana digital é um projeto controlado por um motor, que abre e fecha as abas através de um programa desenvolvido na linguagem C (programação). “Conseguimos solucionar problemas, como o hardware, que envolve a parte física da estrutura e em apenas um mês executamos todo o trabalho”, comemora o aluno Moises Guimarães, do 4° período, de Engenharia de Produção.

Os trabalhos fazem parte da disciplina Algoritmos, que dividiu a turma em equipes para a realização dos projetos. “Foi surpreendente a forma como os alunos abraçaram a ideia e se dedicaram. Ouvi inclusive relatos dos estudantes de que estar no projeto fez com que eles consolidassem conhecimentos importantes da área”, ressalta o professor de Engenharia, Rodrigo Sena.

A diretora acadêmica do campus Cabo Frio, Luciana Pinheiro, destaca que a participação dos alunos no LabIdeias foi fundamental durante este processo de construção. “Foi uma satisfação enorme, pois eles se empenharam bastante para que tudo estivesse pronto ainda nesse semestre”, ressalta ela, que também esteve presente na apresentação dos estudantes.

*Texto produzido por Carlos Brito, estagiário da Comunicação Institucional

fotos da galeria