UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Psicologia em debate

Psicologia em debate

25 de agosto de 2017

Semana dedica ao curso estimula os alunos a praticarem a teoria

O curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA) promove a XXI Semana de Psicologia UVA, o XII Encontro do Mestrado em Psicanálise e o V Encontro do Doutorado em Psicanálise a partir do dia 28 nos campis Tijuca, Barra e Cabo Frio. Os eventos, que são uma homenagem ao Dia do Psicólogo, reúnem estudantes, professores, profissionais da área e interessados no assunto para debater e aprimorar seus conhecimentos dentro deste mercado. A semana contará com palestras, workshops, filmes, lançamento de livros e conferência internacional.

O evento, que é realizado anualmente, terá duração de seis dias e abordará temas como neurose, psicose e reversão, além de debates sobre outros assuntos da psicanálise. A coordenadora do curso de Psicologia, Cristina Caldas, fala sobre a importância destes eventos para os alunos. “A gente traz palestras e profissionais de fora para enriquecer o aprendizado e não ficar apenas com o conteúdo de sala de aula, é uma complementação acadêmica”, explica.

Os alunos do curso também se envolveram junto à coordenação para a organização do evento. É o caso de Renata Westin, aluna do 8º período, que conta como foi a experiência. “Achei interessante o envolvimento dos estudantes tanto na mediação quanto no processo de decisões sobre a semana”. Ansiosa para a realização do evento, Renata fala sobre a importância do evento. “A gente interage mais, pois tem contato com profissionais que estão no mercado e isso amplia nosso conhecimento”.

Aluna do 6º período de Psicologia, Priscila Najnudel, participar da sessão sobre Arteterapia. “A Semana de Psicologia vem nos enriquecer como seres humanos independente do curso que você esteja fazendo”, destaca. “Vamos abrir a mente para uma abordagem que estes profissionais vivenciam nas suas rotinas, experiências e situações que nem imaginamos passar”, complementa.

No último dia, os alunos poderão participar de uma conferência internacional com profissionais da área: a psicanalista argentina Patricia Gherovici, cofundadora e diretora do Philadelphia Lacan Group, e Mirta La Tessa, psicanalista e membro da Escuela de Psicoanalisis de los Foros del Campo Lacaniano. Além de adquirir conhecimento, os alunos que participarem do evento vão ganhar cinco horas de atividades complementares (AC).


* Texto produzido por Nailson Ribeiro, da Agência UVA, campus Barra