UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Semana de Enfermagem oferece programação diversificada

Semana de Enfermagem oferece programação diversificada

17 de maio de 2017

Doação de sangue, imunização e palestras marcam o evento em homenagem ao Dia do Enfermeiro

Em homenagem ao Dia do Enfermeiro, comemorado no dia 12 de maio, a Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, promove a Semana de Enfermagem, com uma série de atividades voltadas à comunidade acadêmica. Doação de sangue, palestras e imunização do corpo docente contra a influenza marcam a programação, que tem como tema “Boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática”.

A coordenadora do curso, professora Priscila Pradonoff, destaca que as discussões sempre abordam as práticas do profissional enfermeiro nas diversas áreas de trabalho e a meta é o compartilhar de experiências com profissionais já consagrados. “A graduação traz uma formação generalista.  O contato com profissionais especialistas contribui para direcionar os graduandos para as diferentes possibilidades do mercado de trabalho”, ressalta a coordenadora.

A palestra de abertura, na terça-feira (16) contou com a presença da secretária municipal de Saúde de Silva Jardim, enfermeira Teresa Abraão, que falou sobre o protocolo de enfermagem. A enfermagem dermatológica, um novo segmento para os profissionais, será apresentada pela enfermeira Mara Blanck nesta quarta-feira, às 18h30, no auditório principal. Uma roda de conversa sobre saúde mental encerra o ciclo de debates na quinta-feira, 18, às 8h30, com a presença da psicóloga Daniele Procópio e das enfermeiras Misslene Silvestre e Ivete de Souza. O evento oferece cinco horas de atividades complementares por turno.

Atividades práticas

O corpo docente da Universidade recebeu imunização contra o vírus da Influenza nesta quarta-feira (17). As vacinas foram aplicadas por estudantes da disciplina Gerenciamento de Enfermagem na Rede Básica de Saúde, ministrada pela professora Lúcia Catarina Canela. Nesta campanha, professores das redes pública e particular de ensino passaram a ser contemplados pelo Ministério da Saúde como grupo prioritário. As doses foram aplicadas em parceria com a secretaria municipal de Saúde de Cabo Frio.

Nos dias 18 e 19, alunos do primeiro período visitam o Hemolagos com o objetivo de fazer a doação voluntária de sangue. A atividade faz parte da programação de recepção aos calouros e ocorre a cada semestre, contribuindo de maneira efetiva para o aumento do estoque da unidade, que atende aos municípios da Região dos Lagos.
Na última sexta-feira (12), sob a coordenação do professor Leonardo Pereira, alunos da disciplina Emergência em Atendimento Pré-hospitalar realizaram uma atividade prática na Estrada das Perynas, simulando um atendimento às vítimas de acidente de trânsito.

fotos da galeria