UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Profissão de designer de interiores é regulamentada

Profissão de designer de interiores é regulamentada

03 de janeiro de 2017

Direitos vão proporcionar diversos benefícios aos profissionais da área

Para atender as necessidades do mercado de trabalho, diversas profissões estão conquistando cada vez mais espaço, como a de designer de interiores. Seguindo este avanço, foi assinado um projeto de lei que regulamenta a profissão, garantindo mais direitos aos profissionais da área.

Com a regulamentação, os designers terão salário mínimo profissional, conselho de classe, entre outros benefícios. Para a coordenadora de Design de Interiores da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Beatriz Chimenti, as mudanças vão melhorar a eficácia e a qualidade dos projetos. “A regulamentação consolida e reconhece o papel do designer de interiores, que estuda e recebe o diploma para exercer a profissão que escolheu exercer”, destaca.

A novidade também garantirá a distinção da função exercida, ou seja, garantirá as diferenças entre o trabalho exercido pelo designer de interiores, arquiteto e engenheiro civil. “A concorrência nesta área é bastante acirrada e a regulamentação da profissão passa a dar um respaldo maior ao designer de interiores que antes, apesar de formado, trabalhava sem qualquer reconhecimento legal, dando espaço para preconceitos. Agora cada uma tem a sua função detalhada na elaboração de em um projeto”, ressalta Beatriz.

Para suprir o mercado com profissionais qualificados, a Veiga oferece o curso de Design de Interiores desde 2006 no campus Barra Marapendi. Em 2009, o curso também passou a ser oferecido no campus Tijuca.

Veja abaixo as principais diferenças entre um designer de interiores, arquiteto e engenheiro civil:

Arquiteto: Responsável pelo projeto; projeta a construção; elabora o projeto

Engenheiro Civil: Responsável pela obra; projeta a estrutura; elabora o cálculo

Designer de Interiores: Responsável pela área interna; projeta o interior; elabora a redistribuição interna (projeto de móveis, revestimentos, paredes, teto, etc.)


Marcelo Barra
Estagiário - Comunicação Institucional

fotos da galeria