UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Semana Jurídica da UVA recebe o jornalista Daniel Brunet

Semana Jurídica da UVA recebe o jornalista Daniel Brunet

03 de maio de 2018

Repórter falou com os alunos sobre o Plantão Judiciário do TJRJ

O jornalista Daniel Brunet, do jornal O Globo, participou na última sexta-feira (27) da Semana Jurídica da Universidade Veiga de Almeida (UVA), no campus Tijuca. Brunet exibiu o documentário “Plantão Judiciário” e conversou com os alunos sobre o atual serviço prestado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

O Plantão Judiciário é uma iniciativa do TJRJ e funciona 24 horas por dia com o objetivo de proporcionar ao cidadão atendimentos emergências voltados à saúde. O documentário, que recebeu o mesmo nome do serviço, foi gravado em uma madrugada e retratou a história de três pessoas que sofreram em unidades de saúde públicas e privadas antes de encontrarem o apoio judicial.

Após apresentar o curta, Brunet destacou que poucas pessoas conhecem o serviço público oferecido pelo TJRJ e, por isso, aceitou o convite de falar sobre o assunto na UVA. “Esses alunos serão futuros advogados, juízes, promotores, que estarão decidindo questões pertinentes. Logo, acho fundamental desde a formação acadêmica eles entenderem a importância deste serviço para não correr o risco de serem frios em suas decisões”, destaca.

A coordenadora do curso de Direito, Leonora Oliven, afirma que o documentário além de ter transbordado emoções, trouxe uma reflexão para os alunos. “É o nosso papel saber como contribuir para a sociedade. Devemos olhar para o próximo com empatia, pois não dá para dizer que a falta de acessibilidade não nos afeta”, destaca.

No fim do evento, Brunet convidou os alunos para participarem de um debate que acontecerá no dia 11 de junho, às 19h, no Museu da Justiça, localizado no Centro do Rio. O documentário já foi exibido em três comunidades do Rio de Janeiro: Pavão-Pavãozinho, Jacarezinho e Manguinhos.

*Texto produzido por Carlos Brito, estagiário da Comunicação Institucional

fotos da galeria